Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos. Venho aqui relatar uma situação que aconteceu comigo a mais ou menos 1 semana e meia. Estava em casa com a minha namorada, o computador ligado normalmente, eu desliguei o computador e algumas horas depois tentei o ligar para usar.

O que acontece que este não ligou mais. Fiz todo tipo de teste diferente, tentei ligar ele sem ram, sem processador, sem a bateria, tirei a bateria e tentei ligar, tirei todos os componentes e em nenhuma situação, ele deu sinal de que iria ligar.

Desmontei o computador, limpei todos os componentes, troquei a pasta térmica do processador e da placa de vídeo. Ainda assim, quando montei não obtive resultados.

Acontece que achei inicialmente que o problema era na fonte, eu desmontei a fonte, dentro da mesma, havia uma vespa de mais ou menos 2cm, a retirei, limpei os circuitos, e fechei novamente, e nada de funcionar.

Tem uma observação interessante, quando o processador está na placa-mãe, o led da placa-mãe liga (aquele led laranja da ASUS B450m gamming/BR), porém, quando eu conecto a placa-mãe à fonte sem o processador, o led da placa-mãe não liga e os componentes Bluetooth ligam, são estes, um adaptador wifi que tem um led azul, e o mouse, que tem alguns leds também.

A fonte mandei para a casa de um amigo, que testou no computador dele e funcionou, agora falta eu levar os outros componentes para testá-los. Não os levei ainda porque é na cidade vizinha e eu não tenho dinheiro agora para ir, alguém poderia me ajudar a entender o que pode ser o problema para que eu tente resolver sem necessariamente levar os componentes até a casa do meu amigo?

Meu setup é este:

placa-mãe: ASUS B450m Gamming/BR
Processador: Ryzen 5 3400g
Ram: Hyper Fury 8GB e Ryzen Evo Potenza 8GB
Placa de vídeo: GTX 1050Ti 

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 03/05/2022 às 13:11, malta_dw disse:

Boa tarde a todos. Venho aqui relatar uma situação que aconteceu comigo a mais ou menos 1 semana e meia. Estava em casa com a minha namorada, o computador ligado normalmente, eu desliguei o computador e algumas horas depois tentei o ligar para usar.

O que acontece que este não ligou mais. Fiz todo tipo de teste diferente, tentei ligar ele sem ram, sem processador, sem a bateria, tirei a bateria e tentei ligar, tirei todos os componentes e em nenhuma situação, ele deu sinal de que iria ligar.

Desmontei o computador, limpei todos os componentes, troquei a pasta térmica do processador e da placa de vídeo. Ainda assim, quando montei não obtive resultados.

Acontece que achei inicialmente que o problema era na fonte, eu desmontei a fonte, dentro da mesma, havia uma vespa de mais ou menos 2cm, a retirei, limpei os circuitos, e fechei novamente, e nada de funcionar.

Tem uma observação interessante, quando o processador está na placa-mãe, o led da placa-mãe liga (aquele led laranja da ASUS B450m gamming/BR), porém, quando eu conecto a placa-mãe à fonte sem o processador, o led da placa-mãe não liga e os componentes Bluetooth ligam, são estes, um adaptador wifi que tem um led azul, e o mouse, que tem alguns leds também.

A fonte mandei para a casa de um amigo, que testou no computador dele e funcionou, agora falta eu levar os outros componentes para testá-los. Não os levei ainda porque é na cidade vizinha e eu não tenho dinheiro agora para ir, alguém poderia me ajudar a entender o que pode ser o problema para que eu tente resolver sem necessariamente levar os componentes até a casa do meu amigo?

Meu setup é este:

placa-mãe: ASUS B450m Gamming/BR
Processador: Ryzen 5 3400g
Ram: Hyper Fury 8GB e Ryzen Evo Potenza 8GB
Placa de vídeo: GTX 1050Ti 

Se só deseja saber a solução, pule para o segundo parágrafo.

Para resumir muito o problema era umidade. O problema era a placa-mãe que tem cristais de oscilação e aparentemente, quando a umidade do ambiente sobe, esses cristais operam de forma inadequada, o que impede muitas vezes a placa-mãe de ligar. Quem estiver pensando em comprar alguma placa-mãe para soquet am4, pesquise se a placa-mãe desejada tem cristais de oscilação. Se você mora em lugar frio ou muito úmido, evite os cristais de oscilação.

Eu comprei Álcool isopropílico,Limpa Contato e CorrosionX para limpar o computador. Limpei toda a placa-mãe, processador e outros componentes com o álcool isopropílico e esfregando com uma escova de dente. Passei limpa contato em toda a placa, depois limpei novamente com o álcool. Não funcionou. Então usei o corrosionX apenas nas áreas onde ficam os cristais. Passei novamente o álcool para tirar o excesso do CorrosionX e em seguida levei para um banho no sol, dentro de 40 minutos no sol consegui fazer a placa inicializar normalmente e agora estou aqui escrevendo diretamente do computador!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!