Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existem transformadores de corrente contínua?


Posts recomendados

52 minutos atrás, Tiky disse:

Será que existe  transformador que transforma corrente alternada em corrente contínua? 

Não. 

Porém já resolveram isso há muito tempo com as válvulas ou diodos associados aos capacitores.

 

Ainda dentro da mesma dúvida, suponho que seria interessante ter um componente ou circuito simples que transformasse a corrente contínua em corrente alternada, só que este também não existe. 

O que temos são circuitos eletrônicos complexos para fazer essa função. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

...ou circuito simples que transformasse a corrente contínua em corrente alternada, só que este também não existe. 

 

             [  bobina primaria ]
              ------------------
+VCC  rele    ------------------      GND
[+]---N.F.-+-[bobina secundaria ]-+---[-]
           |                      | 
           +-[ bobina   do  rele]-+

Certa feita na minha infância pobre teorizei algo como o inversor acima

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if tinha me esquecido disso, de fato existiu. 

Lá pra 1930 surgiram rádios em automóveis e este tipo de circuito era usado pra acionar bobinas e produzir alta tensão para as válvulas a partir de 6 ou 12V.

Isso acabou ficando esquecido, visto que no pós-guerra inventaram o transistor. E nos anos 50 já começaram a ser usados nessas aplicações. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

 

             [  bobina primaria ]
              ------------------
+VCC  rele    ------------------      GND
[+]---N.F.-+-[bobina secundaria ]-+---[-]
           |                      | 
           +-[ bobina   do  rele]-+

Certa feita na minha infância pobre teorizei algo como o inversor acima

 

Eis a prova da idade Jurássica.... reparei que nem tem válvula nesse circuito.... foi o Maxwell que te deu essa dica ? 😅🤣😂

 

Mesmo sem tirar tanto sarro, esse desenho foi feito para impresssora matricial né, tipo aquelas dos anos 70 e 80 kkkkkk !

 

Não adianta esconder, minha dileta amiga .....

 

 

 

@John Frusciante ,

 

Fiquei curioso, até onde eu saiba não existe um transformador que funcione em corrente continua sózinho, sem nenhum circuito auxiliar, poderia mostrar ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, aphawk disse:

Fiquei curioso, até onde eu saiba não existe um transformador que funcione em corrente continua sózinho, sem nenhum circuito auxiliar, poderia mostrar ?

 

Paulo

 

E não existe. 

Isso iria contra as teorias do eletromagnetismo.

 

Iria até contra as leis da física. 

Permitiria que você colasse um imã num indutor e começasse a gerar energia infinita. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, John Frusciante disse:

É por isso que eu disse que não foi especificado o tipo de transformador. Vocês estão focados em apenas um tipo. 

Então nos mostre que tipo é este. 

Pois ao pesquisar no Google como você mesmo disse só aparecem os tradicionais transformadores de ca. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar da boa intenção, o amigo está equivocado. Sozinho o transformador não atende ao título do tópico, ok? Com relação ao link.. nem sabia que tinha trafo com retificador dentro...

 

Off 1/2 on, uma busca bacana pra se fazer é a história da guerra das correntes. Procure pelo termo em português mesmo. Pode lhe dar alguma luz...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por quê estou equivocado? Eu nunca disse que sozinho o transformador faz algo. Eu disse que existe, sem entrar em mais detalhes, mas mostrando como descobrir mais sobre o assunto. Então eu não estou errado, eles existem. E desde o começo eu disse que o autor não especificou exatamente o tipo de transformador que ele procura (além de CC), então o que eu mostrei sim, atende parcialmente o título do tópico, já que sim, eles existem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, John Frusciante disse:

nunca disse que sozinho o transformador faz algo

Ok... pode ter havido erro de interpretação de suas palavras por parte dos membros. Então fechando: sozinho como uma entidade passiva única não existe. Mas com circuitos apropriados, sim existe p.ex. um conversor dc dc os quais cujos isolados sim, tem sim um transformador como atuador principal.

Fechou?

 

 

9 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

E os fliyback?

