Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Backup remoto com Raspaberry PI com linux


gNuness

Posts recomendados

Boa tarde, alguém pode me ajudar? 

 

Preciso realizar um backup de dois computadores com Linux, sendo um servidor e outro Raspberry PI 4.

A conexão não será feita na mesma rede, o servidor fica no meu escritório e o Raspberry fica na minha casa.

 

O objetivo é criar essa conexão para fazer backup de arquivos desse servidor para salvar em um HD externo através do Raspberry.

 

Estive dando uma olhada em alguns vídeos sobre o rsync do linux, mas não sei se seria possível de fazer por ele, alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Precisará de uma VPN, que, como o nome diz, criará uma rede privada virtual entre os dois lugares usando a internet (com criptografia). Daí conseguirá usar o rsync.

 

Tem diferentes soluções: OpenVPN, WireGuard, etc.

 

Exemplo usando o WireGuard + NetworkManager:

 

https://fedoramagazine.org/configure-wireguard-vpns-with-networkmanager/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@gNuness Tudo bem jovem?

 

Como o amigo @Marcos FRM mencionou será necessário criar uma conexão remota entre as duas máquinas para que o rsync ou synchthing possam atuar, outra maneira de fazer esse tipo de backup é sincronizar as máquinas através de um cloud como o mega, Google Drive, etc. Eu particularmente sincronizo várias máquinas através do mega, que possui aplicativo muito amigável e fácil de instalar no linux.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...