Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo direcionamento de pacotes na Internet


Posts recomendados

Olá, pessoal! Tenho uma dúvida bem iniciante sobre como os pacotes trafegam "assertivamente" na Internet.


Como os roteadores que existem na Internet "sabem" para qual rota encaminhar um pacote que eles recebem, se só existem informações de rede local nos cabeçalhos das camadas de enlace, rede e transporte?
Por exemplo, na camada de rede existe o IP de destino, que é referido em termos de rede local (ex: 192.168.0.14). Existem inúmeros dispositivos com esse ip local na Internet, correto?
Sei que existem as informações de endereço físico contidos na camada de enlace (que junto à tabela arp ajudam o roteador a ver se o ip local do cabeçalho da camada de rede bate com o endereço físico contido na camada de enlace), mas ainda assim deve existir algum direcionador mais específico de rota que eu não estou entendendo, porque soa um pouco como "bruteforce" esse tipo de validação, e portanto ineficiente.

 

Alguém consegue me ajudar a entender onde está meu entendendimento errado?


Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na Internet mesmo não existem, porque esses IPs não são "roteáveis", ou seja ele não sai para fora na internet.

Sempre tem um roteador no meio que faz o trabalho de encaminhar e "traduzir" para onde mandar os pacotes.

 

É como enviar uma carta para um pessoa que mora em apto, mas no condomínio existem 3 torres. Vão existir 3 aptos como o mesmo número, mas a identificação da torre vai ocorrer na portaria (roteador), encaminhando o pacote para o destino correto. Até a carta chegar ao condomínio, utiliza-se nome de rua, CEP (IP que seria o mesmo para todos, nesse exemplo)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, dwatashi disse:

Sempre tem um roteador no meio que faz o trabalho de encaminhar e "traduzir" para onde mandar os pacotes.

Então, mas como um roteador de um ISP, por exemplo, que recebe um pacote vindo da minha rede local 'sabe' para qual rota ele deve encaminhar o pacte? Existe algum dado de cabeçalho que dá um direcional mais claro para direcionamento de rota?

 

Pergunto isso porque em exemplos que vi de tráfego capturado no Wireshark eu só via praticamente dados relacionados a rede local (além de metadados), então não é claro para mim como os roteadores encaminham esses pacotes se eles só têm informações de redes locais. Deve haver pelo menos algum campo no cabeçalho que especifique um melhor caminho. Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem diversos tipos de roteador, então os domésticos geralmente são usados apenas para ser o roteador de sua rede "local". Como todo pacote para fora sai pelo gateway, então ele vai para outro roteador da internet, este pode ter uma lista para escolher o melhor caminho.

 

No caso é melhor pegar um livro de redes para entender melhor.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...