Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de distro Linux para 512MB de RAM + processador de 900MHz


Guilherme Gtgg

Posts recomendados

Qual melhor versão de linux para a configuração básica de 500 de ram e 4 de armazenamento 

E um processador de um núcleo de 900mhz ? ( É um Net) 

 

Ah ..pretendo utilizar um cartão SD de 64g, para instalar o sistema operacional a ser escolhido , será possível ? Qual o processo ?

 

 

 

Por favor, me tratar como leigo, não sei nada do Linux,

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

@Guilherme Gtgg Se você está começando a entrar neste "mundo", eu sugeria você começar por Linux Mint ou Zorin OS que são muito parecidos ao ambiente Windows. Outra excelente escolha para máquinas com menor desempenho seria seria o Pop!_OS, ou Puppy linux, mas aí você irá encontrar bastante diferenças em comparação com o Windows.

Eu uso linux mint, não porque ser a melhor, apenas porque tanto estou a usar windows como estou a usar linux e foi com a qual melhor me adaptei e me habituei a usar. Por isso não se baseie na minha escolha, acho que você deveria ir experimentando e ver qual você gosta mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Guilherme Gtgg disse:

Qual melhor versão de linux para a configuração básica de 500 de ram e 4 de armazenamento 

E um processador de um núcleo de 900mhz ? ( É um Net) 

 

Hardware fraco demais para qualquer Linux famoso e que tenha semelhança com Windows. Restam apenas distribuições desenvolvidas especificamente para hardware fraquíssimo, como o Puppy Linux citado pelo @Lusitano . Adiciono o Tiny Core Linux, porém precisa de mais conhecimento para instalar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM @lusiadas andei lendo sobre o ubuntu minimal ele consome bem pouca ram do sistema, qual dessas interfaces do própria instalação vcs acham que daria certo ( alguma com apenas leitor de vídeo, e com drives funcionando ) e que de a pena instalar um office ou libreoffice, leitor de vídeo, ?  

E sobre o SparkyLinux, os requisitos mínimo de ram é 500 MB, será que dá certo?

 

Estou tentando ressuscitar esse esse netbook, eu tinha um I5 de 4 geração da Dell, mais o concerto da placa-mãe ficou 380 reais, aí acabei comprando esse netbook por 112 reais para ir quebrando um ganho enquanto arrumo dinheiro , ( não posso para de estudar para concurso) 

 

 

Screenshot_2022-06-11-14-22-28-411_com.android.chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Guilherme Gtgg Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Nessa configuração básica, eu recomendo o antiX. Talvez o Linux Mint XFCE também seja uma boa opção, mas o antiX é mais leve e é voltado para computadores com configurações fracas como essa.
antiX não é uma distro bonita, mas dá de customizá-la deixando-a parecida com Windows antigos.
Puppy Linux também é uma boa opção.

4 horas atrás, Guilherme Gtgg disse:

@Marcos FRM @lusiadas andei lendo sobre o ubuntu minimal ele consome bem pouca ram do sistema, qual dessas interfaces do própria instalação vcs acham que daria certo ( alguma com apenas leitor de vídeo, e com drives funcionando ) e que de a pena instalar um office ou libreoffice, leitor de vídeo, ?  

E sobre o SparkyLinux, os requisitos mínimo de ram é 500 MB, será que dá certo?

 

Estou tentando ressuscitar esse esse netbook, eu tinha um I5 de 4 geração da Dell, mais o concerto da placa-mãe ficou 380 reais, aí acabei comprando esse netbook por 112 reais para ir quebrando um ganho enquanto arrumo dinheiro , ( não posso para de estudar para concurso) 

 

 

