Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor DC com escovas aceita controle de velocidade por PWM ?


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Ola, pessoal .

 

De novo eu com minhas dúvidas toscas ...

 

Comprei outro barco de pesca que veio instalado no tanque de iscas vivas  um sistema de oxigenação da água com 3 bombas de potência diferente.

São respectivamente  1 de 350gph ( imagem abaixo ) , 1 de 750gph e uma de 1100gph . 

 

Todas são de 12 Volts e o acionamento deles está individual porque o fluxo de agua requerido é proporcional ao tipo e quantidade de iscas vivas pretendido. 

( normalmente camarão vivo , e eventualmente sardinha viva )

 

Minha intenção é modificar isso e deixar somente a bomba de maior fluxo, controlando eletronicamente a rotação/potência via PWM .

 

Até aqui tudo normal para motor DC mas .... nesse caso especifico os motores não são BLDC , eles são com escovas .

 

A pergunta .... existe algum impedimento ou recomendação de não usar PWM em motor escovado ?

 

A corrente do motor é baixa não vai mais que 5A , pensei no circuito PWM da foto.

 

Caso o PWM não seja recomendado , existe outra maneira de controlar a potencia do motor 12V 5A com escovas ?

 

Grato !

bp350.jpg

pwm10A.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

Deve funcionar.

 

Sim @Ricardov , essa é minha opinião também. 

É que devo ter lido em algum lugar que motores DC com e sem escovas teriam reações diferentes quando submetidos a um controlador PWM e não queria desmontar a instalação atual do tanque de iscas para depois precisar refazer. 

 

Fico pensando se o antigo dono estava apenas ostentando com a implementação de 3 bombas distintas ou se desconhecia o uso do controlador de rotação/potência.

 

Tenho no barco um outro motor eletrico para manobras ( imagem abaixo ) , é também de 12V ,  tem 5 velocidades para frente e duas para ré , ele tem escovas mas o controle é através de um seletor de rotações que aciona as combinações  no enrolamento das bobinas. 

 

To pensando em fazer uma simulação  fora do barco e deixar rodando por algumas horas para só depois executar a modificação pretendida.

 

 

ph55.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha visão física da coisa: se aquilo for só bomba dágua centrífuga, não vejo carga mecânica inercial inicial agressiva portanto esta não causaria pico de corrente o que me leva a crer que um aumento gradual de potência via pwm lhe deve ser inofensivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 25/05/2022 às 17:07, Tito Fisher disse:

A pergunta .... existe algum impedimento ou recomendação de não usar PWM em motor escovado ?

 

O motor DC de escovas é o clássico motor DC. O controle desses motores quando alimentados por AC é uma ponte retificadora controlada (SCR no lugar de diodos) que controla o ângulo de disparo, o que equivale a um PWM sobre 120Hz. Motores DC muito pequenos apresentam vibração com 120Hz. Com alta frequência não há vibração do motor, apenas a da bomba se esta for vibratória, mas se houver excesso de frequência vai ficar com o torque prejudicado (a indutância do motor impede da corrente alcançar o valor necessário por falta de tempo).

O modelo de PWM da foto muito provavelmente se baseia no oscilador 555. Caso desconfie que a frequência está muito alta (motor sem torque, desempenho muito abaixo do esperado) basta trocar e aumentar o valor do capacitor. Se dobrar a capacitância a frequência base cai pela metade, se quadruplicar cai para 25%. Respeite a polaridade do capacitor mas se errar o máximo que pode acontecer é a perda do capacitor sem maiores consequências.

Boa pesca.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Você pode controlar esse motor com o circuito PWM, só basta ver se o controlador suporta a tensão e corrente de trabalho do seu motor. Eu tenho um módulo controlador de motor que suporta de 6 a 28 volts e corrente de até 3 amperes. já testei motores de impressoras nesse meu módulo é funcionou perfeitamente. Pelo modelo de seu controlador da para controlar esse motor-bomba dagua tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
15 horas atrás, Tiky disse:

@Tito Fisher motores ac  também tem escovas, são chamados motores universais,  funcionam em dc e ac

Vai com calma. O motor dc citado antes possui campo (bobina externa) e armadura (rotor) independentes. Podem ser ligados em fontes distintas de energia, pode ate mesmo substituir a bobina do campo por imãs permanentes, pois ali o que nos interessa é ter um ímã de intensidade e polaridade constante. É também chamado de motor paralelo e na sua representação se tem um círculo (armadura e lateralmente a este uma bobina (campo). No motor universal a bobina e o campo são colocados em, série, por conta disso também é chamado de motor serial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo já reparei uma coisa: nos motores dc que a gente encontra em carrinhos de brinquedo, impressoras, e dvd eles tem como estator um imã de ferrite, agora os motores ac ou universais eles tem como estator sempre um imã de cobre, eu acho que isso é porque os imas tem mais interacao  com a corrente contínua do que com  corrente alternada porque eu nunca vi um motor ac ter um imã de ferrite como estator sempre o rotor é o imã e o estator e o imã de cobre será que existe motor ac com um estator de ima de ferrite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Tiky disse:

@Sérgio Lembo já reparei uma coisa: nos motores dc que a gente encontra em carrinhos de brinquedo, impressoras, e dvd eles tem como estator um imã de ferrite, agora os motores ac ou universais eles tem como estator sempre um imã de cobre, eu acho que isso é porque os imas tem mais interacao  com a corrente contínua do que com  corrente alternada porque eu nunca vi um motor ac ter um imã de ferrite como estator sempre o rotor é o imã e o estator e o imã de cobre será que existe motor ac com um estator de ima de ferrite?

Nem pensar. Simplesmente não funcionaria. Olhando para as interações magnéticas existentes no motor AC de indução, o que diferencia eles de um transformador são os rolamentos mais o fato do secundário (induzido) estar em curto. A tensão no secundário é baixa mas a corrente elevadíssima. Magnetismo = corrente X número de espiras. Isso faz com que o induzido comece também a produzir magnetismo e a interação entre esse magnetismo e o do estator é que produz a rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo um das coisas que faz o motor universal funcionar em ac e dc: o coletor que fica em baixo do induzido não tem um padrão de tensão para coletar, então ele coleta tanto a tensão ac e dc, e também as bobinas de campo estão conectadas em série, agora se colocar tensão ac em um motor dc só não funciona porque o imã não se interage com a tensão ac, e também os imas estão separados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...