Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor filamento em lençol


Posts recomendados

Boa tarde, tenho um sensor que pretende detetar presença de pessoas e umidade. A deteção de ambos dá-se através da variação de resistência. O sensor consiste num filamento integrado num lençol e é composto por 3 terminais, um que diz respeito à variação da resistência quando está alguém em cima do lençol, um terminal comum e outro que diz respeito à presença de líquidos. A ideia é efetuar o condicionamento do sinal  com duas pontes de wheatstone (uma para a deteção de presença e outra para a umidade) e dois amplificadores instrumentais (que irão ter à saída a diferença de tensões entre os braços das respetivas pontes). A resistência do sensor na ausência de pessoas é 120ohm e na ausência de liquidos é da ordem dos Mohms. O que estou a pensar é utilizar um arduino e sempre que a diferença de tensões for superior a um limite, isso significa presença de pessoas ou umidade no sensor.... Será que me podem dar alguma opinião em relação a esta ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva, o sensor consiste num filamento e está integrado no lençol das imagens, de acordo com a teoria, o filamento na presença de uma pessoa altera a sua resistividade e portanto a resistência entre os terminais 1 e 2 diminui, sem ninguém e com o lençol esticado a resistência é cerca de 120 ohm (mas oscila, não é certinho). Para deteção de umidade, se repararmos pelo filamento o circuito tem uma zona aberta e quando começa a ficar molhado começa a haver contacto e a resistência diminui (resistência entre os pontos 2 e 3) da ordem dos Mohm para os Kohm, dependendo da quantidade de água. O objetivo é implementar com a ajuda do microcontrolador, um sistema que diga se estão pessoas no lençol e o nível de umidade.

B19F395F-E253-461C-984D-4A2438AADF58.jpg

IMG_3789.jpeg

IMG_3790.jpeg

InkedIMG_5614_LI.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, ricas disse:

O objetivo é implementar com a ajuda do microcontrolador, um sistema que diga se estão pessoas no lençol, e o nível de umidade.

 

Seria legal como parte da monitoração da vida de um pet.

 

@ricas , qual é o objetivo com pessoas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Projeto legal. A umidade até que consigo 'senti-la' alterando a resistência mas a pressão da presença de algo ou alguém, nem tanto. Se achar que deve, explique(1) o motivo físico e elétrico que faz detectar alguém pisando no lençol seco. Seria alteração da capacitância? Ou resistência? Ele é de pano comum?  Seria pra uso médico/geriátrico? Algo monitorar xixi na cama (sério).

 

O programa pra este projeto tende a ser simples: basta comparar as leituras analógicas. Já o circuito tem alguns 'depende' de alguns testes que você fizer.

De novo.. projeto bacana! Parabéns!

 

Depois de publicar o post acima, googlei texible e

https://idealsafe.pt/produto/texible-wisbi-home/

minha intuição estava meio que correta . 😁

 

(1) :oops:... já tinhas explicado .. sorry

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, .if disse:

Algo [como] monitorar xixi na cama (sério).

 

Dá pra imaginar que o estresse mecânico e químico logo acabaria com os finos filamentos, os quais precisam ser realmente muito delicados para não lesionarem a pele frágil do usuário geriátrico.

 

@.if , outras questões seriam mais práticas. O artefato sujaria a cada detecção, sendo desplugado e substituído?

 

Se bem que ele poderia ser apenas uma pequena peça sensora acomodada dentro das fraldas, como o cuidador achasse mais adequado. Aliás, o idoso "relativamente" independente, com incontinência urinária e alzeimer também poderia tê-lo nas peças íntimas, sejam elas fraldas ou não.

 

A maior objeção talvez seja que uma pessoa acamada precisa de outros cuidados em períodos curtos de tempo. Por exemplo, a mudança do decúbito para não surgirem escaras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, .if disse:

Projeto legal. A umidade até que consigo 'senti-la' alterando a resistência mas a pressão da presença de algo ou alguém, nem tanto. Se achar que deve, explique(1) o motivo físico e elétrico que faz detectar alguém pisando no lençol seco. Seria alteração da capacitância? Ou resistência? Ele é de pano comum?  Seria pra uso médico/geriátrico? Algo monitorar xixi na cama (sério).

 

O programa pra este projeto tende a ser simples: basta comparar as leituras analógicas. Já o circuito tem alguns 'depende' de alguns testes que você fizer.

