Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pendrive bootável sempre em UEFI, não aparece legacy na BIOS


Posts recomendados

mano, alguém me ajuda por favor, eu to tentando sair do uefi e não consigo, ja tentei de tudo, usei a ferramenta do windows para criar o pendrive , usei rufus , coloquei o pendrive em gpt em mbr , etc.. fiz de tudo, e toda vez que vou escolher o pendrive pra dar boot só aparece isso uefi : pendrive, antes aparecia ( pendrive ) e logo em baixo ( uefi : pendrive ) ai eu podia escolher a forma do instalação do windows uefi ou legacy, agr não consigo mais instalar o windows a não ser em uefi, o certo seria aparecer ( uefi : pendrive ) ( pendrive ) no caso a segunda opcão seria pra dar bot no pendrive em legacy e não ta aparecendo essa opção só a uefi, eu não sei mais o que fazer , ja desanimei de ter pc só chatice , se alguém puder me ajudar estarei atento obrigado pela atenç 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack minha BIOS padrão de fabrica é legacy, se eu restauro para padrão , salvo e inicio o windows ela muda sozinha para uefi, eu coloquei uefi para usar o windows 11, porque tinha que desativar o csm para ativar o modo seguro, dps que fiz isso nunca mais consegui ativar o csm, sempre que restauro a BIOS o csm fica ativo mais dps de salvar e iniciar o windows posso ir na BIOS dnv e vai tar com o csm desativado, fica trocando sozinho n sei o que faze 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack só queria usar as configuraçoes de fabrica da minha placa-mãe, que é csm ativo, legacy etc... mais não consigo, ja tentei, posso por em legacy, desativar o secure boot enfim, se eu desativar o secure boot ele desativa, mais a BIOS mesmo eu colocando em legacy ela volta para uefi dps que reinicio o pc

@Marcos FRM mesmo se eu deixar o legacy ativo ele volta pra uefi sozinho

@Marcos FRM eu gosto mais da legacy porque ela não fica criando um monte de partição, cria apenas uma 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que como eu instalei o windows com pendrivel bootavel na opção uefi eu posso mudar para legacy ele vai entender que meu pc foi configurado para usar em uefi , porque qd startei o pendrive pra instalar o windows eu cliquei em uefi pendrive dai não consigo voltar

@Marcos FRMA320M-S2H REV1

só queria criar um pendrive em legacy dai tenho certeza que dando boot em legacy minha placa-mãe ia salvar as config em legacy mais a opção não aparece, normalmente qd você cria um pendrive bootavel ele cria 2 partiçoes uma UEFI e uma LEGACY mais no meu caso ele só ta criando uma partição e a unica é a uefi, queria aprender a criar pendrive com 2 partiçoes sem precisar baixar software de terceiros fazendo apenas pelo windows cmd sla não tenho noção do que fazer ... 😕

3 horas atrás, FoxBlack disse:

O seu Computer é BIOS legacy ou BIOS Uefi ?

Prepara o Pendrive utilizando o Ventoy

desculpa floodar chat, aprendi usar esse site agr kkkk n sabia que dava pra responder assim, então minha BIOS é uefi quero voltar pra legacy me ajuda por favor 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, cassiel c constante disse:

@Marcos FRM eu gosto mais da legacy porque ela não fica criando um monte de partição, cria apenas uma 

 

Hmmm, bom... recomendo rever essa opinião e abandonar CSM/Legacy. Considerando o particionamento padrão do Windows, em CSM são 3 partições e em UEFI são 4 -- sendo que na prática são 3 ao invés de 4, pois uma delas, a MSR, não tem nada dentro, serve apenas para o improvável caso de converter para disco dinâmico (RAID e tal), coisa que quase ninguém faz.

 

Sem CSM, abandone o Ventoy também, pois infelizmente não suporta secure boot, que é um recurso importante a ser habilitado sempre.

 

Contudo, procure no manual da placa se alguma opção força o CSM ser desabilitado, caso realmente queira voltar para os anos 1980! 🥴

 

Edit: errei a conta, são 4 partições em UEFI. 🤭

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Hmmm, bom... recomendo rever essa opinião e abandonar CSM/Legacy. Considerando o particionamento padrão do Windows, em CSM são 3 partições e em UEFI são 5 -- sendo que na prática são 4 ao invés de 5, pois uma delas, a MSR, não tem nada dentro, serve apenas para o improvável caso de converter para disco dinâmico (RAID e tal), coisa que quase ninguém faz.

 

Sem CSM, abandone o Ventoy também, pois infelizmente não suporta secure boot, que é um recurso importante a ser habilitado sempre.

 

Contudo, procure no manual da placa se alguma opção força o CSM ser desabilitado, caso realmente queira voltar para os anos 1980! 🥴

na real eu vi um vídeo de um cara falando que em mbr > legacy cria só uma partição acreditei que fosse verdade kkk, mais sla eu só queria poder usar o padrão da placa em vez de ficar mexendo em coisa q não entendo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No particionamento padrão, são 3 em Legacy/CSM. É possível usar 1 partição apenas, mas precisa ser previamente criada ocupando todo o disco. Em UEFI, precisa de no mínimo 3 partições, pois a partição EFI é obrigatória, bem como a MSR. Acho que o Windows funcionaria sem a MSR, mas só testando. A partição de recuperação é opcional em ambos os modos. (observação: minha contagem no post anterior estava errada, já corrigi)

 

No entanto, por que você se preocupa com isso? Que diferença faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Marcos FRM disse:

No particionamento padrão, são 3 em Legacy/CSM. É possível usar 1 partição apenas, mas precisa ser previamente criada ocupando todo o disco. Em UEFI, precisa de no mínimo 3 partições, pois a partição EFI é obrigatória, bem como a MSR. Acho que o Windows funcionaria sem a MSR, mas só testando. A partição de recuperação é opcional em ambos os modos. (observação: minha contagem no post anterior estava errada, já corrigi)

 

No entanto, por que você se preocupa com isso? Que diferença faz?

porque minha placa é antiga, acho que legacy ia ficar mais estável kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

GA-A320M-S2H não é antiga: é de uma época em que UEFI era padrão na indústria fazia vários anos.

 

Modelos avulsos de placas-mãe de fabricantes como Gigabyte, MSI, ASUS, etc, fizeram um desserviço danado a todo o ecossistema PC mantendo o CSM presente e ativo por padrão por tanto tempo, sem razão alguma, com tal triste realidade apenas mudando graças à Microsoft e o Windows 11, que colocou ordem no galinheiro exigindo UEFI.

 

Todos os PCs de grife com Windows pré-instalado vêm obrigatoriamente com CSM desativado e UEFI+Secure Boot desde 2012 com o Windows 8: é o padrão ouro da plataforma PC faz uma década. CSM é legado carcomido que já deveria ter morrido, mas que, por causa da loucura da ASUS, da Gigabyte e afins, ainda está aí incomodando.

 

Deixe em UEFI com Secure Boot e seja feliz! 💖

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...