Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector da fonte é 4 e da placa-mãe é 8


Posts recomendados

Boa noite povo.

Estou montando essa máquina para um amigo, estava devendo uma grana pra ele e o orçamento acabou, então deu pra comprar: 
placa-mãe MSI B450
Ryzen 5 5600g

2x DDR4 Crucial 8gb

SSD Kingston SATA M2

 

Ele quer jogar, não importa se os jogos atuais fiquem no low, então o cenário é o processador full time. Vai jogar muito Dota2 mas tambem pensa em rodar um God of War, e pelo que vi em testes, esta configuração consegue rodar (com uma resolução bem feia, mas roda). Comprei essas peças e não me preocupei com a fonte, pois tinha uma Seasonic SS300 parada aqui e iria usar ela. 

Quando as peças chegaram e fui montar o kit, minha surpresa: o conector da fonte para alimentar o processador é de 4 pinos, e esse conector na placa-mãe são 8 pinos. Já pesquisei, vi vídeos no youtube e alguns disseram que se usar só os 4 conectores funciona, outros dizem que se fizer overclock vai desligar o pc em uso. Fica ai minha dúvida para os mais experientes, se vai funcionar ou não?

 

E se não funcionar, vi uma ''gambiarra'' no Youtube em que pega 2 cabos amarelos e 2 pretos sem uso da fonte e solda eles em outro conector de 4 pontas totalizando as 8 da placa-mãe, como vou colocar SSD M.2, todos os outros cabos vão ficar sem uso, então não teria problema em fazer essa emenda, claro se não tiver problemas em fazer isso. Muitos comentários no vídeo elogiando e agradecendo a dica, mas alguns condenando também.

11.jpeg

22.jpeg

33.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pesquisei um pouco a fundo, e sinceramente não recomendaria fazer qualquer tipo de gambiarra para a funcionalidade do processador, estás fontes estão bem defasadas e são bem antigas. Eu recomendaria a troca para alguma da atualidade de qualquer maneira. Sim, é possível que o processador funcione com apenas os 4 pinos, mas não há certeza absoluta. (Não encontrei muitas informações sobre a entrega certa de energia desta fonte, vendo que o tdp do processador é 65W, não teria muita certeza sobre o funcionamento do mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TanTalus Ska Drin essa fonte é muito boa, só pesquisar aqui no forum mesmo a galera das antigas fala muito bem dela, ela entrega tudo que tá escrito, é Seasonic né. O visual é duvidoso, mas a construção interna é top. Tem PFC e selo 80 plus, unico problema é que é feita pra gabinetes slim, sem gpu, daí não tem conector pra ligar.

Se não tiver jeito vou ter que comprar uma fonte barata, tava pensando na CoolerMaster Elite v3 300W, que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma fonte dessa com um adaptador. Não é gambiarra e funciona perfeitamente bem a vários meses. O seu desafio vai ser comprar o adaptador certo, pois o mercado está inundado com adaptadores para placa de vídeo e esse não serve.

 

Essa Seasonic tem projeto antigo mas é muito superior a muitas fontes custo/benefício modinha de nome bizarro atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...