 

Bem lembrado... apesar que flyback precisa de companhia pra funcionar ... não trabalha sozinho como o trafão ac em questão

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2022 às 18:51, aphawk disse:

Fiquei curioso, até onde eu saiba não existe um transformador que funcione em corrente continua sózinho, sem nenhum circuito auxiliar, poderia mostrar ?

 

Pois é a mesma coisa que eu postei. Não existe um transformador de corrente alternada para corrente contínua, SEM algum outro tipo de circuito. Mesmo que use diodos internos para isso, é um componente auxiliar.

 

Mas a postagem do @John Frusciante não pode ser considerada errada, afinal existem fabricantes que vendem um produto que parece realmente apenas um transformador comum. Pelo menos evita alguém ter de usar diodos externamente kkkkk !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

 

Pois é a mesma coisa que eu postei. Não existe um transformador de corrente alternada para corrente contínua, SEM algum outro tipo de circuito. Mesmo que use diodos internos para isso, é um componente auxiliar.

 

Mas a postagem do @John Frusciante não pode ser considerada errada, afinal existem fabricantes que vendem um produto que parece realmente apenas um transformador comum. Pelo menos evita alguém ter de usar diodos externamente kkkkk !

 

Paulo

 

 

 

Partindo desse ponto de vista, posso chamar uma fonte chaveada de transformador de corrente contínua.

 

A fonte chaveada pode ser alimentada em DC.

Sai DC dela 

Converte tensões alta com baixa corrente, para tensões baixa com correntes mais altas.

 

Está aí um bom transformador de corrente contínua.

 

 

Mas não importa se algum fabricante criou um nome comercial para um produto.

Tecnicamente falando, se você colocou diodos retificadores na saída de um transformador e inversor na entrada, deixa de ser um simples transformador. Passa a ser uma fonte completa. 

Em 30/05/2022 às 17:25, John Frusciante disse:

Você não especificou exatamente o tipo de transformador. Mas sim, existe. Só jogar no Google que você vai achar. 

 

É bom não confundir os que querem tirar dúvidas. 

 

Esse que você citou não é transformador propriamente dito. Trata-se de uma fonte completa que chamam comercialmente de transformador.

Igual aquele transformador eletrônico para lâmpada halógena que sabemos que se trata de uma fonte chaveada.

 

O transformador mesmo, não tem como funcionar em corrente contínua.

Tem que haver variação do campo magnético. 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, albert_emule disse:

A fonte chaveada pode ser alimentada em DC.

Me fez lembrar do que certa feita [lhe.. ] mostrei [acho] em vídeo o meu gerador 110Vdc de 1956. 😉. De fato foi noutro forum 😁

 

Ah.. e há também há alguns anos depois... uma certa atualização nos conceitos do uso da cc

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sistema-eletrico-corrente-continua

😉

16 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:
21 horas atrás, .if disse:

nem sabia que tinha trafo com retificador dentro...

 

E os fliyback?

Bem lembrado 😉

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, .if disse:

 

11 horas atrás, albert_emule disse:

A fonte chaveada pode ser alimentada em DC.

Me fez lembrar do que certa feita [lhe.. ] mostrei [acho] em vídeo o meu gerador 110Vdc de 1956.

 

Nossa … não é mais Jurássica, é Triássica !!!

 

Gostei do detalhe : “MEU” gerador !

 

Poxa tem gente quase centenária aqui !

 

Sabe o porque ela não quer mandar o vīdeo ? Tá numa daquelas filmadoras da década de 1950 kkkkk vai ter de projetar numa tela de cinema e filmar com o celular kkkkk

 

Paulo

  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo rápido sem ler detalhadamente as outras respostas: um transformador propriamente dito sem outros componentes só funciona com corrente alternada. Dependendo do número de voltas das bobinas dentro dele ele vai aumentar ou diminuir a tensão da entrada e a tensão de saída também vai ser alternada. De alguns anos pra cá se tornaram populares no comércio plaquinhas eletrônicas prontas de baixo custo com circuitos que aumentam ou abaixam tensões de corrente contínua. As mais populares funcionam com até 30 ou 40 volts e correntes até 3 amperes. Procure no Google Lm2596 e XL6009

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...