Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portugol Caça Palavras / matrizes no Portugol... ou algo relacionado


Posts recomendados

Fala Galera... tava precisando de um help pra criar um jogo de caça palavras no portugol de forma aleatória. Por exemplo pegar uma matriz[25][25] e colocar 3 palavras que sejam declaradas, mas posicionadas de forma aleatória e as outras letras ao redor aleatórias também.

alguém consegue dar um help em relação a Jogo de caça palavras no portugol... só tinha algo em C e fiquei perdido pra realizar a transição... qualquer ajuda será bem-vinda... os números ditos foi por exemplo apenas... o que quero fazer é um caça palavras, tanto faz o tamanho... que eu declare as palavras e ele as posicione de forma aleatória

e também coloque as letras em volta de forma aleatória...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred Goleados mostre até onde você conseguiu fazer que a partir daí a gente ajuda.

A respeito de "aleatório", basicamente quando você diz "aleatório" quer dizer "random", e não existe coisas "random" na computação, o que você pode fazer é tentar deixar cada vez mais "imprevisível". A forma mais fácil para não bater muito a cabeça seria usar o ano, data, hora e segundo atual em algum calculo aleatório criado por você para gerar algum valor "random". Por sorte a maioria das linguagens já vem com um módulo, função ou keyword embutida que faz isso automaticamente. Quando eu usei portugol a muito tempo atrás não tinha nenhuma função ou módulo que ajudasse nisso mas não sei dizer se já tem nos dias de hoje.

como alguém que já usou o portugol à muito tempo atrás durante a criação da humanidade, eu aviso que inicie com c++ ou python e não com ele! depois que você usa portugol vai passar por uma fase desnecessária que eu chamo de "interpretação mental dupla"(isso é só opinião minha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas, segue meu código:

 

programa {
    inclua biblioteca Util --> u
    funcao inicio() {
      
      caractere vet[26]
         vet[0] = 'A'
         vet[1] = 'B'
         vet[2] = 'C'
         vet[3] = 'D'
         vet[4] = 'E'
         vet[5] = 'F'
         vet[6] = 'G'
         vet[7] = 'H'
         vet[8] = 'I'
         vet[9] = 'J'
         vet[10] = 'K'
         vet[11] = 'L'
         vet[12] = 'M'
         vet[13] = 'N'
         vet[14] = 'O'
         vet[15] = 'P'
         vet[16] = 'Q'
         vet[17] = 'R'
         vet[18] = 'S'
         vet[19] = 'T'
         vet[20] = 'U'
         vet[21] = 'V'
         vet[22] = 'W'
         vet[23] = 'X'
         vet[24] = 'Y'
         vet[25] = 'Z'
      caractere mat[10][10]
      inteiro i, j
         para(i=0; i<10; i++){
             para(j=0; j<10; j++){
                mat[i][j] = vet[u.sorteia(0, 25)]
                escreva(mat[i][j], "\t")
                }
                escreva("\n\n")
             }
       } 
}

 

Consegui esse até agora. O que está faltando é só adicionar 3 palavras do caça e conseguir deixar de forma aleatória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre:

10 horas atrás, Fred Goleados disse:

O que está faltando é só adicionar 3 palavras do caça e conseguir deixar de forma aleatória.


O que você imaginou que poderia ser feito?


Segue sugestão passada no outro tópico:

 

Em 21/05/2022 às 10:43, Simon Viegas disse:

Para as palavras, poderia criar uma matriz de caracteres. A primeira coordenada seria o "índice da palavra" e para segunda coordenada você insere cada letra da palavra. Exemplo:

palavras[1,1] = 'B' 
palavras[1,2] = 'A'
palavras[1,3] = 'H'
palavras[1,4] = 'I'
palavras[1,5] = 'A'


Aí implementaria uma lógica para encontrar a posição que vai inserir na matriz principal. Tipo, o i do para indo da primeira posição desejada até o tamanho da palavra.



Ex.:

mat[3][5] = palavras[1,1]
mat[3][6] = palavras[1,2]
mat[3][7] = palavras[1,3]
mat[3][8] = palavras[1,4]
mat[3][9] = palavras[1,5]

 

Só que fazendo isso utilizando estruturas de repetições... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...