Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existem transformadores de corrente contínua?


Posts recomendados

@Andreas Karl obrigado mas eu tive essa dúvida porque eu tinha uma fonte de 12v e dentro dela tinha apenas o transformador sem nenhum circuito retificador ou diodo para corrente contínua e provavelmente essa fonte era de corrente contínua que nem essas fontes de 12v de conversor nela tava escrito primary 127v 60hz secundary 12v 1000 a 12va max 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiky Existem muitas "fontes" que na verdade são apenas transformadores e a saída é corrente alternada mesmo.  Os diodos, capacitores e outros componentes ficam dentro do aparelho para qual se destina a fonte. Temos duas mesas de som, uma Behringer e uma Yamaha cujas fontes são desse jeito. Vários aparelhos da marca Alesis também são assim. O motivo disso é que o transformador tende a induzir interferências como zumbido nos circuitos e colocando eles como fonte externa passam a ficar longe do aparelho. No seu caso o 1000 deve ser 1000 mA  (que significa 1 ampere) o que bate com a capacidade de 12 VA (que quer dizer volt ampere) que é 12 volts multiplicado por 1 ampere. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tiky disse:

@Andreas Karl obrigado mas essa essa fonte acendia uma lâmpada pequena de 12v e essa fonte e parecida com aquelas fontes linear e quando eu abri só tinha o transformador

Se a função da fonte é apenas acender a lampada e se for uma lampada incandescente elas funcionam sem problema tanto com corrente alternada como contínua. No caso de ter que substtuir a lampada e não for possível encontrara uma igual (deve ser uma lampada para uso automotivo, para painel ou para luz de pisca ou lanterna traseira) pode se fazer uma adaptação com um led de alta potencia , um diodo e um resistor que tem que ser calculado especificamente para o led usado.

9 minutos atrás, albert_emule disse:

Igual as fontes dos modens antigos 

Nossa, nunca tinha visto. Deve ser bem antigo mesmo. Eu me lembro de modems que tinham até encaixe para o conjunto fone/microfone dos telefones. Mas nunca mexi com um deles. Os primeiros modems que eu mexi eram de conexão discada mas eram internos, slot pci ou até isa. Os melhores eram os US Robotics e tinha os Motorola (que eram uma porcaria) e acho que os da Lucent . Quando assinei a primeira banda larga já veio um modem ADSL com fonte DC

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Se a função da fonte é apenas acender a lampada e se for uma lampada incandescente elas funcionam sem problema tanto com corrente alternada como contínua. No caso de ter que substtuir a lampada e não for possível encontrara uma igual (deve ser uma lampada para uso automotivo, para painel ou para luz de pisca ou lanterna traseira) pode se fazer uma adaptação com um led de alta potencia , um diodo e um resistor que tem que ser calculado especificamente para o led usado.

Nossa, nunca tinha visto. Deve ser bem antigo mesmo. Eu me lembro de modems que tinham até encaixe para o conjunto fone/microfone dos telefones. Mas nunca mexi com um deles. Os primeiros modems que eu mexi eram de conexão discada mas eram internos, slot pci ou até isa. Os melhores eram os US Robotics e tinha os Motorola (que eram uma porcaria) e acho que os da Lucent . Quando assinei a primeira banda larga já veio um modem ADSL com fonte DC

 

No tempo que internet de alta velocidade era de 5Mb da velox. Aqueles modens eram com fonte de corrente alternada.

Apenas um transformador. 

Eu até tenho esse modem guardado com a fonte. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Tiky disse:

@Andreas Karl obrigado mas eu tive essa dúvida porque eu tinha uma fonte de 12v e dentro dela tinha apenas o transformador sem nenhum circuito retificador ou diodo para corrente contínua e provavelmente essa fonte era de corrente contínua que nem essas fontes de 12v de conversor nela tava escrito primary 127v 60hz secundary 12v 1000 a 12va max 

Conforme o amigo @Andreas Karl disse é para aparelhos onde os diodos, capacitores e reguladores de tensão estão dentro do próprio aparelho. Também já vi alguns aparelhos de telefone sem fio e impressoras assim. 

E tem também o modem de Internet do @albert_emule

Já os modems que usam por aqui tem toda a fonte interna, apenas com o fio da tomada pra fora. 

3 horas atrás, Tiky disse:

@Andreas Karl @Andreas Karl a lâmpada que a fonte acendia era uma lâmpada parecida com as lâmpadas de teto na saída da fonte tem um conector que a gente conecta um dc soquete a fonte e parecida com essa da imagem 2059208520_download(2).jpeg.9cd9e8ac7c851cc18b7cf160ac4efa1a.jpeg

As lâmpadas de led sempre tem algum diodo ou ponte retificadora por dentro, isso permite ligar em AC ou dc. E no caso de se ponte retificadora permite ligar em qualquer um sem respeitar a polaridade. 

Já as lâmpadas incandescentes tanto faz se é ac ou dc. 

 

Nos dois casos o importante é somente respeitar a tensão de trabalho. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiky ,

 

Terá uma corrente contínua, mas pulsante, onde a tensão varia de 0 até a tensão de saída do transformador, na frequência de 120 Hz.

