Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Como proteger contra leitura no nodeMCU ESP8266 ?


Posts recomendados

Colegas, 

 

No PIC basta pôr o PROTECT no código. No arduino, no caso no atmega329P standalone gravando com AVRDUDE ou similar basta configurar corretamente o fuse block. Mas e no NodeMCU ESP8266 ?

Como fazer para que se alguém tentar ler o código, receber um código todo 'borrado' inútil ?

 

OBS: Estou programando/gravando o nodeMCU pela IDE do Arduino

 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletron1791 ,

 

No PIC e nos Arduinos mais antigos ( AVRs) , se alguém quiser gastar cerca de US$ 600 para algumas empresas especializadas na China, eles conseguem copiar o firmware, não importa o que você faça....

 

Existe um truque no Atmega328 que permite você obter um identificador único de hardware para cada CI, o que permite você fazer uma proteção razoável porque você pode conferir esse numero no seu programa.

 

Já nos ESP8266 desconheço se existem empresas que podem abrir ....

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bisão1976 ,

 

Quando o microcontrolador possui um número único gravado no hardware, a simples cópia do programa não serve para nada, SE o programador fizer a leitura desse código no programa para verificar se é o mesmo CI original ou se é um outro CI !

 

O programa terá de ser modificado para que a cópia funcione, e nesse caso o preço já salta de US 600 para US 3.000 ou mais dependendo da “engenhosidade” da proteção feita pelo programador ….  Por exemplo um simples checksum do firmware serve para ver se alguém tentou modificar o programa original. Quanto mais engenhosos os métodos de proteção, mais caro vai custar para copiar funcionalmente o firmware, o que faz os interessados desistirem !

 

Eu quando uso a proteção, gravo em EPROM um flag, e depois de 15 vezes que o circuito é ligado faço funcionar tudo da maneira errada, e reseto o contador aleatoriamente para um prazo entre 1 e 5 dias, assim de tempos em tempos a coisa toda fica maluca e os prazos para dar pau mudam toda vez …. quem copiou e tentou vender vai ganhar um monte de dor de cabeça kkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...