Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, boa noite!
Tenho um notebook ASUS 4Gb, porém ele demora demais pra inicializar, sendo que não tem praticamente nada instalado, só o Office e o Edge.

No menu de programas da inicialização só tem um programa: Windows Security Notification Icon
Acontece o seguinte na inicialização, ele passa pelo logo da ASUS e cai em uma tela toda preta (com mouse visível), demora alguns longos minutos e cai na tela da senha do windows.
- Ja passei o Sfc /Scannow
- Chsdsk
E mesmo assim demora um século pra iniciar... Alguém tem alguma ideia do que está ocasionando isso?

Queria ver se tem solução antes de formatar.

O notebook é novo, tô bem frustado prq me falaram que essa marca era boa.
Se deixei de passar alguma informação, foi mal.

obrigado!

Postado

Bom dia!

Cara, podem ser muitas coisas. O fato da tela preta não é significativo, pois alguins notebooks são assim mesmo. O meu fica em tela preta, mas apenas por algums segundos, sem "rodinha" do Windows.

Você já viu se a inicialização rápida está habilitada em Opções de Energia?

Você já viu se a inicialização rápida está habilitada na BIOS?

Você mantém algum pendrive ou cartão de memória plugado?

Tem bastante espaço livre na partição do Windows?

Alterou alguma configuração do sistema, tipo paginação ou hibernação?

Mude as Opções no Explorador para exibir arquivos do sistema e veja o tamanho dos arquivos pagefile.sys, hiberfil.sys e quanto tem de RAM.

Postado

@Catelan boa tarde!

Muito obrigado pelo seu retorno!

Eu cronometrei aqui e durou 1:10 na tela preta até chegar na tela logon do windows. Isso é angustiante porque eu sempre penso que deu problema na inicialização.

Quanto as perguntas:

Você já viu se a inicialização rápida está habilitada em Opções de Energia? Sim! Habilitada!

Você já viu se a inicialização rápida está habilitada na BIOS? Na BIOS não consegui ver, a BIOS dele é diferente, não achei.

Você mantém algum pendrive ou cartão de memória plugado? Não! Nada!

Tem bastante espaço livre na partição do Windows? 380 GB livres na unica partição, a

Alterou alguma configuração do sistema, tipo paginação ou hibernação? Não! porém foi formatado uma vez pelo antigo dono. Não consegui checkar isso por não saber como. Tem como me orientar?

Mude as Opções no Explorador para exibir arquivos do sistema e veja o tamanho dos arquivos pagefile.sys, hiberfil.sys: 

pagefile.sys : 4.194.304 kb

hiberfil.sys: 1.621.792 kb

Quanto tem de RAM: Ele tem 4GB de Ram

Agradeço mais uma vez!

Postado

@efesto Essa paginação (pagefile) está errada e talvez resolva.

Botão direito sobre Iniciar > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Avançado... mude a memória virtual para Gerenciar automaticamente. Reinicie o computador.

Postado

@Catelan Fiz!
infelizmente não funcionou, eu percebi até uma certa piora no tempo de inicialização.

Na verdade o problema pra mim é essa tela preta sem nenhuma identificação, dura mais de um minuto de suspense.

Postado

Bora tentar algumas possibilidades:

1) Isso já foi melhor antes? Se sim, quando notou a piora?

2) O serviço SysMain está habilitado? Se sim, desabilite e reinicie.

3) Já fez limpeza de disco completa (com arquivos do sistema) e otimização?

4) Que disco você tem?

5) Qual o processador (com detalhes)?

6) Mande um print do Gerenciamento de Disco em tela cheia (porque tem nego que manda muito pequeno e não aparece tudo, rsrs).

Postado

@Catelan  obrigado pela sua ajuda, vamos lá!

1) Isso já foi melhor antes? Se sim, quando notou a piora? Eu acho que sim porque duvido que ele saia de fábrica assim, creio que foi depois da formatação que a menina dona dele fez antes de mim.

