Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Auxílio na desmontagem da fan


Posts recomendados

@colezao Tem algumas ventoinhas com rolamento que são blindadas, como a sua não tem a tampa atrás creio que não de pra desmonta-la, quando uma ventoinha com rolamento começa a fazer barulho é porque o rolamento já foi pro saco e lubrificante não vai ajudar ou não vai durar muito...

 

Se quiser tentar uma gambiarra, arruma uma broca fina de 2mm ou mais fina e faz um furo na linha do rolamento, dai da pra pingar oleo por esse furo, a carcaça da ventoinha ja é transparente mesmo, fica mais fácil de ver onde ta furando, se não tiver broca fina, esquenta um arame no fogo e fura que deve resolver.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca tinha visto um eixo de ventoinha assim que parece ser "brindado", colado ou soldado tipo derretido na posição como se fosse um rebite. Isso que eu chamo de fan indesmontável.

Pelas fotos parece até que o eixo não é um cilindro de metal e sim é um cilindro de plástico.

Eu tentaria primeiro uns jatos de desengripante (de silicone ou de óleo mesmo) nos dois pontos abaixo:

2.jpg.494a88bf72fe612a43e72f4332ed8e6b.jpg

Para ver se a lubrificação entrava pelo eixo, do lado de baixo, o lado do adesivo ou pelo lado de cima, o lado das hélices.

Se não desse certo iria partir para o furo próximo a área do centro das hélices, como no destaque abaixo em vermelho:

3.jpg.5e15577e18695c91b1f7c49ae9d2ca7c.jpg

Feito na mão com uma broca pequena. E caso o furo deixasse as pás desbalanceadas, faria mais um furo no diâmetro contrário para voltar a dar o balanceamento, eu sei que dá certo com número par de hélices, nunca tentei com número ímpar.

Ainda tem a etiqueta que foi removida? Só para se ter uma ideia da marca/modelo.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...