 

É o caso abaixo com 2 diodos :

 

image.png.fa77eaa19d443cb1529d64e9a3a88485.png

 

Para obter uma tensão mais ou menos constante, terá de colocar um capacitor eletrolítico também, e ficará como abaixo :

 

 

image.png.9417aa949e900a5a34262c8c69352a9f.png

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desses trafos de no break nem o maior de todos que eu já vi entregava 100A, quando ligado ao contrário. 

Era no máximo uns 40A.

 

Até existe maiores, mas é difícil achar um inteiro em sucatas. 

Os trafos que chegam em 100A fácil são os de máquinas de solda, não são tão caros porque usam alumínio e ferro. 

Porém caro também será os diodos retificadores. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já  que o assunto é transformadores, venho trazer uma curiosidade que costuma causar dúvidas em muitos profissionais  da área de eletrônica e amplificadores. 

 

 

 

Amplificador de áudio que usa um transformador para fazer o papel do transistor.

Isso foi inventado antes da invenção das válvulas termiônicas.

Trata-se de um amplificador magnético, conhecido também como reator saturável.

A alimentação precisa ser AC. No caso de amplificar áudio, tem que ser de uns 100Khz.

285537827_5104129226381676_4216446929957

 

Em 1904, o pioneiro do rádio Reginald Fessenden fez um pedido para um alternador mecânico rotativo de alta frequência da General Electric Company capaz de gerar CA a uma frequência de 100 kHz para ser usado para transmissão de rádio de onda contínua em grandes distâncias. [9] [10] O projeto foi dado ao engenheiro da General Electric, Ernst F. Alexanderson, que desenvolveu o alternador Alexanderson de 2 kW . Em 1916, Alexanderson adicionou um amplificador magnético para controlar a transmissão desses alternadores rotativos para comunicação de rádio transoceânica. [11] [12]

As demonstrações experimentais de telegrafia e telefonia feitas durante 1917 atraíram a atenção do governo dos Estados Unidos, especialmente à luz de falhas parciais no cabo transoceânico através do Oceano Atlântico. O alternador de 50 kW foi requisitado pela Marinha dos EUA e colocado em serviço em janeiro de 1918 e foi usado até 1920, quando um conjunto gerador-alternador de 200 kW foi construído e instalado.

 

Amplificadores magnéticos foram importantes como amplificadores de modulação e controle no desenvolvimento inicial da transmissão de voz por rádio. [2] Um amplificador magnético foi usado como modulador de voz para um alternador Alexanderson de 2 quilowatts , e amplificadores magnéticos foram usados nos circuitos de chaveamento de grandes alternadores de alta frequência usados para comunicações de rádio. Amplificadores magnéticos também foram usados para regular a velocidade dos alternadores Alexanderson para manter a precisão da frequência de rádio transmitida. [2] Amplificadores magnéticos foram usados para controlar grandes alternadores de alta potência, ligando-os e desligando-os para telegrafiaou para variar o sinal para modulação de voz. Os limites de frequência do alternador eram bastante baixos para onde um multiplicador de frequência tinha que ser utilizado para gerar frequências de rádio mais altas do que o alternador era capaz de produzir. Mesmo assim, os primeiros amplificadores magnéticos que incorporavam núcleos de ferro em pó eram incapazes de produzir frequências de rádio acima de aproximadamente 200 kHz. Outros materiais de núcleo, como núcleos de ferrite e transformadores a óleo, teriam que ser desenvolvidos para permitir que o amplificador produzisse frequências mais altas.

A capacidade de controlar grandes correntes com pequena potência de controle tornou os amplificadores magnéticos úteis para o controle de circuitos de iluminação, para iluminação de palcos e para letreiros publicitários. Amplificadores de reatores saturáveis foram usados para controle de energia para fornos industriais. [2] Amplificadores magnéticos como controladores de tensão CA variável foram substituídos principalmente por retificadores controlados por silício ou TRIACs . Amplificadores magnéticos ainda são usados em alguns soldadores a arco.

 

Pequenos amplificadores magnéticos foram usados para indicadores de sintonia de rádio, controle de velocidade do motor pequeno e ventilador de refrigeração, controle de carregadores de bateria.

Amplificadores magnéticos foram usados extensivamente como elemento de comutação em fontes de alimentação de modo chaveado ( SMPS ), [5] bem como no controle de iluminação. Os comutadores de estado sólido baseados em semicondutores os substituíram em grande parte, embora recentemente tenha havido algum interesse recuperado no uso de amplificadores magnéticos em fontes de alimentação de comutação compactas e confiáveis. As fontes de alimentação PC ATX geralmente usam amplificadores magnéticos para regulação de tensão do lado secundário. Os núcleos projetados especificamente para fontes de alimentação comutadas são atualmente fabricados por várias grandes empresas de eletromagnetismo, incluindo Metglas e Mag-Inc.

