Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perfil XMP e overclock não funcionando bem em biostar b450mx


Posts recomendados

Recentemente eu montei um pc básico pra ir fazendo upgrades de pouco em pouco. Comprei uma b450mx 6.0, um Athlon 3000g e 2x8 3200mhz da juhor. Comprei essa placa-mãe justamente por ter dissipadores de vrm e suportar overclock (sou iniciante quanto o assunto é overclock, fui procurando alguns tutoriais na internet). Porém, além da BIOS ser horrível, eu não conseguia fazer nenhum overclock estável, quando eu subia a tensão pelo modo adaptative, ela subia muito mais do que eu coloquei (cpu voltage subia pra 1.4 a 1.45 enquanto eu queria subir pra 1.2) e em override fazia o pc dar tela azul de vez em quando. Além disso, o XMP pra botar a frequência da memória em 3200 mal funcionava. Detalhe, eu percebi q eu não precisava tirar a bateria cmos pra resetar a BIOS, pois quando eu mudo a frequência da cpu pra uma não compatível, o pc tenta ligar 3 vezes seguidas e a BIOS reseta automaticamente. Com isso, tentei fazer overclock manual da memória(ligar o xmp e limitar a frequência a 3000mhz também funcionava), 3200 não funcionava então coloquei 3000 e botei a voltage em 1.32v (vi na internet que cpu_soc_voltage não pode ficar muito alta, então coloquei ela em 1.05 no override, o que fez ela ficar na verdade em 1.07 na BIOS), e além disso, ajustei os 5 primeiros timings pro mesmo valor do XMP (não sei se pode fazer isso, mas tá bem estável). E pelo Ryzen Master, fiz um OC na cpu e apu que deu certo por enquanto. A frequência da CPU foi de 3500 pra 4000, com 1.25v. E a apu foi de 1100 pra 1700 com 1.15v no gfx voltage (Esse valor me confunde muito, pois no Ryzen master, ele aparece escrito como VDDCR SOC, e às vezes parece que isso é a mesma coisa do que a soc voltage, e eu não achei em nenhum lugar uma explicação decente pra isso, tanto que em 1.2v, o overclock fica mais estável porém tenho receio de manter essa tensão). Além disso, vi q a BIOS é de janeiro de 2021 e já existem algumas mais recentes, tenho receio de atualizar e dar problema e não sei se isso resolveria essas instabilidades no overclock. Sobre as temperaturas em OC, a cpu chega no máximo a 64C no stress do Ryzen master e no the witcher 3 percebi q ficava entre 54 e 57C, e percebi uma temperatura máxima de 64C no TMPIN1, que eu não faço ideia do que seja. Bem, eu falei muita coisa, então vou organizar minhas dúvidas. É seguro fazer overclock nessas tensões e frequências? Posso deixar a GFX voltage em 1.2? E também é seguro eu ter feito o overclock manual das memórias pra 3000mhz, trocando os timings pra ficar do mesmo jeito do xmp? (xmp: 18-22-22-22-42 e  e eu acho que padrão era: 24-21-21-21-48). TMPIN1 à 64 graus é ok? Atualizar a BIOS faria o xmp ou overclock da cpu/apu mais estável, e vale a pena o risco?

manual.jpeg

ryzen master.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a questão de você não conseguir pegar 3200MHz pode nem ser a placa-mãe, e sim seu processador. O Athlon 3000G ainda é baseado nas primeiras arquiteturas Zen que saíram, naquela época era meio difícil você passar de 3000MHz, alguns conseguiam 3200MHz com sorte. O controlador de RAM da arquitetura Zen foi melhorando a cada geração, hoje qualquer processador pega 3600MHz sem problema, é quase frequência padrão.

 

Sobre a BIOS, depois que AMD foi lançando esses processadores Ryzen 5000, algumas placas começaram a perder suporte a modelos antigos. Então é perigoso, você realmente piorar sua situação atualizando. A BIOS da Biostar já é bem ruim mesmo, uma BIOS sem suporte adequado para processador deve ser ainda pior. Dá uma pesquisada aí se alguém mais teve esse tipo de problema com a mesma placa-mãe pra descobrir se a versão da BIOS realmente muda alguma coisa. Pode ser até que essa BIOS aí já esteja ruim pra ele. As BIOS de 2021 em grande maioria já adicionaram suporte para Ryzen 5000.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 23/05/2022 às 21:08, Carlos Rangel disse:

Ah sim, obrigado pela resposta. Consegui fazer o overclock pela BIOS finalmente.

Durante o processo de XMP, você teve algum problema com imagem, fui tentar realizar e o monitor não dá imagem. Meu processador é 5600G e 2x8GB 3200mhz, porém a Placa-Mãe só lê 24OOmhz. Algum dica pra resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...