De novo.. projeto bacana! Parabéns!

 

Depois de publicar o post acima, googlei texible e

https://idealsafe.pt/produto/texible-wisbi-home/

minha intuição estava meio que correta . 😁

 

(1) :oops:... já tinhas explicado .. sorry

 

Sim, o sensor texible wisbi já existe e é comercializado para essencialmente fins domésticos, mas quando diz que o circuito terá alguns inconvenientes, refere-se a quê? Eu estava a pensar usar o adc do arduino que tem 10 bits para ler as tensões de saída do amplificador de instrumentação e com isso criar o programa

@alexandre.mbm

11 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Dá pra imaginar que o estresse mecânico e químico logo acabaria com os finos filamentos, os quais precisam ser realmente muito delicados para não lesionarem a pele frágil do usuário geriátrico.

 

@.if , outras questões seriam mais práticas. O artefato sujaria a cada detecção, sendo desplugado e substituído?

 

Se bem que ele poderia ser apenas uma pequena peça sensora acomodada dentro das fraldas, como o cuidador achasse mais adequado.

 

A maior objeção talvez seja que uma pessoa acamada precisa de outros cuidados em períodos curtos de tempo. Por exemplo, a mudança do decúbito para não surgirem escaras.

 

O sensor já está a ser comercializado e julgo não haver muitos problemas, porque tem sido usado em pessoas acamadas em casa, é mais para fins domésticos/lares.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, ricas disse:

o circuito terá alguns inconvenientes, refere-se a quê?

Eis que surge o momento 'trocadílhico' para sentir na pele o resultado de testes preliminares. Como sempre digo, na prática há outras teorias. Proceda como planejaste desde o princípio: faça medições, testes, ajustes a etc. Não consigo  profetizar empecilhos específicos ao teu projeto a não ser os tradicionais como necessidade de filtros e afins. Considere também que é um projeto preexistente portanto alguém já passou e superou o que me leva a te dizer: baseie-se no produto/circuito: compre um e copie/ajuste/otimize.

15 minutos atrás, ricas disse:

O sensor já está a ser comercializado

 

Uma coisa que suponho ser importante é a questão da isolação elétrica: não deve ser usada qualquer fontinha para uso real. Pra testes, te permito, ok? 😁

De novo, conjecturas genéricas de alguém do ramo eletrônica geral com mini experiências em eletronica dedicada a cada ramo desta ... 🤔🤪

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, .if disse:

Uma coisa que suponho ser importante é a questão da isolação elétrica: não deve ser usada qualquer fontinha para uso real.

 

Passar por bateria?

 

1 hora atrás, ricas disse:

O sensor já está a ser comercializado e julgo não haver muitos problemas, porque tem sido usado em pessoas acamadas em casa, é mais para fins domésticos/lares.

 

Busque o feedback dessas pessoas. Algo a melhorar deve ter...

 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@ricas , qual é o objetivo com pessoas?

 

1 hora atrás, .if disse:

 

TEXIBLE Wisbi é um dispositivo inteligente para inserção na cama e/ou cadeirão, que envia automaticamente um alerta para um smartphone quando a pessoa supervisionada estiver numa superfície molhada ou sair da cama e/ou cadeirão.

 

√ Aumento da segurança do paciente

√ Alerta inteligente

√ Fácil de usar

√ Impermeável

√ Respirável

 

Dependendo da situação, os produtos para incontinência podem ser dispensados por completo, sendo que a sensação de independência é mantida por mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Tenho alguns pitacos...

1 - O amplificador com a ponte de wheatstone precisa ter os quatro (ou três mais a resistividade do sensor) resistores MUITO idênticos. O erro entre esses resistores introduz um erro maior na saída. Há um bom tempo, calculei o erro introduzido pelo erro dos resistores, mas já não sei mais o seu paradeiro. Seria interessante, que você calculasse para ter noção deste erro.

Não conheço este sensor de 120 Ohms, mas acredito que a variação seja bem pequena.

 

2 - Tem que haver um isolamento galvânico entre estes fios sensores do colchão e o circuito alimentado pela rede. Existem amplificadores (caros) da Burr-brown/Texas, que implementam esta característica.

 

Em Tempo: "Recordar é viver outra vez".

Resolvi calcular o amplificador, mas sem a influência do offset do operacional.

Segue o cálculo.