2) O serviço SysMain está habilitado? Se sim, desabilite e reinicie. Fiz, piorou! aí eu voltei para AUTO

3) Já fez limpeza de disco completa (com arquivos do sistema) e otimização? Eu fiz SFC /SCANNOW e chkdsk 😄 /f /r 

4) Que disco você tem? Desculpe eu não entendi...

5) Qual o processador (com detalhes)?

https://imgur.com/UBuWVsU

6) Mande um print do Gerenciamento de Disco em tela cheia: 

https://imgur.com/u2FIGFe

Postado
28 minutos atrás, efesto disse:

@Catelan  obrigado pela sua ajuda, vamos lá!

1) Isso já foi melhor antes? Se sim, quando notou a piora? Eu acho que sim porque duvido que ele saia de fábrica assim, creio que foi depois da formatação que a menina dona dele fez antes de mim. Talvez então o caso seja uma reinstalação, mas vamos aos outros ítens antes.

2) O serviço SysMain está habilitado? Se sim, desabilite e reinicie. Fiz, piorou! aí eu voltei para AUTO Esvazie a pasta \Windows\Prefetch e reinicie o computador.

3) Já fez limpeza de disco completa (com arquivos do sistema) e otimização? Eu fiz SFC /SCANNOW e chkdsk 😄 /f /r A limpeza seria limpeza mesmo (incluindo arquivos do sistema), com a otimização. Apesar de você ter pouco espaço ocupado no disco, ajuda.

4) Que disco você tem? Desculpe eu não entendi...Já vi no print, é um HD. O Windows 10 já não gosta muito de HD, principalmente se for 5400 RPM.

5) Qual o processador (com detalhes)? Coincidentemente é o mesmo que tenho no meu simples Multilaser, com os mesmos 4 GB de RAM, mas com SSD o desempenho é muito bom. Inicia em 20 e poucos segundos, mas o seu sempre será mais lento com HD.

https://imgur.com/UBuWVsU

6) Mande um print do Gerenciamento de Disco em tela cheia: 

https://imgur.com/u2FIGFe

Eu estava esquecendo um detalhe importante: Inicialização Rápida habilitada no Windows e na BIOS.

Postado
5 minutos atrás, efesto disse:

Entendi,

Bom pelo visto então não tem jeito mesmo 

Mas já fez o que sugeri por último?

Postado

O resto, cara, Prefetch, limpeza completa, otimização. Se quer evitar reinstalação esgote as alternativas antes.

Postado

Bom, era isso. Pense numa formatação, mal nunca faz. Verifique o tempo de boot antes de instalar qualquer coisa e procure não deixar fazer atualizações. Logo de cara entre no Windows Update e suspenda.

Postado

Cara, se o desempenho te agrada, ignore a tela preta. Como eu já disse no começo há notebooks assim, como o meu também.

Postado

@efesto prezado, passei aqui pra me redimir de uma informação errada, quando eu disse que tenho o mesmo processador no meu note. Infelizmente não dá pra comparar, pois o meu tem o dobro do desempenho do seu. Portanto, isso associado ao HD, como eu já disse, não permitem mesmo algo melhor, sinto.

Sem título.png

Postado

@Catelan Tranquilo,

Eu acho que tenha algo errado. O fabricante não entregaria um produto com uma tela escura de um minuto entre o logo da ASUS e o logon no windows. Isso não é normal. Mas agradeço sua atenção, colaboração e paciência. Bom final de semana 

Postado
20 horas atrás, efesto disse:

@Catelan Tranquilo,

Eu acho que tenha algo errado. O fabricante não entregaria um produto com uma tela escura de um minuto entre o logo da ASUS e o logon no windows. Isso não é normal. Mas agradeço sua atenção, colaboração e paciência. Bom final de semana 

Ora, reinstala então e veja se melhora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!