Amplificadores magnéticos foram usados por locomotivas para detectar deslizamento de rodas, até serem substituídos por transdutores de corrente de efeito Hall . Os cabos de dois motores de tração passaram pelo núcleo do dispositivo. Durante a operação normal, o fluxo resultante era zero, pois ambas as correntes eram as mesmas e em direções opostas. As correntes seriam diferentes durante o deslizamento da roda, produzindo um fluxo resultante que atuava como o enrolamento de controle, desenvolvendo uma tensão através de um resistor em série com o enrolamento CA que era enviado para os circuitos de correção de deslizamento da roda.

Amplificadores magnéticos podem ser usados para medir altas tensões CC sem conexão direta com a alta tensão e, portanto, ainda são usados na técnica HVDC . A corrente a ser medida passa pelos dois núcleos, possivelmente por um barramento sólido. Quase não há queda de tensão neste barramento. O sinal de saída, proporcional aos amperes de volta no barramento de corrente de controle, é derivado da tensão de excitação alternada do amplificador magnético, não há tensão criada ou induzida no barramento. O sinal de saída tem apenas uma conexão magnética com o barramento para que o barramento possa estar, com bastante segurança, em qualquer tensão ( EHT ) em relação à instrumentação.

Amplificadores magnéticos de instrumentação são comumente encontrados em naves espaciais onde um ambiente eletromagnético limpo é altamente desejável. [ citação necessária ]

A Kriegsmarine alemã fez uso extensivo dos amplificadores magnéticos. Eles foram usados para os sistemas de elemento estável mestre, para transmissão lenta para controlar armas, diretores e telêmetros e controles de trem e elevação. Amplificadores magnéticos foram usados em sistemas de aeronaves ( aviônicos ) antes do advento de semicondutores de alta confiabilidade. Eles foram importantes na implementação dos primeiros sistemas autoland e a Concorde fez uso da tecnologia para o controle das entradas de ar do motor antes do desenvolvimento de um sistema usando eletrônica digital. Amplificadores magnéticos foram usados em controles estabilizadores de foguetes V2 .

 

Fonte: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Magnetic_amplifier

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Tiky disse:

@aphawk eu vou fazer um teste achando um transformador 12v 100 amperes ele pode ser encontrado em um antigo inversor de tensão neste vídeo fala 

 

Só por curiosidade, o que voce vai fazer com uma corrente de 100 amperes? Haja diodo pra retificar isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, Andreas Karl disse:

uma corrente de 100 amperes? Haja diodo pra retificar isso...

 

18 horas atrás, Renato.88 disse:

Porém caro também será os diodos retificadores. 

 

Fazendo parte do problema, concordo. Fazendo parte da solução.. pra uso não contínuo uma simples bateria duns 40Ah + um carregador fica +: barato, eficiente, simples. Também num tô nem aí pro volume e peso.

 

@albert_emule da hora. Num insight momentâneo quando você mencionou algo como isso há alguns anos, pensei .. só pensei .. em fazer um variac: uma utilidade mais real e de fato útil .. pelo menos pra mim. É teoricamente possível, né? Esboça um desenho aí pra mim. .. se tiver papel e lápis. 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, .if disse:

 

 

@albert_emule da hora. Num insight momentâneo quando você mencionou algo como isso há alguns anos, pensei .. só pensei .. em fazer um variac: uma utilidade mais real e de fato útil .. pelo menos pra mim. É teoricamente possível, né? Esboça um desenho aí pra mim. .. se tiver papel e lápis. 😁

 

No vídeo abaixo, o sujeito fez uma forma de variar a tensão de uma lâmpada de 120Vac dessas de filamento do tipo 60W. Ele mostrou como que fez. 

A onda do transformador magnético deve ser senoidal. Não é como naqueles Dimmers:

A tensão é controlada variando reatância:

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@alexandre.mbm Olá, 

 

 

Ess tópico está parado faz um tempo, então eu estava vendo um vídeo de um cara ligando um motor de HD de computador usando um transformador, foi quando eu reparei bem no transformador eu vi escrito: "ac 220v 50hz" "dc 12 0 12v 1000ma

 

um transformador que gera corrente contínua na saída! entao existe de alguma forma um transformador que gere corrente contínua! veja a foto:Screenshot_2022-06-26-08-54-52.thumb.png.e8618198d42254ab65636af642a4bacf.png

 

link do vídeo: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Tiky disse:

@alexandre.mbm Olá, 

 

 

Ess tópico está parado faz um tempo, então eu estava vendo um vídeo de um cara ligando um motor de HD de computador usando um transformador, foi quando eu reparei bem no transformador eu vi escrito: "ac 220v 50hz" "dc 12 0 12v 1000ma

 

um transformador que gera corrente contínua na saída! entao existe de alguma forma um transformador que gere corrente contínua! veja a foto:Screenshot_2022-06-26-08-54-52.thumb.png.e8618198d42254ab65636af642a4bacf.png

 

link do vídeo: 

 

Bom dia!
Existem transformadores com componentes dentro deles, geralmente esses componentes são termostatos ou sensores de temperatura para proteção contra superaquecimento. No caso desse aí, provavelmente tem diodos dentro dele para já retificar a tensão.
A meu ver não é uma boa opção, pois dependendo da forma que foi construído, não tem como trocar os diodos em caso de queima dos mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...