Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan selada de cooler de processador de socket AM3+


Posts recomendados

@F4b10 obrigado pela informação, vi que algumas fans seladas de placas de vídeo são possíveis desmontar, vou aguardar mais colegas opinarem sobre a possibilidade desse tipo de fan também poder ser removido. Eu estou tentando aqui mas não gostaria de quebrar as pás da ventoinha por conta da força de tentar desmembrar, por enquanto não consigo ver o encaixe, consigo abrir uns 5mm da peça mas a olho nú e pelo ângulo não é possível ver o encaixe, vou tentar usar um microscópio pra ver se é possível ver e complemento o post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivo Morais Nas ventoinhas que permitem desmontagem, do lado oposto, na base das ventoinha comuns com bucha, tem um adesivo com uma tampa de borracha por baixo, é por ali se se tira o anel de retenção do eixo e desmonta a ventoinha, ou lubrifica a bucha gasta pra usar mais um tempo... mas nos coolers blindados não tem essa tampa. se puxar a ventoinha pode quebrar alguma pá ou mesmo que você consiga arrancar ela com uma chave de fenda, isso pode destruir os rolamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, EDrosso Nirvana disse:

@Ivo Morais Não à necessidade de desmontar , tem que aplicar limpa contato e depois WD40 , tem esse vídeo de como aplicar 

No meu caso vai precisar, porque ele tá gerando o problema de erro no CPU Fan, e já testei a conexão pelo CHA Fan e o problema é o mesmo, provavelmente pode ser sujeira ou danificação na placa do fan, nesse caso quero abrir pra ter acesso a essa placa para poder analisar com precisão e poder fazer uma limpeza e recuperação desse componente. 

11 minutos atrás, F4b10 disse:

@Ivo Morais Nas ventoinhas que permitem desmontagem, do lado oposto, na base das ventoinha comuns com bucha, tem um adesivo com uma tampa de borracha por baixo, é por ali se se tira o anel de retenção do eixo e desmonta a ventoinha, ou lubrifica a bucha gasta pra usar mais um tempo... mas nos coolers blindados não tem essa tampa. se puxar a ventoinha pode quebrar alguma pá ou mesmo que você consiga arrancar ela com uma chave de fenda, isso pode destruir os rolamentos.

Sim, sim, como mencionei anteriormente existe casos de fans seladas de placas de vídeo que é possível desmembrar, eu entendo o que está falando, mas como não sei como é o encaixe fisicamente falando estou crendo na possibilidade de desmembrar assim como a fan selada de placas de vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei outro tópico aqui no fórum sobre alguém tentando desmembrar de um cooler box Intel, mas diferente da Intel a AMD realmente sela o fan, pela imagens não vejo uma forma segura de desmembrar o fan, nesses casos de erro no CPU fan por conta do cooler é melhor trocar de fato, obrigado a todos que contribuíram pro tópico. 

20220519_104229.jpg

20220519_104147.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivo Morais Essas ventoinhas seladas usam rolamentos e não precisam de lubrificação, se a ventoinha esta agarrando nesse caso é porque o próprio rolamento esta ruim; alias não recomendo nem tentar aplicar WD em rolamentos pois ele pode lavar a graxa do rolamento e piorar tudo a médio prazo.

 

E se a ventoinha estiver girando livre e ainda dando o erro de CPU FAN, pode ser por conta de uma solda fria ou fio partido na placa da ventoinha, tipo se o fio que lê a RPM, creio que seja o fio amarelo, estiver com a solda quebrada a placa-mãe vai achar que não tem ventoinha instalada, mesmo com a ventoinha girando normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

@Ivo Morais Essas ventoinhas seladas usam rolamentos e não precisam de lubrificação, se a ventoinha esta agarrando nesse caso é porque o próprio rolamento esta ruim; alias não recomendo nem tentar aplicar WD em rolamentos pois ele pode lavar a graxa do rolamento e piorar tudo a médio prazo.

 

E se a ventoinha estiver girando livre e ainda dando o erro de CPU FAN, pode ser por conta de uma solda fria ou fio partido na placa da ventoinha, tipo se o fio que lê a RPM, creio que seja o fio amarelo, estiver com a solda quebrada a placa-mãe vai achar que não tem ventoinha instalada, mesmo com a ventoinha girando normalmente.

Sim, sim, eu creio que a questão é na parte eletrônica, mas não dá pra acessar a placa dela, em relação aos fios eu não pensei nessa possibilidade, mas acho muito difícil ser isso no meu caso especificamente, mas será que consigo fazer esse teste com o multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...