Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal! Então, meu pc tá com esse problema de não ligar, mas aparentemente passa energia por ele (o led do headset conectado a ele acende). Levei num técnico hoje, e segundo ele após fazer vários testes é a placa-mãe (Gigabyte B450M DS3H) que tá com defeito, não funcionando mais. O problema é que essa é a terceira placa-mãe que tenho que apresenta o mesmo defeito:

- No começo quando montei o pc em jan/2020, a placa-mãe era uma ASRock B450M Steel Legend, e após aproximadamente uns 6 meses o pc começou a não ligar (mas passava energia também, pois as leds do headset e da própria placa-mãe acendiam). Normalmente se eu deixasse ele na tomada por um tempo ele eventualmente ligava quando eu tentava de novo, mas esse "tempo de espera" foi gradualmente aumentando a ponto de não ligar não importa quantos dias eu esperava. Na época levei várias vezes no técnico, e o defeito aparentava ser na placa-mãe. Então ativei a garantia de fábrica e me enviaram outra do mesmo modelo.

- Depois de uns 3/4 meses o mesmo problema apareceu, idêntico ao de antes. Levei no técnico e tudo mais, e lá estava: problema na placa-mãe de novo. Como não conseguia mais ativar a garantia, e como tinha visto na internet que tinha mais gente com o mesmo problema com esse modelo de placa, assumi que o defeito fosse de fábrica do modelo e resolvi comprar uma outra então, a Gigabyte B450M DS3H, que é a minha placa atual.

- Depois de uns 4 meses usando mais ou menos, o mesmo problema aconteceu, mas dessa vez era bem aleatório e mais raro de acontecer, e normalmente ele ligava esperando algumas horas. Então há dois dias, depois de usar ele por aproximadamente 2 semanas sem dar nenhum problema, ele não ligava de jeito nenhum, e aí é o que eu descrevi no começo do post: levei no técnico e etc.

E aí surge minha dúvida: eu tive azar a ponto de pegar dois modelos com o mesmo problema (talvez de fábrica)? Ou é alguma outra peça no meu computador (tipo a fonte) que pode estar estragando a placa com o tempo? O próximo passo logicamente é eu ativar a garantia de novo (paguei até garantia estendida pra caso isso acontecesse), mas se for pra ativar e daqui a 4 meses dar o mesmo problema pela quarta vez não sei se vale a pena. Então tava com bastante dúvida se o problema é realmente do modelo da placa ou de algum outro componente. O que vocês acham?

Algums detalhes que talvez importem:

- Moro em região litorânea (embora nenhum outro aparelho eletrônico aqui em casa tenha dado problema por causa da umidade)

- Nunca atualizei a BIOS da placa (não faço ideia da diferença que isso faz)

- Fora a placa-mãe, nenhum componente do meu PC foi trocado desde que eu montei ele em 2020

Configuração da minha máquina:

Placa-mãe:  Gigabyte B450M DS3H

Processador: Ryzen 5 1600 AF

Memória: 2x Crucial 8gb 3000MHz AES

Placa de vídeo: RX 580 8gb

SSD: MX500 500gb

Fonte: Deepcool DA500 500W

Desde já, agradeço por toda ajuda possível!

Postado

Já testou a fonte de alimentação? Tem muitos piques de luz na sua casa? Usa estabilizador?

Tenta pegar um secador de cabelo e passar em cima da placa-mãe e depois liga, se o PC ligar é problema relacionado com umidade e sensor.

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Siegjor disse:

Então tava com bastante dúvida se o problema é realmente do modelo da placa ou de algum outro componente.

Seria de um azar intenso pegar 3 Placas vindas com mesmo defeito, logo é possível dizer que algo está causando isso..

Fonte se estiver com defeito ou alguma falha de construção.  [o mais provável]

Não descartando também GPU e Memórias. 

42 minutos atrás, Siegjor disse:

Normalmente se eu deixasse ele na tomada por um tempo ele eventualmente ligava quando eu tentava de novo, mas esse "tempo de espera" foi gradualmente aumentando a ponto de não ligar não importa quantos dias eu esperava.

Eventual situação onde capacitores da placa-mãe não descarregam, o ideal nesses casos é desligar tudo da tomada inclusive todos cabos e periféricos ligados ao PC, aguardar um tempo para que descarreguem após isso ele volta a dar partida normalmente.  [pelo relato é o que se pode concluir]

Se a fonte não cessa e/ou alimenta de forma correta o sistema, com o tempo acaba acontecendo danos.

Postado

@RBMA  Então, segundo o técnico a fonte tá funcionando normal, acredito que ele tenha testado ela. E não, não tem nenhum pico de luz na minha casa, embora há outro lugar que eu frequento que eu levo o pc às vezes e a energia varia mais lá. Não uso estabilizador. Tava vendo que o ideal pra proteger de picos é usar um filtro de linha ou um no break, é uma boa?

E não consigo testar a placa com o secador no momento, as peças do pc ficaram no técnico e vou mandar a placa pra garantia. Tava pensando em comprar outra fonte também, uma da corsair talvez, vai que é algum problema do modelo que eu tenho

@Alex Weiss Sim, normalmente sempre que eu desligo o pc eu tiro ele da tomada, mas não desengato os periféricos (já que tem um monte e dá um trabalhinho). O ideal então seria toda vez que desligar desengatar tudo?

Postado
1 hora atrás, Siegjor disse:

O ideal então seria toda vez que desligar desengatar tudo?

Toda vez não, só quando acontece um desligamento repentino e depois o pc não da partida então o primeiro passo é fazer esse procedimento e deixar uns minutos, na brincadeira até remover as memórias e recolocar antes de ligar. Na maioria esmagadora dos casos ajuda, e na maioria dos casos a causa é a fonte que não está mais de acordo.[deixando passar alguma carga demais ou de menos]     

Fazendo esse procedimento se ainda não mudou o comportamento da maquina, então você começa a suspeitar dos demais componentes como fonte do problema.[mesmo que foi desmontado no seu técnico a placa realmente já sofreu danos então o procedimento de desligar tudo não surtiria mais efeitos]

Já que você tem esse problema desde o começo eu indicaria que trocar essa fonte seja uma boa ideia.

Para sua configuração uma XPG Pylon 550w supri tranquilamente.  

No caso da Pylon as vezes o modelo 650w está com preço bem próximo da 550, então o custo-benefício se torna mais interessante por mais que não precise, mas se pode pegar algo melhor pagando o mesmo vem calhar muito bem não é mesmo rsrs...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!