Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso trocar minha fonte pra 3060 Ti?


Posts recomendados

Como podem ver no meu usuário meu PC tem uma fonte de 500W.

 

Quero pegar uma RTX 3060 Ti e estou na dúvida se preciso fazer o upgrade. 

Pelos cálculos que eu fiz daria uns 429W o PC com ela. E vendo no site da Nvidia ela diz que pede uma fonte de 600W com um i9-10900K que é um processador de 125W.

 

O que vocês acham?

Não tenho intenções de trocar mais nada nesse PC a curto prazo, talvez só mais um HD ou SSD maior. Mas até lá posso pensar em melhorar a fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@floxx recomendo bastante que faça a troca, não é nem pela potência, mas sim pelo tipo de fonte, os modelos da EVGA são bem meia boca. Sua configuração com RTX 3060 Ti não vai consumir nem 300W, esses sites de cálculo aí sempre jogam uma margem em cima e não deixam claro. O problema das placas RTX 3000 é que elas costumam ter vários picos de energia durante o funcionamento que pode acabar até desermando a fonte se você usar uma bem justa para a configuração, ou se a fonte já não estiver indo muito bem (com muito tempo de uso, ou se for de menor qualidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2022 às 23:41, Pepse disse:

Se quiser trocar, é recomendado.

De preferência uma do segmento High-End (XPG Core Reactor, Super Flower Leadex III, Corsair RMX...).

Nossa, essas fontes são caras, não achei que ia precisar gastar tanto em fonte. O que essas fontes high-end entregam a mais do que uma fonte mais barata?

 

Em 04/05/2022 às 01:26, GuilhermeGB disse:

@floxx recomendo bastante que faça a troca, não é nem pela potência, mas sim pelo tipo de fonte, os modelos da EVGA são bem meia boca. Sua configuração com RTX 3060 Ti não vai consumir nem 300W, esses sites de cálculo aí sempre jogam uma margem em cima e não deixam claro. O problema das placas RTX 3000 é que elas costumam ter vários picos de energia durante o funcionamento que pode acabar até desermando a fonte se você usar uma bem justa para a configuração, ou se a fonte já não estiver indo muito bem (com muito tempo de uso, ou se for de menor qualidade).

Você tem alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@floxx o mínimo do mínimo para usar com essa placa aí é uma XPG Pylon 550W ou Corsair CX550, por exemplo, mas ainda são fontes intermediárias. O bom mesmo é se puder investir num XPG Core Reactor 650W, é uma fonte com 10 anos de garantia e qualidade de construção interna um nível acima, ficará bem tranquilo com relação a fonte.

 

O que uma fonte high-end entrega de diferente é maior confiabilidade, maior segurança e maior eficiência (menos desperdício de energia). Fontes baratas servem apenas para computadores baratos, um PC com RTX 3060 Ti não é um computador barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 05/05/2022 às 11:54, GuilhermeGB disse:

Sim, só muda que é de 750W. Na hora que enviei o link a de 650W estava R$600, agora subiu o valor.

https://www.bringit.com.br/fonte-gamer-para-pc-corsair-cx650f-650w-RGB-atx-80-plus-bronze-modular-preto-cp-9020217-na-fp452-001.html?gclid=Cj0KCQiAm5ycBhCXARIsAPldzoW2gRs20xL95UL45CW7Gj5Nz6OWmHIuNENWNKLuJG8LV7m3r89TQdkaAv1-EALw_wcB

 

essa fonte seria bom com um RTX 3060 ti?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Estava vendo a da xpg core reactor, mas achei um pouco cara, essa parece ser interessante, ela vai aguentar suave então? 
porque eu estou saindo de gamemax gm500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@RafaelKs23 A linha RM-X da Corsair é equivalente a Core Reactor da XPG, então é melhor aproveitar esse preço da RM550X, pois ela costuma custar bem mais caro.

