Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existem transformadores de corrente contínua?


Posts recomendados

  • Moderador

@Tiky Baterias de lítio precisam de um cuidado imenso para serem recarregadas, é extremamente necessário que haja um circuito de carga específico para elas, do contrário podem explodir. Diferentemente das baterias de níquel, que no máximo podem "viciar" e vazar. (Não que baterias de níquel não explodem, mas é fato que são mais seguras de trabalhar e exigem circuitos de carga mais simples.)
Para carregar uma bateria não basta injetar a tensão na entrada, o carregamento precisa ter tensão constante e corrente oscilante, e no caso de baterias de lítio, precisa haver um circuito de proteção para desligar o carregador quando a bateria estiver 100% carregada, pois sobrecarregá-la também pode provocar explosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque está escrito DC no transformador eu não sei. Talvez tenha dois diodos dentro, um pra cada saída 12 volts mas não tem espaço pra um capacitor. Portanto o que vai sair dos fios amarelos é uma corrente alternada ou se tiver diodos uma corrente contínua pulsante de 60 Hz que tá bem mais próxima de uma corrente alternada do que de uma contínua.image.png.4c13c264438edadd1c93ce63ce4920d8.png Motores de HD são motores sem escovas (brushless) como o das ventoinhas (coolers) pra computador e outros fins. A diferença é que dentro das ventoinhas tem um “transistor de 4 fios” que na verdade é um controlador que vai chaveando as bobinas portando fornecendo a elas uma espécie de corrente ALTERNADA. No motor de HD o esquema é semelhante mas dentro deles não tem o controlador porque ele fica na placa lógica da HD e é chamado de driver. Por isso o motor de HD tem várias conexões que acessam as bobinas diretamente. A única função de uma bobina com corrente contínua é funcionar como eletroímã como num relê DC e, se não me engano, como gerador de campo em alternadores. De resto bobinas só funcionam com corrente alternada, principalmente em motores. Se você procurar no youtube como ligar motores de HD ou você vai ver o pessoal “gambiarrando” a HD pra usar a entrada DC normal dela e portanto o driver da placa ou vai ver o motor como nesse vídeo que você postou, fora da carcaça da HD e sendo alimentado ou por um controlador pra motor sem escovas ou por um transformador de corrente alternada. Dá uma lida nesse tópico:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1548658-quais-equipamentos-utilizam-motores-cc-com-escova-ou-sem-escova-brushless/#comment-8249483https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1548658-quais-equipamentos-utilizam-motores-cc-com-escova-ou-sem-escova-brushless/#comment-8249483

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 04/06/2022 às 11:34, Tiky disse:

obrigado mas eu tive essa dúvida porque eu tinha uma fonte de 12v e dentro dela tinha apenas o transformador sem nenhum circuito retificador ou diodo para corrente contínua e provavelmente essa fonte era de corrente contínua que nem essas fontes de 12v de conversor nela tava escrito primary 127v 60hz secundary 12v 1000 a 12va max 

 

Repare que a saída está escrito "12 va", isto é, a própria fonte indica que a saída é tensão alternada (va) e não tensão contínua... Logo, você está diante de simplesmente um transformador e não de uma fonte de alimentação "completa". A saída é alternada.

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Há certa confusão em minha cabecinha de bagre. 1ª mente parei de seguir o tópico multipáginas e tô com preguiça de reler mas...

17 minutos atrás, Gabriel Torres disse:
Em 04/06/2022 às 11:34, Tiky disse:

12v 1000 a 12va max 

 

Repare que a saída está escrito "12 va",

1000 amperes @12V  é muita coisa pra minha cabecinha... e "va" geralmente é indicação de Volt*ampere. Quando é ac geralmente é mostrado Vac ou Vca

mas enfim.. cada mania com seu lôko 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Andreas Karl disse:

a confusão é porque o Tike suprimiu o "m" de mA ao escrever 1000 A. 

Sim amigo já havia suspeitado. A ideia foi fazer o autor refletir. Resta agora a questão do 'va'...

Mas isso tende a ser desimportante(*) , ok?

(*) e num é que esta palavra existe mesmo?? 🙃

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Kkk. A questão do VA que é realmente volt * ampere também me faz tropeçar. Toda vez que vejo escrito va me dá aquele branco e começo a me perguntar “qual é a diferença disso e watt mesmo?” Aí acaba vindo a resposta “hum, acho que é a capacidade máxima do transformador”. Portanto um trafo de 100va aguentaria no máximo uma carga de 100 watts. Parece que o mesmo vale pra geradores, acho que já ouvi gente falando “comprei um gerador de 10Kva”. Mas deixo o veredito final pro nosso amigo @Renato.88 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Mas deixo o veredito final pro nosso amigo @Renato.88 

VA é somente o resultado da multiplicação de tensão(V) x Corrente (A) sem contar perdas. 

É o resultado dos cálculos feitos na máquina, como tamanho do núcleo, Bitola e número de espiras. Tanto faz se é num transformador, gerador, motor etc. 

Usamos esse tipo de cálculo em máquinas AC para facilitar, não se preocupando com a frequência de operação, tensões médias, eficaz ou de pico que o equipamento deve suportar. 

 

Já em DC a coisa é mais simples, temos tensão e corrente num valor constante ao longo do tempo (não levamos em conta o esforço externo ou não do equipamento que pode fazer variar a corrente) e assim podemos colocar o resultado diretamente em Watts. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A grosso modo:

Watts é pra potência ativa (aquela que realiza o trabalho). VAr (volt ampere reativo) é pra potência reativa (aparece em motores e afins). VA (volt ampere) é pra potência aparente (a potência total do circuito ou fonte). 

 

Em DC é muito mais fácil. Mas em AC aparece outras coisas, grandezas e contas, como Fator de Potência, seno e cosseno de fi, impedância e por aí vai. É onde dá um nó na cabeça de muitos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ,

 

VA é a potência aparente, algo como se a carga fosse puramente resistiva. Ou seja, não indica a potencia real em nada que tenha fator de potência diferente de 1 .

 

Isso na época de faculdade era fácil de entender .... hoje já  acho complicado kkkkk ainda bem que quase tudo que faço é em DC kkk

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...