Sugiro considerar um erro entre R1 e R3. Algo como R3 = 1,01*R1 (apenas 1%), E/OU R4 = 1,01*R2. 

Calcule para um ganho de 100 (R2 = 100*R1) e veja o erro que dá em V0.

 

MOR_ALPonte_wheatstone.thumb.jpg.e8e282cb6fb208a5872196986d8198b8.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para acamados muito dependentes, imóveis e com baixa capacidade de comunicação, um objeto delicado, pequeno, lavável, que fosse como uma sonda funcionalmente posicionável na região íntima, com a intenção de detectar a presença de urina ou fezes (independentemente de como estivessem: sólidas, pastosas ou líquidas), seria uma ferramenta interessante. Como interface, bastaria um LED, um buzzer de alarme, e um push button para mínimo controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Eis que surge o momento 'trocadílhico' para sentir na pele o resultado de testes preliminares. Como sempre digo, na prática há outras teorias. Proceda como planejaste desde o princípio: faça medições, testes, ajustes a etc. Não consigo  profetizar empecilhos específicos ao teu projeto a não ser os tradicionais como necessidade de filtros e afins. Considere também que é um projeto preexistente portanto alguém já passou e superou o que me leva a te dizer: baseie-se no produto/circuito: compre um e copie/ajuste/otimize.

 

Uma coisa que suponho ser importante é a questão da isolação elétrica: não deve ser usada qualquer fontinha para uso real. Pra testes, te permito, ok? 😁

De novo, conjecturas genéricas de alguém do ramo eletrônica geral com mini experiências em eletronica dedicada a cada ramo desta ... 🤔🤪

Obrigado!! Estou já a pensar numa solução, quando tiver algo físico eu mostro

20 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Para acamados muito dependentes, imóveis e com baixa capacidade de comunicação, um objeto delicado, pequeno, lavável, que fosse como uma sonda funcionalmente posicionável na região íntima, com a intenção de detectar a presença de urina ou fezes (independentemente de como estivessem: sólidas, pastosas ou líquidas), seria uma ferramenta interessante. Como interface, bastaria um LED, um buzzer de alarme, e um push button para mínimo controle.

Este sensor é utilizado por baixo do lençol da cama, de pessoas com pouca mobilidade e que exigem cuidados, sempre que o pano estiver humido, com por exemplo urina ou o paciente se desloque da cama, o cuidador recebe um alerta na app

@MOR Obrigado!! A simulação que eu fiz foi esta. A parte esquerda do circuito pretende ilustrar o sensor de umidade e a direita o sensor de presença. A ideia é obter na saída dos amp de instrumentação a diferença entre tensões dos braços da ponte.

 

 

 

Simulacao.thumb.jpg.110db4f8649a20a4129ba49611f20ba9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponte de Wheatstone, bom para medição com uso de galvanômetro, lineariza entre outras vantagens. Com o uso de um microcontrolador que tem ADC não sei se é necessário. Se vai fazer detecção simples uma associação série entre o sensor e um resistor fixo é o quanto basta. Com um simples operacional mais um set-up adequado da outra entrada e o alarme está feito, não precisa de microcontrolador. Se pretende quantificar teor de umidade e outras coisas vai precisar de uma tabela de resposta desse lençol sensor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Sérgio Lembo disse:

Ponte de Wheatstone, bom para medição com uso de galvanômetro, lineariza entre outras vantagens. Com o uso de um microcontrolador que tem ADC não sei se é necessário. Se vai fazer detecção simples uma associação série entre o sensor e um resistor fixo é o quanto basta. Com um simples operacional mais um set-up adequado da outra entrada e o alarme está feito, não precisa de microcontrolador. Se pretende quantificar teor de umidade e outras coisas vai precisar de uma tabela de resposta desse lençol sensor.

Estava a pensar utilizar um arduino e quando houver deteção de presença acende um led, quando deteção de umidade acende outro led. A deteção será feita através da diferença entre tensões. Quando passar de um certo limite ainda a ser estudado

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricas

você até pode colocar os pinos do Arduíno no ambiente para ler tensões mas lembre-se: é produto delicado, pessoas frequentemente estão com altas cargas estáticas e para queimar um microcontrolador não precisa de muito. Fazer um escudo com operacionais ajuda a preservar o mc e se os operacionais forem montados sobre soquetes facilita a troca. O uso de 2 diodos em cada entrada descarregando o excesso de tensão na fonte é boa técnica.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ricas disse:

Este sensor é utilizado por baixo do lençol da cama, de pessoas com pouca mobilidade e que exigem cuidados. Sempre que o pano estiver úmido, por exemplo com urina, ou que paciente se desloque da cama, o cuidador receberá um alerta no app.