Mas agr q eu vi q ela é de 550w, queria uma de 650w

17 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@RafaelKs23 A linha RM-X da Corsair é equivalente a Core Reactor da XPG, então é melhor aproveitar esse preço da RM550X, pois ela costuma custar bem mais caro.

https://www.kabum.com.br/produto/371175/fonte-corsair-tx-series-650w-80-plus-gold-modular-cp-9020132-na
 

achei essa agr 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelKs23 potência não tudo, 550W atende perfeitamente uma configuração com RTX 3060 Ti e a fonte fornece maior durabilidade que qualquer outro modelo na faixa de preço. Não é que a CX650F seja uma fonte ruim, só não vejo razão para compra-la quando tem opção melhor na mesma faixa de preço.

 

Obs: A CX650F é uma intermediária com 5 anos de garantia pela Corsair, a TX550M é uma high-end com 10 anos de garantia pela Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@RafaelKs23 potência não tudo, 550W atende perfeitamente uma configuração com RTX 3060 Ti e a fonte fornece maior durabilidade que qualquer outro modelo na faixa de preço. Não é que a CX650F seja uma fonte ruim, só não vejo razão para compra-la quando tem opção melhor na mesma faixa de preço.

 

Obs: A CX650F é uma intermediária com 5 anos de garantia pela Corsair, a TX550M é uma high-end com 10 anos de garantia pela Corsair.

Sobre a potência, eu tenho um i58400, placa-mãe ASUS tuf h310, e agr com uma 3060ti, deve consumir mais ou menos uns 400w,

https://www.kabum.com.br/produto/371175/fonte-corsair-tx-series-650w-80-plus-gold-modular-cp-9020132-na
e tem essa também, ou você acha q n vale gastar todo esse valor? E pegar a 550w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RafaelKs23 disse:

Sobre a potência, eu tenho um i58400, placa-mãe ASUS tuf h310, e agr com uma 3060ti, deve consumir mais ou menos uns 400w

Não, 400W vai ser de pico, o consumo normal em jogos vai ser abaixo dos 300W.

4 minutos atrás, RafaelKs23 disse:

https://www.kabum.com.br/produto/371175/fonte-corsair-tx-series-650w-80-plus-gold-modular-cp-9020132-na
e tem essa também, ou você acha q n vale gastar todo esse valor? E pegar a 550w

Eu ia te sugerir essa também, mas achei que não iria querer pagar mais caro do que os R$450. A linha TX-M está entre a linha CX-F e a RM-X, mas também é considerada como uma fonte high-end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não, 400W vai ser de pico, o consumo normal em jogos vai ser abaixo dos 300W.

Eu ia te sugerir essa também, mas achei que não iria querer pagar mais caro do que os R$450. A linha TX-M está entre a linha CX-F e a RM-X, mas também é considerada como uma fonte high-end.

A 550 q você me mandou é RM-X também, então vale mais a 650 né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@RafaelKs23 a linha RM-X é melhor que a linha TX-M, mas não está tão acima como está da CX-F.

Corsair tem muito modelo kkkkk, tô entre essas duas agr, você falou q a de 550w já dá certo, mas aí tem 650w, será q essa 550w terá uma folga boa?

30F0B2E7-CB1F-4886-97E5-580C8547BA61.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelKs23 você pode verificar em vários reviews que o consumo médio de uma RTX 3060 Ti é de 200W, o restante do seu sistema raramente vai consumir 100W ou mais que isso. No review do Guru 3D eles recomendam uma fonte de 500W para um sistema mediano com RTX 3060 Ti.

 

Citação

GeForce RTX 3060 Ti - On your average system we recommend a 500 Watt power supply unit.

GeForce RTX 3070 - On your average system we recommend a 550 Watt power supply unit.

GeForce RTX 3080 - On your average system we recommend a 650 Watt power supply unit.

GeForce RTX 3090 - On your average system we recommend a 750 Watt power supply unit.

 

https://www.guru3d.com/articles-pages/GeForce-RTX-3060-ti-founder-edition-review,6.html

 

Vou deixar esse gráfico deles aqui também que mostra o consumo de pico de cada placa:

 

index.php?ct=articles&action=file&id=671

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@RafaelKs23 você pode verificar em vários reviews que o consumo médio de uma RTX 3060 Ti é de 200W, o restante do seu sistema raramente vai consumir 100W ou mais que isso. No review do Guru 3D eles recomendam uma fonte de 500W para um sistema mediano com RTX 3060 Ti.

