Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos gostaria de indicações de upgrade para o meu computador para que eu consiga rodar valorant a pelo menos 300fps no low, tenho um monitor de 240hz e gostaria de utilizar ao maximo. porém não tenho certeza se é o processador que está segurando a placa de vídeo ou se realmente preciso trocar o conjunto. Segue as config
Processador: I3-3250
Placa de vídeo: GTX 960
memória ram: 8gb DDR3
Fonte: 450w
placa-mãe: Não sei mas tenho que trocar igual
Disco: HD sata padrão de 1tb

• Solução
Postado

Pra você conseguir manter uma taxa de FPS próxima de 300 somente com algo no nível do Core i5 12400F ou superior, pegue uma placa ASUS H610M D4 e 2x8GB DDR4 3200MHz. Quem manda na taxa máxima de FPS que seus jogos vão atingir é o processador, então mesmo que você tenha a melhor placa de vídeo e um processador muito fraco, você será incapaz de rodar jogos competitivos com altas taxa de FPS. Veja esse gameplay do 12400F com uma GTX 1050 Ti (mais ou menos o desempenho da GTX 960):

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB  Perfeito Guilherme agradeço o retorno, caso eu for trocar a placa de vídeo recomenda alguma que não seja muito cara mas com desempenho superior satisfatorio em relação a GTX 960? tendo em vista utilizando a mesma fonte de 450w da evga 80 plus. Ou seria mesmo necessario a troca da fonte para realizar este upgrade?

Postado
10 minutos atrás, João Victor Florêncio Grando disse:

caso eu for trocar a placa de vídeo recomenda alguma que não seja muito cara mas com desempenho superior satisfatorio em relação a GTX 960?

Mantém sua placa de vídeo, acredito que ela ainda vai queimar a lenha. O mercado de placas de vídeo estão sendo absurdamente inacessíveis atualmente. A não ser que você seja uma pessoa mais rica.

Qual é modelo e a marca de sua fonte? Se for uma fonte genérica, a troque pelo Super Flower LEGION GX PRO 550W.

E também, usar o HDD como unidade de boot em pleno 2022 não é boa ideia. Considere a compra de SSD Zadak ZDKG3 512GB, PCIe Gen 3x4 M.2 NVMe, Leitura 2100MBs e Gravação 1500MBs para servir como unidade de boot, e deixe o HDD como unidade de armazenamento de arquivos.

Agora sobre o processador, memória RAM e placa-mãe, reforço a recomendação de colega @GuilhermeGB:

22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pra você conseguir manter uma taxa de FPS próxima de 300 somente com algo no nível do Core i5 12400F ou superior, pegue uma placa ASUS H610M D4 e 2x8GB DDR4 3200MHz.

• Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, João Victor Florêncio Grando disse:

@GuilhermeGB  Perfeito Guilherme agradeço o retorno, caso eu for trocar a placa de vídeo recomenda alguma que não seja muito cara mas com desempenho superior satisfatorio em relação a GTX 960? tendo em vista utilizando a mesma fonte de 450w da evga 80 plus. Ou seria mesmo necessario a troca da fonte para realizar este upgrade?

Se seu intuito é apenas jogar Valorant a 300 FPS no mínimo em 1080p, trocar a placa de vídeo não é necessário e também não fará diferença, pois como se vê no vídeo, o limite é claramente o processador, pois a placa de vídeo está subutilizada, daria até para subir um pouco a qualidade e continuar com o mesmo desempenho. Esses jogos com gráficos simples como CS:GO e Valorant não dependem tanto de placa de vídeo e sim do processador.

Mas se mesmo assim quer fazer um upgrade, a GTX 1660 já seria um bom upgrade, e é uma placa de R$1.900, mas existem opções melhores se você tiver um orçamento maior.

Sobre sua fonte, eu não sou fã das fontes da EVGA, principalmente porque são fontes que costumam dar problemas facilmente depois de alguns anos de uso. Então se você já tiver essa fonte há um certo tempo pode ser uma boa troca-la por um modelo de maior qualidade, por exemplo, a XPG Pylon 450W. Mas também existem fontes melhores por preços mais altos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Joao531 disse:

Mantém sua placa de vídeo, acredito que ela ainda vai quebrar a lenha. O mercado de placas de vídeo estão sendo absurdamente inacessíveis atualmente. A não ser que você seja uma pessoa mais rica.

Qual é modelo e a marca de sua fonte? Se for uma fonte genérica, a troque pelo Super Flower LEGION GX PRO 550W.

E também, usar o HDD como unidade de boot em pleno 2022 não é boa ideia. Considere a compra de SSD Zadak ZDKG3 512GB, PCIe Gen 3x4 M.2 NVMe, Leitura 2100MBs e Gravação 1500MBs para servir como unidade de boot, e deixe o HDD como unidade de armazenamento de arquivos.

Compreendo no caso a fonte EVGA 450w 80 plus bronze e sobre o SSD já tinha em mente a troca porque HD em 2022 como mencionado é horrivel. Agradeço a indicação do SSD

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Se seu intuito é apenas jogar Valorant a 300 FPS no mínimo em 1080p, trocar a placa de vídeo não é necessário e também não fará diferença, pois como se vê no vídeo, o limite é claramente o processador, pois a placa de vídeo está subutilizada, daria até para subir um pouco a qualidade e continuar com o mesmo desempenho. Esses jogos com gráficos simples como CS:GO e Valorant não dependem tanto de placa de vídeo e sim do processador.

Mas se mesmo assim quer fazer um upgrade, a GTX 1660 já seria um bom upgrade, e é uma placa de R$1.900, mas existem opções melhores se você tiver um orçamento maior.

Sobre sua fonte, eu não sou fã das fontes da EVGA, principalmente porque são fontes que costumam dar problemas facilmente depois de alguns anos de uso. Então se você já tiver essa fonte há um certo tempo pode ser uma boa troca-la por um modelo de maior qualidade, por exemplo, a XPG Pylon 450W. Mas também existem fontes melhores por preços mais altos.

Perfeito Guilherme, revi o vídeo e realmente a placa de vídeo estava rodando liso e o que mais utilizava era o processador mesmo. Vou considerar a troca de fonte. Já tenho está a um bom tempo e é a segunda EVGA do mesmo modelo, a outra morreu após um tempo de uso como você mencionou que é comum acontecer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...