Ir ao conteúdo

PC desliga em stress e depois de uns 20 seg liga de novo sozinho

Ir à solução Resolvido por MrBioBR,

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, bom dia.

ontem meu pc começou a dar alguns problemas. Depois de alguns testes identifiquei o seguinte:

O pc desliga quando estou stressando ele, jogando ou algo do tipo, uso normal, não tive problema (não ainda).  O pc desliga, mas o botão de power do gabinete se mantem ligado, porém, clicar nele ou no de reset não faz nada. As ventoinhas, tudo fica parado.

Para o PC ligar novamente tem que esperar um tempo (depois de uns 20 seg ele liga de novo sozinho).Se eu tiro ele da tomada, coloco de novo e mesmo clicando no botão de power nada acontece. Apenas após os ' 20 seg ' é que, ao clicar no botão de power o pc liga.

Partindo dessas coisas resolvi fazer teste de stress nos componentes:

Na placa de vídeo rodei o FurMark 3D e não vejo nenhum artefato ou temperatura anormal (GPU a 64°c) porém com ~ 15min de Furmark (ou jogos mais pesados) o pc desliga (como citado acima)

Fiz teste de stress na CPU e parece que não tenho o mesmo problema (rodei o teste por mais de 30min). Uma coisa que achei curiosa é que, a temperatura do processador, tipo nos primeiros sla 5 min de teste fica ali na faixa de 63°c porém depois de um dado tempo ja rodando o teste a temperatura pula para ~ 78°c (pula mesmo) e dai vai subindo devagar até bater ali os 90°c. Achei mt estranho isso porque é como se a temperatura ficasse estavel nos primeiros 5 min de teste (não sei se pode ser alguma configuração do teste em si que pode causar isso... utilizei o Prime95)

Tenho suposição que seja Fonte, pois:  ela ja é bemm antiga (deve ter uns 8 anos nem sei)

Dito isso queria a opinião de vocês pois, comprar uma fonte de 700 reais para 'testar' é complicado... não sei ao certo se existe algum outro teste algo que posso fazer para "precisar" melhor o problema...

Desde já agradeço.

Config do pc:

Ryzen 5 3600

Gigabyte B450 AORUS M

16GB ram DDR4 3200MHZ

RTX 2060

(tudo aqui de cima foi comprado no início da pandemia, em 2020)

e a fonte: Corsair XT650W ( que como comentei deve ter mais de 8 anos ja)

@ Edit com os novos testes/achados que vou fazendo

- a bastante tempo percebi um zumbido, tipo um apito vindo do pc... sempre 'atribui' isso a coil whine da placa de vídeo nova pois nunca tive isso antes dela.  porém, hoje em dia me pergunto se esse apito n pode ser da fonte, pois o zumbido não muda se acabei de ligar o pc ou se estou fazendo algo pesado/leve nele ... ja tentei colocar ali o ouvido para identificar e é difícil os fans da GPU e a PSU estão a 4 cm um do outro kkk

• Solução
Postado

Gente um 'update' ai para quem talvez passe pela mesma coisa:

Era a fonte.
levei em uma loja eles fizeram testes, atestaram que o problema era a fonte e bom, troquei e aparentemente tudo Ok. 

um detalhe relevante é que agora que troquei de fonte percebo que o tal 'zumbido' que comentei de fato era da fonte antiga (pois agora o zumbido parou).

Vale deixar o aviso ai para quem talvez passe por isso tb, primeiramente verifique as temperaturas dos componentes pois os  'sintomas' que eu tive (PC desligar em stress) são mais comuns de temperatura elevada. Descartem essa possibilidade primeiro pois ela é a mais simples e possível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...