 

 

https://www.guru3d.com/articles-pages/GeForce-RTX-3060-ti-founder-edition-review,6.html

Vou deixar esse gráfico deles aqui também:

 

index.php?ct=articles&action=file&id=671

Uma fonte de 500w aguenta, mas meu medo é a marca da minha fonte kkkkk, se la fosse uma corsair ou outra marca melhor eu nem trocaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RafaelKs23 disse:

Uma fonte de 500w aguenta, mas meu medo é a marca da minha fonte kkkkk, se la fosse uma corsair ou outra marca melhor eu nem trocaria

O motivo pelo qual você precisa trocar sua fonte não é por ser de baixa potência é por ser de baixíssima qualidade mesmo. Poderia ser até de 700W que eu não recomendaria você usar com uma placa desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O motivo pelo qual você precisa trocar sua fonte não é por ser de baixa potência é por ser de baixíssima qualidade mesmo. Poderia ser até de 700W que eu não recomendaria você usar com uma placa desse tipo.

Alguns falam q ela cumpri o que promete, mas n deixa de ser baixa qualidade, talvez eu iria de rm 650x, q já vai ficar com bastante folga e será uma marca boa de fonte, e para futuros upgrades 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RafaelKs23 disse:

Alguns falam q ela cumpri o que promete, mas n deixa de ser baixa qualidade, talvez eu iria de rm 550x, q já vai ficar com bastante folga e será uma marca boa de fonte 

Muita gente acha que cumprir a potência prometida é suficiente, mas existem diversos outros fatores que pouca gente dá atenção, como por exemplo, a confiabilidade e qualidade da construção interna e dos componentes eletrônicos utilizados, níveis de ruído e regulação das tensões de saída com níveis diferentes de distribuição de carga, como a fonte responde a picos de consumo da placa de vídeo ou processador, etc.

 

Os projetos de baixa qualidade não visam esse tipo de coisa, o que eles visam realmente é apenas cumprir com o mínimo pelo menos enquanto a fonte está nova, que se dane como vai estar daqui alguns meses ou anos. O objetivo de uma fonte num "PC Gamer" é entregar confiabilidade e segurança também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Muita gente acha que cumprir a potência prometida é suficiente, mas existem diversos outros fatores que pouca gente dá atenção, como por exemplo, a confiabilidade e qualidade da construção interna e dos componentes eletrônicos utilizados, níveis de ruído e regulação das tensões de saída com níveis diferentes de distribuição de carga, como a fonte responde a picos de consumo da placa de vídeo ou processador, etc.

 

Os projetos de baixa qualidade não visam esse tipo de coisa, o que eles visam realmente é apenas cumprir com o mínimo pelo menos enquanto a fonte está nova, que se dane como vai estar daqui alguns meses ou anos. O objetivo de uma fonte num "PC Gamer" é entregar confiabilidade e segurança também.

É melhor gastar 500 reais agr na fonte, doq gastar em outros componentes mais caros, no caso dessa minha fonte, pra ela dar um

problema é rapidinho kkkkk

6 minutos atrás, RafaelKs23 disse:

É melhor gastar 500 reais agr na fonte, doq gastar em outros componentes mais caros, no caso dessa minha fonte, pra ela dar um

problema é rapidinho kkkkk

Mais para frente quero pegar um i512600k ou outro processador para acompanhar a 3060 ti, você acha q um processador desse nível com uma placa-mãe também, a fonte 550w aguentaria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Muita gente acha que cumprir a potência prometida é suficiente, mas existem diversos outros fatores que pouca gente dá atenção, como por exemplo, a confiabilidade e qualidade da construção interna e dos componentes eletrônicos utilizados, níveis de ruído e regulação das tensões de saída com níveis diferentes de distribuição de carga, como a fonte responde a picos de consumo da placa de vídeo ou processador, etc.

 

Os projetos de baixa qualidade não visam esse tipo de coisa, o que eles visam realmente é apenas cumprir com o mínimo pelo menos enquanto a fonte está nova, que se dane como vai estar daqui alguns meses ou anos. O objetivo de uma fonte num "PC Gamer" é entregar confiabilidade e segurança também.

Acabei de pegar a rm 650 x, espero ter feito uma escolha boa 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...