 

Eu já havia entendido. Será que nas situações reais isso funciona bem?! A propósito, acho o incentivo e a dependêndia do smartphone prejudiciais. Você tem a chance de fazer melhor, mais simples e mais barato. O difícil, presumo, está sendo encontrar quem lhe dê o feedback para o produto que já existe mas é pouquíssimo conhecido. O negócio também é meio caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Passar por bateria?

Não necessariamente. Uma fonte apropriada fornece a isolação necessária.

ou de fato,sim... o uso de bateria pode tornar ainda mais seguro. P.ex. uma pilha moeda do lado do sensor com circuito de baixíssimo consumo e isolação com opto acopladores. Pode durar meses...

14 horas atrás, MOR disse:

Tem que haver um isolamento galvânico entre estes fios sensores do colchão e o circuito alimentado pela rede

 

16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

para inserção na cama e/ou cadeirão

Cá pra nós é cadeira de rodas mas .. sério... eu havia lido caldeirão😁

 

O lance da estática foi muito bem lembrado pelo amigo @Sérgio Lembo e apesar de de fato não haver necessidade eletroetrônica de envolver o universo arduíno, seu uso torna o sistema muito mais flexível e com mais possibilidades de expansão do produto e mental.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ricas , em fase transitória de laboratório você pode experimentar garras de jacaré.

 

Como é o "conector" fêmea original no produto? Pois isso mais parece um botão normal de costura! Então você poderia soldar no "chapéu" da fêmea. Teria apenas de ver se o material é metálico e suficientemente adequado.

 

Na real, eu não sei se esse "contato" é confiável. Imagino muito ruído...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

um botão normal de costura!

Google imagens colchete de pressão (clique)

Dica: deve oxidar com relativa rapidez: elabore um sistema/cabo semi descartável.

 

46 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

você pode experimentar garras de jacaré.

Eu ia dar esta ideia.😑

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@ricas , em fase transitória de laboratório você pode experimentar garras de jacaré.

Sim, era o que eu tinha pensado.... 

Como é o "conector" fêmea original no produto? Pois isso mais parece um botão normal de costura! Então você poderia soldar no "chapéu" da fêmea. Teria apenas de ver se o material é metálico e suficientemente adequado.
Sim, efetivamente penso que é a solução mais fiável, porque como disse, os jacaré irão causar muito ruido...

 

Na real, eu não sei se esse "contato" é confiável. Imagino muito ruído...

 

59 minutos atrás, .if disse:

Google imagens colchete de pressão (clique)

Dica: deve oxidar com relativa rapidez: elabore um sistema/cabo semi descartável.

 

Eu ia dar esta ideia.😑

😁

Excelente ideia, https://www.adafruit.com/product/1126#technical-details

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
57 minutos atrás, ricas disse:

 

Será outro nome para a mesmíssima coisa? Não parece haver "especificações elétricas".

 

IMG_20220523_154157.jpg.aafcd678b01c68cd04a2fb034dcd0803.jpg

 

Apesar de estar sendo ofertado pela Adafruit, continua "parecendo" um simples material de costura.

 

Não fosse um detalhe no verso da cartela:

 

IMG_20220523_154350.jpg.0192a6d1e164c63dbc4b45383775a717.jpg

 

"for needle detectors"

 

Será que esse troço tem datasheet?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Bom dia. Busco desenvolver 1 sistema de aquisição de dados para soldagem: tensão e corrente, com botões de INíCIO e FIM do período de aquisição. quando acionado FIM, o sistema faz o cálculo de: corrente(A) X tensão (V) X Comprimento Soldado. Esse resultado precisa ser impresso, via impressora térmica, tipo de mercado.

O ambiente é de soldagem industrial, com muito ruído elétro/magnético ... 

Sendo que o "Comprimento Soldado" é informado manualmente ao sistema.

Pergunto: qual é o melhor caminho: CLP ou outra sugestão.

Procuro alguém com interesse em ajudar no desenvolvimento, pois tenho pouco conhecimento a área eletrônica.

Obrigado pela atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...