Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Aqui na empresa, temos dois servidores, sendo:

Servidor de Serviços: onde instalamos os software de cartão ponto, impressoras, e demais programas de uso interno.

Servidor de Dados: onde fica alocado o AD (Active Directory) bem como, é o servidor de arquivos da empresa.

Ambos Windows Server 2016.

Todos os terminais (aproximadamente 60 computadores/notebooks), estão no domínio, e o AD cria um atalho na área de trabalho de todos para acessarem o servidor de DADOS (arquivos), hoje, nenhum documento fica no terminal do profissional, eles abrem e trabalham diretamente com o arquivo aberto no computador. Toda nossa rede é nova, e é gigabyte, cabos CAT6, porém, alguns terminais ainda são /100 e não /1000.

Estou com uma dúvida, o que posso fazer para otimizar a transferência de arquivo entre terminal/servidor? Ultimamente estou sentindo uma lentidão extrema.

É muito estranho o que acontece, e é muito variável, olhem o exemplo

COPIAR ARQUIVO DO SERVIDOR > PARA O TERMINAL:

image.png.da989d2db854e824ac99937169cd43dc.png

Vária em KB/s até MB/s, chegando a um pico de 4 MB/s, isso é muito baixo, sobre pra 4mb e cai para 500kb, e fica assim até terminar a transferência.

COPIAR ARQUIVO DO TERMINAL > PARA O SERVIDOR:

image.png.737c79c95b2ffd330d3f4db5c12a5c49.png

Quando eu copio do terminal para o servidor, é um pouco mais rápido, mas tem dia que fica bem instável também. Nos testes, do Servidor para o Terminal, eu copiei vários arquivos, e de terminal para o servidor, é um arquivo único porém bem pesado, isso pode influenciar o teste rápido que fiz só para mostrar para vocês?

Você sabem o que pode estar acontecendo? Principalmente quando eu quero copiar um documento do servidor para o terminal? Chegando a incríveis KB/s! Há algo que posso fazer para otimizar?

Abraço.

Postado

Tarrddeee...

Nesse caso eu monitoria a placa de rede do servidor, para ver o onde esta esse gargalo, e monitorar os picos de consumo, pelo próprio "Task Manager" da para se ter uma ideia sobre o trafego.

Segundo; quais mais equipamento voce tem ai ? checa se o throughput do switch suporta essa quantidade de usuarios trafegando simultaneamente.

e por ultimo, colocaria uma placa PCI-E Quadriport e faria um "nic teaming" para uma melhor performance

**um teste básico, coloca umas 10 maquinas para transferir umas 3 ISO simultaneamente nessas 10 estacoes, e veja como se comporta o trafego, monitorando as placas de rede locais e do servidor.

outra coisa; os disco do srv e HDD ou SDD?

• 2 semanas depois...
Postado
Em 03/06/2022 às 14:02, jolao disse:

e por ultimo, colocaria uma placa PCI-E Quadriport e faria um "nic teaming" para uma melhor performance

aproveitando o servidor ja estando com ad, dns etc configurado e fazer essa configuração depois.

pode dar algum problema com o dns?

é muito difícil, caso alguma porta falhe ou ate o tenha problema com o cabeamento continua funcionando normalmente?

Postado

@thiago.jj Não e difícil não, e relativamente fácil, e não da problema no DNS não (pelo menos nunca tive)

Inclusive tem um vídeo do stripolli , que fala sobre como configurar esse recurso...  Criando NIC Teaming 

Se voce tiver algum LAB pode tentar reproduzir isso, coisa que eu super recomendo, assim voce se familiariza com o ambiente.

Uma vez que eu ja coloquei em produção, e funciona tranquilamente.

E sim, se uma porta falhar, a a outra continua trabalhando normalmente 

Postado

obrigado!

no caso do colega eu verificaria os switch.

a rede pode ser toda estruturada e usa algum switch ruim, a coisa não vai andar...

se for possível testar pegue 1 switch e deixe apenas 1 servidor/estacao de trabalho e tente copiar, ja vi casos de um ponto de rede com problema influenciar na rede inteira

Postado

Você deve estar com problemas de IO para escrever/ler. Como está a sua performance de storage quando tem requisições simultâneas? O servidor tem quantidade razoável de memória para poder cachear razoavelmente bem?

Postado

Desculpem mas, infelizmente, é assim mesmo. Estão comparando milhares de arquivos VERSUS 1 arquivo grande. Faça o o inverso, milhares do terminal para o servidor e um só, grande, do servidor para o terminal e verá a taxa inverter.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...