Screenshot_2022-06-11-14-22-28-411_com.android.chrome.jpg

Ubuntu Minimal é uma distribuição avançada. É feita para que tu mesmo moldes o sistema para sua máquina. Daria certo sim, mas exige um conhecimento mais aprofundado em Linux, pois ao instalá-lo, tu terás apenas um sistema em modo texto que funcionará apenas através de comandos, e terás que instalar tudo que for necessário manualmente para fazê-lo funcionar com interface gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim muito obrigado , estava lendo mais sobre o Linux e as possibilidades são infinitas, tantos ambientes ( mais não sei nada de programação ou editar kkk, desisti de sistemas de informação no 2 mês de faculdade, muito difícil kk) porém gosto bastante , e aqui no site tem muito conteúdo bom .  Uma dúvida minha , ontem encomendei 2 gigas DDR2 da shopee da china , para colocar no meu Net, já que é a única parte do Net que não é soldada na placa kk,  com esses 2 gigas você acha que consigo usar um Linux mint ou zori os lite ou o sparklinux com certa folga para usar o negador de internet e editor de texto eu achei o puppy Linux com a interface tão feinha kkk, mais vou instalar ele caso não dê para colocar outra distro mesmo. ) 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 13/06/2022 às 11:00, Guilherme Gtgg disse:

@Ferox Graxaim muito obrigado , estava lendo mais sobre o Linux e as possibilidades são infinitas, tantos ambientes ( mais não sei nada de programação ou editar kkk, desisti de sistemas de informação no 2 mês de faculdade, muito difícil kk) porém gosto bastante , e aqui no site tem muito conteúdo bom .  Uma dúvida minha , ontem encomendei 2 gigas DDR2 da shopee da china , para colocar no meu Net, já que é a única parte do Net que não é soldada na placa kk,  com esses 2 gigas você acha que consigo usar um Linux mint ou zori os lite ou o sparklinux com certa folga para usar o negador de internet e editor de texto eu achei o puppy Linux com a interface tão feinha kkk, mais vou instalar ele caso não dê para colocar outra distro mesmo. ) 

 

 

 

2GB de RAM é o mínimo para Linux Mint e Zorin OS, vai rodar mas talvez não tenha um desempenho muito bom. (Além de que o Zorin exige um processador de no mínimo 1GHz, o seu está 100MHz abaixo disso).
Apesar desses sistemas mais leves serem feinhos, eles costumam ser bem customizáveis. Então é possível deixá-los com a aparência mais ao seu agrado. Só precisa lembrar de não exagerar para não deixar o sistema pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De um leigo pro outro: Usei o Lubuntu uma vez num PC bem antigo (acho que era um Athlon x2 250) ficou rápido pra caramba. Mas eu não conseguia instalar direito as coisas, não sei se por incompatibilidade dos periféricos em geral (parece que o lubuntu foi pensado mais pra notebook) ou se por noobice minha mesmo. O Ubuntu e suas variantes (Lubuntu, Xubuntu etc.) é confiável pra iniciantes porque a comunidade é grande e algumas coisas já vem pré-prontas em comparação a outras distros. Mas se fosse instalar hoje num PC mais atual pegaria o Mint que é o mais "user friendly" pra quem vem com hábitos velhos de Windows. Mas falando sinceramente eu apanho muito pra qualquer Linux (espera os puritanos virem te encher com o termo GNU) por isso depois de uns 2 meses acabo voltando pro Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Felipecfk Lubuntu hoje em dia não serve para o tipo de hardware que ele quer instalar. Muitos criticam quando o Lubuntu deixou de usar LXDE para usar LXQt, e não suporta mais processadores de 32 bits (Considerando que o dele é de 900MHz, provavelmente é 32 bits.) Também ao que sei, Lubuntu já não está mais tão leve quanto antes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@Felipecfk Lubuntu hoje em dia não serve para o tipo de hardware que ele quer instalar. Muitos criticam quando o Lubuntu deixou de usar LXDE para usar LXQt, e não suporta mais processadores de 32 bits (Considerando que o dele é de 900MHz, provavelmente é 32 bits.) Também ao que sei, Lubuntu já não está mais tão leve quanto antes.

Entendi, tem muita variedade de desktops diferentes, quando eu peguei um mint com xfce depois com mate eu nem lembro qual era a diferença. Se eu fosse colocar no PC hoje em dia, provavelmente colocaria em dual boot. Eu tenho curiosidade de experimentar o Manjaro um dia desses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...