Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wifi Mesh com 2 roteadores D-link 841


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Alo clube, bom dia a todos!

Tenho um D-Link 841 que comprei para ser repetidor WIFI do meu modem do provedor, ele está num limite de alcance onde chega cerca de 10% da minha internet contratada (e as vezes menos).
Meu caso de uso é: moro em casa terreá comprida, meu ponto de internet é no meu quarto mas o WIFI não chega no outro extremo da casa, e o roteador até quebra um galho nisso mas a força do sinal é bem fraquinho (e ainda tem uma coluna do lado, o que deve dificultar o acesso da internet nos cômodos posteriores a coluna).
Eu já comprei esse modelo visando comprar um segundo posteriormente para usar a tecnologia WIFI MESH, porém eu tenho uma dúvida: eu consigo cabear ambos roteadores e ainda ter uma unica rede Wifi?

Não manjo muito de redes e seus conceitos, mas desenhei bem toscamente a minha ideia:
image.thumb.png.137756812322612d1ba636df6cb1b6a4.png

Tipo, se eu conectar Roteador 1 e Roteador 2 com cabo de rede de LAN para LAN, ainda consigo ter um WIFI com a mesma rede? Eu não tenho acesso a nenhum recurso "interno" (tipo impressora), então seria totalmente para internet (smartphones, TVs, streaming).

Conseguem me dar um help?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Obrigado pela resposta!
Fuçando nas informações técnicas eles apenas apontam como "Wifi Mesh" mesmo ... seguindo a linha de repetir o Wifi.
Uma função que eu descobri utilizando o google seria a função de WDS, ou seja, ter a mesma rede entre mais dispositivos, acho que vou acabar conferindo se esse recurso estaria presente no modelo que possuo e se me ajudaria ou não na proposta.
Mas se tiver alguma arquitetura diferente que possa me ajudar a sanar o problema ... estou aberto a conhecer!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

O mesh é um "apelido" para solução que gera um wireless único.

 

Quando usa-se o wireless para "repetir" ele fica facilmente com o mesmo nome, você aumenta a cobertura, mas quando transfere o pacote do Roteador A - Roteador B - Cliente, gera uma retransmissão reduzindo a performance do wireless.

 

Quando se faz com o cabo, é preciso ter um protocolo para o roaming, necessitando de maior processamento. Como é uma solução doméstica, nem sempre tem isso, por isso muitas vezes só faz o "mesh" via wireless.

 

Os mais recentes que vi que funcionam com e sem fio são roteadores AX, porque como deseja-se maior velocidade no wireless, eles possuem um hardware mais robusto e software melhor desta forma possibilitando o mesh com cabo também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...