Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com uma duvida cruel, gostaria de saber a longo prazo qual seria melhor para a placa-mãe, deixar o computador deitado ou em pé utilizando um Air cooler?

Eu uso Watercooler, então deixo o pc em pé, porém devido ao novo processador, vou precisar usar um noctua NH-D15, ai eu queria saber se dá pra usar o pc em pé ou necessariamente tenho que deixar ele deitado pra não forçar a placa ou algo do tipo.
Antigamente as placas não eram tão resistentes, Mas atualmente não sei como estão.
tem uns 8 anos que uso WC, não sei nada do air cooler.
OBS: o Pc vai ficar parado, não sai do lugar e no máximo abro a tampa pra ligar um HD na porta SATA, mas não preciso mexer na estrutura em cima.

Postado

Macho, acredito que seria irrelevante. Pode ser que altere a temperatura mais nada alarmante. Eu uso aircooller e mexo muito no meu pc, deixo em pé, deitado, e a temperatura não altera em nada que seja de se notar.

Mais é só um relato de experiencia própria. Não sou um expert.

Postado

@bob_lino Estamos falando de um cpu cooler de 1.3kg, vendo assim é algo bem pesado pra se manter na vertical, sendo preso por apenas 4 parafusos... Mas não há problema algum em manter isso, me lembro de um estudo que a teclab fez referente a isso, caso queira procurar... Mas pela vaga memória que tenho sobre essa época, não houve alterações em relação à placa-mãe com o peso do cpu cooler. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, bob_lino disse:

gostaria de saber a longo prazo qual seria melhor para a placa-mãe, deixar o computador deitado ou em pé utilizando um Air cooler?

Bom dia, para não ter nenhum tipo de informação incompleta, é melhor você dizer a configuração completa pretendida, inclusive o modelo exato do gabinete.

A princípio, pensando em praticidade, se não tiver problemas de espaço e local bem arejado para o gabinete, é melhor deixar deitado, caso seja em cima da mesa, pois o acesso é bem mais fácil.

Já teve casos antigamente onde foi aberta esse tipo de discussão sobre o peso, devido á possível flexão da placa-mãe, mas desde que bem presa em todos os pontos de fixação as MB modernas não tem mais esse problema.

Antes da compra é bom analisar a melhor solução, porque inclusive já existem modelos concorrentes com a Noctua que tem qualidade similar .

E deve se preocupar com o fluxo de ar no gabinete devido á potencia bem mais alta desses FAN desse modelo de Cooler.

Postado

1644758910716.thumb.jpg.cc83ad7a79fc8684bbda12780f8b79b1.jpg

@PedraX É essa que uso no forum atualizado.

To com i9 11900kf batendo 95 graus com qualquer jogo medio/pesado, testei 4 WC aqui, todos bateram 95/100, WC de 3 conto mesma coisa. E descobri que só esse Noctua segura essa ogiva nuclear.

Uso uma Z590, 32gb ram, monitor UW49 ASUS, , periféricos usb (fone e mouse alienware, teclado brahma pro), tive que tirar o nobreak de 1200VA, porque quando entrava no jogo, ele começava a apitar, não aguentando a energia puxada.

Resumindo, eu vou usar esse noctua nh-us12, só queria saber se aguenta em pé ou deitado, se for ter que por o PC deitado, ai preciso reestruturar o quarto.

1644758910716.jpg

@PedraX o gabinete tem 9 FANs, 4 em cima, 3 de 140mm na frente, 1 embaixo de 120mm, , 1 no WC fazendo o fluxo entrar na frente e sair no fundo e acima. nunca tive problema com temp. meu i7 9700k que ta pra venda, rodava a 60 graus em 100% de uso. Só esse i9 que tá complicando as coisas.

E ainda tem 2 fans de 80mm na porta da placa de vídeo.

1644758910515.jpg

1644758910528.jpg

1644758910557.jpg

Postado
1 minuto atrás, bob_lino disse:

eu vou usar esse noctua nh-us12, só queria saber se aguenta em pé ou deitado, se for ter que por o PC deitado, ai preciso reestruturar o quarto.

Ok, mas é o que eu falei, deitado é mais fácil o manuseio, mas para ter certeza, só sabendo o modelo do gabinete, pois a descrição "Sentei" é bem genérico, já que eles tem muitos modelos. Na verdade, se der mais detalhes, como a temperatura média da região, modelo do gabinete, quantidade, modelo e localização dos FAN, assim como o direcionamento do fluxo de ar, aí sim dá para opinar sobre esse aquecimento aí.

PS: é impressão, ou tem uma parede aí do lado direito? E parece que o gabinete está bem perto da parede ao fundo. É um ambiente fechado? Tudo isso contribui para não haver troca de calor de forma apropriada, a menos que use um ar condicionado aí nesse ambiente.

A rigor, a TDP da CPU=125, mais a VGA=290W, mais uns 50W nos etc, isso exige um grande volume de ar a ser trocado.

