Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo substituir placa-mãe AMD defeituosa ou migrar para a plataforma Intel?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, possuo uma b450m steel legend (Ryzen 5 3600) e de uns tempos pra ca venho sofrendo problemas com umidade, oxidação etc. Toda vez que eu ia ligar o pc em um dia mais frio ele não dava sinal de vida, apenas com o uso do secador pra baixar a umidade que ele ligava. Pois bem, estou em um impasse pois ontem, mesmo a placa ligando ela não startou o sistema, meu pc fica com os fans acelerados (geralmente faz isso e dps desacelera antes de ligar) e simplesmente não inicia, fica travado nisso. Estou decidindo se continuo na AMD ou se migro pra Intel de vez. Após algumas pesquisas constatei que é um problema mt visto nas b450 pra baixo, e vi inúmeras reclamações sobre placa-mãe de usuários de AMD. Eu gosto muito da AMD pelo custo dos processadores, sao muito bons (eu ia fazer up pra um r5 5600x) e fortes, porém, me chateia muito essa questão das placa-mãe.

A dúvida é, eu andei pesquisando muito e to muito indeciso noque fazer, compro uma B550a Rog strix (ja q minha b450m ta com problema) e um Ryzen 5 5600x ou migro pra intel (queria dicas de processadores nivel r5 5600x). O grande mal que vejo na intel são os preços muito altos mas nunca vi ninguem reclamando sobre umidade com intel, ate aqui na minha região (fortaleza CE).

Desde já grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esse problema não acontece só nas placas da amd mas acontece também nas placas da intel. Já peguei duas H110 e já vi relatos de placas Z390 com esse problema também.

 

Esse problema vem ocorrendo devido a umidade nos cristais de clock da placa-mãe e com isso caso esteja com 60% de umidade o sensor não deixa o computador iniciar. Para solicionar o problema é preciso limpar os cristais de clock com alcool isopropiloco, passar um pouco de WD40 neles e deixar secar.

 

Na minha opinião foi um lote defeituoso de placas fabricadas de 2017 à 2020 tanto é que se você for olhar as placa-mãe mais novas elas já não estão mais vindo com esses cristais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...