Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perfil XMP e overclock não funcionando bem em biostar b450mx


Posts recomendados

Recentemente eu montei um pc básico pra ir fazendo upgrades de pouco em pouco. Comprei uma b450mx 6.0, um Athlon 3000g e 2x8 3200mhz da juhor. Comprei essa placa-mãe justamente por ter dissipadores de vrm e suportar overclock (sou iniciante quanto o assunto é overclock, fui procurando alguns tutoriais na internet). Porém, além da BIOS ser horrível, eu não conseguia fazer nenhum overclock estável, quando eu subia a tensão pelo modo adaptative, ela subia muito mais do que eu coloquei (cpu voltage subia pra 1.4 a 1.45 enquanto eu queria subir pra 1.2) e em override fazia o pc dar tela azul de vez em quando. Além disso, o XMP pra botar a frequência da memória em 3200 mal funcionava. Detalhe, eu percebi q eu não precisava tirar a bateria cmos pra resetar a BIOS, pois quando eu mudo a frequência da cpu pra uma não compatível, o pc tenta ligar 3 vezes seguidas e a BIOS reseta automaticamente. Com isso, tentei fazer overclock manual da memória(ligar o xmp e limitar a frequência a 3000mhz também funcionava), 3200 não funcionava então coloquei 3000 e botei a voltage em 1.32v (vi na internet que cpu_soc_voltage não pode ficar muito alta, então coloquei ela em 1.05 no override, o que fez ela ficar na verdade em 1.07 na BIOS), e além disso, ajustei os 5 primeiros timings pro mesmo valor do XMP (não sei se pode fazer isso, mas tá bem estável). E pelo Ryzen Master, fiz um OC na cpu e apu que deu certo por enquanto. A frequência da CPU foi de 3500 pra 4000, com 1.25v. E a apu foi de 1100 pra 1700 com 1.15v no gfx voltage (Esse valor me confunde muito, pois no Ryzen master, ele aparece escrito como VDDCR SOC, e às vezes parece que isso é a mesma coisa do que a soc voltage, e eu não achei em nenhum lugar uma explicação decente pra isso, tanto que em 1.2v, o overclock fica mais estável porém tenho receio de manter essa tensão). Além disso, vi q a BIOS é de janeiro de 2021