Postado

@PedraX Boa noite, eu levei o pc pra testar todos os equipamentos na loja. Resumindo:
Minha fonte é muito antiga, ela está oscilando energia, ela segura o i7 9700k, mas não é recomendada nem de longe para esse i9. O i9 em teste, oscila de 125W até 293W, fiz teste de bancada com ele, e minha fonte não está conseguindo mandar muita energia pra ele, em consequencia, ele esquenta bem mais. Teste uma fonte de 800W gold e tive redução de uns 8 graus(em vez de bater 96, ficou na casa dos 88). 
O gabinete fica a 45cm da parede da esquerda e 35cm do fundo, não é questão de ventilação, com todas as configs que já usei, o processador não passa de 60 graus em 100% de tortura. 
Meu gabinete é sentei GS-6400 primeira geração de 2010, só a frente que muda desse da foto, o restante interno é igual.
eu investi bem em ventilação e refrigeração. Uso 2 coolers Pure Wings 2 80cm na porta da placa de vídeo, reduziu 20 graus só na placa de vídeo, uso 3 cooler em cima de 120mm akasa pra extração de ar, 2 140mm na frente para entrada de ar, e mais 1 de 120mm na frente em cima para entrada de ar. fora o Watercooler no fundo do gabinete para saida de ar. 
Eu descobri um cara aqui na minha cidade que tem o i9 de 12000 com o Noctua, eu fui lá hj ver na casa dele, e realmente o noctua é monstro, manteve a temperatura na casa dos 60 graus, como ele usa ar condicionado na sala do pc que é peuqena, as vezes mantinha em 55 a 18 graus do ar.
Resumindo é isso.
Provável solução:
Comprei um nobreak de 2200VA, uma fonte de 800W gold e o Noctua, irão chegar dia 10 no máximo. 
Vendi minha fonte, meu i7 e a placa-mãe antiga B360M aorus.
Agora é esperar chegar o restante dos equip e montar. 
Obrigado pelas dicas!
O nobreak eu preciso porque hospedo alguns aplicações em casa.

GS_6400.jpg

@gildesio Entendi, mas eu queria saber em questão do peso do Air cooler na placa-mãe? sakas?
eu trabalho com manutenção também, mas iria deixar o gabinete em pé, eu tava com receio de ele com o tempo(daqui 1, 2 anos), começar a entortar a placa-mãe, algo assim, entende?
como o colega acima falou que o cooler é pesado, vou até pesqiusar o que ele recomendou pra ver. porque sernão vou ter que mudar a arquitetura inteira do quarto só pra deixar esse gabinete deitado, meu monitor tem 1,40 de largura, não cabe na mesa moço.

6 minutos atrás, bob_lino disse:

@PedraX Boa noite, eu levei o pc pra testar todos os equipamentos na loja. Resumindo:
Minha fonte é muito antiga, ela está oscilando energia, ela segura o i7 9700k, mas não é recomendada nem de longe para esse i9. O i9 em teste, oscila de 125W até 293W, fiz teste de bancada com ele, e minha fonte não está conseguindo mandar muita energia pra ele, em consequencia, ele esquenta bem mais. Teste uma fonte de 800W gold e tive redução de uns 8 graus(em vez de bater 96, ficou na casa dos 88). 
O gabinete fica a 45cm da parede da esquerda e 35cm do fundo, não é questão de ventilação, com todas as configs que já usei, o processador não passa de 60 graus em 100% de tortura. 
Meu gabinete é sentei GS-6400 primeira geração de 2010, só a frente que muda desse da foto, o restante interno é igual.
eu investi bem em ventilação e refrigeração. Uso 2 coolers Pure Wings 2 80cm na porta da placa de vídeo, reduziu 20 graus só na placa de vídeo, uso 3 cooler em cima de 120mm akasa pra extração de ar, 2 140mm na frente para entrada de ar, e mais 1 de 120mm na frente em cima para entrada de ar. fora o Watercooler no fundo do gabinete para saida de ar. 
Eu descobri um cara aqui na minha cidade que tem o i9 de 12000 com o Noctua, eu fui lá hj ver na casa dele, e realmente o noctua é monstro, manteve a temperatura na casa dos 60 graus, como ele usa ar condicionado na sala do pc que é peuqena, as vezes mantinha em 55 a 18 graus do ar.
Resumindo é isso.
Provável solução:
Comprei um nobreak de 2200VA, uma fonte de 800W gold e o Noctua, irão chegar dia 10 no máximo. 
Vendi minha fonte, meu i7 e a placa-mãe antiga B360M aorus.
Agora é esperar chegar o restante dos equip e montar. 
Obrigado pelas dicas!
O nobreak eu preciso porque hospedo alguns aplicações em casa.

GS_6400.jpg

@gildesio Entendi, mas eu queria saber em questão do peso do Air cooler na placa-mãe? sakas?
eu trabalho com manutenção também, mas iria deixar o gabinete em pé, eu tava com receio de ele com o tempo(daqui 1, 2 anos), começar a entortar a placa-mãe, algo assim, entende?
como o colega acima falou que o cooler é pesado, vou até pesqiusar o que ele recomendou pra ver. porque sernão vou ter que mudar a arquitetura inteira do quarto só pra deixar esse gabinete deitado, meu monitor tem 1,40 de largura, não cabe na mesa moço.

1,19 de largura.

@gustavoomt Vou pesquisar teclab ai pra ver esse estudo. 
meu receio é só se vai trincar ou entortar a placa-mãe, se não aontecer nada, deixo em pé mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...