Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 6600 - Perfomance - Compartibilidade - Hardware


Posts recomendados

Bom dia.

 

Configurações;

PRIME A320M-K/BR - ASUS

32GB 2x16 3200 XFury Kingstom

2X SSD 480GB A400, 1X SSD 240GB A1000

FONTE: 550W EVGA

RX 6600 GIGABYTE 3x FAN;

Ryzen 5 2600

WATER COOLER 120MM simples

 

Meu problema está em um jogo especifico, simplesmente ele trava muito, oscilaçao gigantesca nos quadros, em lugares abertos sem muita "fisica" construções e objetos, o FPS fica tranquilo nos 120, só chegar perto de qualquer localidade com construções, o fps oscila muito 120 a 30, e fica totalmente sem estabilidade

 

- Temperatura 59° graus placa de vídeo

- Temperatura 62° graus processador

- Consumo de recursos todos com folga.

 

Estranho só acontecer no "fortnite", em todos os outros jogos, funciona normal.

Age Of Empires IV, AC Valhalla, CS, Conam, ARK, entre outros

 

Notei que vários usuários tem problema com essa placa de vídeo nesse jogo especifico.

 

Existe algum palpite?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fortnite tem grandes problemas de otimização, principalmente no desempenho do processador. Aí junta também com o problema que as placas da AMD tem com DirectX 11, que sobrecarrega demais apenas um núcleo da CPU em vez de distribuir melhor as tarefas entre outros núcleos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas_Morais_ então, estou tentando jogar DX11, descartei, tentei com DX12, parece que está pior ainda, muita instabilidade.

Unica forma que consigo jogar de forma "mais ou menos" é no modo performance. Porém minha RX580, vai 100% sem nenhuma travada na mesma máquina, basta trocar de placa de vídeo;

 

Comprei a RX6600 que está levando uma surra para a RX580 no fortnite;@GuilhermeGB Será que temos como melhorar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

@Lucas_Morais_ então, estou tentando jogar DX11, descartei, tentei com DX12, parece que está pior ainda, muita instabilidade.

Unica forma que consigo jogar de forma "mais ou menos" é no modo performance. Porém minha RX580, vai 100% sem nenhuma travada na mesma máquina, basta trocar de placa de vídeo;

 

Comprei a RX6600 que está levando uma surra para a RX580 no fortnite;@GuilhermeGB Será que temos como melhorar isso?

Certo, mas você não está usando o mesmo driver de vídeo para as duas placas não, né? Você precisa remover completamente o driver de vídeo e instalar do zero toda vez que trocar a placa, principalmente se tratando de AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB sem duvidas eu troquei o driver para uma nova instalação, fiz a remoção completa do mesmo com DDU;

Fiz a utilização de drivers WHQL tanto para a RX580 quanto para a RX6600.

 

Tentei utilizar windows 11,10 com instalação limpas, drivers todos instalados diretamente do site da ASUS, com exceção da placa de vídeo que foi pego no site da AMD;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

@GuilhermeGB sem duvidas eu troquei o driver para uma nova instalação, fiz a remoção completa do mesmo com DDU;

Fiz a utilização de drivers WHQL tanto para a RX580 quanto para a RX6600.

 

Tentei utilizar windows 11,10 com instalação limpas, drivers todos instalados diretamente do site da ASUS, com exceção da placa de vídeo que foi pego no site da AMD;

 

Entendo. É realmente estranho que esteja rodando pior na placa mais nova e mais potente, eu acredito que é questão de otimização mesmo ou até problema de drivers, mas teria que verificar com outros usuários da mesma placa. Você já tentou algumas versões mais antigas do driver ou só a mais recente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB somente a mais recente, eu notei que existem videos com essa mesma placa, e entrega de forma tranquila.

 

RX 6600 + 3600X

RX 6600 + 5600X

RX 5600XT + 2600

RX 6600 + 10105F

 

Observando assim, eu sei que por exemplo um 3600x é melhor que um 2600, mas isso não justificaria o jogo rodar bem no 3° cenário onde o processador é o mesmo.

Só tentei com drivers atuais, mas se observar no primeiro vídeo, o rapaz está gravando a 7 dias atrás;

 

Fortnite Problema, Exemplo, meu roda assim, porém consegue oscliar entre 120 e 30; muito rapidamente;

 

 

 

 

https://community.amd.com/t5/graphics/low-fps-gigabyte-rx-6800-xt-gaming-oc/m-p/444624

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

@GuilhermeGB somente a mais recente, eu notei que existem videos com essa mesma placa, e entrega de forma tranquila.

 

RX 6600 + 3600X

RX 6600 + 5600X

RX 5600XT + 2600

RX 6600 + 10105F

 

Observando assim, eu sei que por exemplo um 3600x é melhor que um 2600, mas isso não justificaria o jogo rodar bem no 3° cenário onde o processador é o mesmo.

Só tentei com drivers atuais, mas se observar no primeiro vídeo, o rapaz está gravando a 7 dias atrás;

O vídeo pode ser de 7 dias atrás, mas o driver talvez não, quem sabe. Eu não sou jogador de Fortnite, mas eu baixei pra testar uns dias atrás e não notei nenhum problema grave também, apesar de ter um desempenho um pouco inconsistente. Já vi muitas pessoas que jogam há mais tempo dizendo que a otimização piora a cada atualização, e que o desempenho também só vai reduzindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB encontrei um drivers antigo com WHQL;

whql-amd-software-adrenalin-edition-22.3.1 Windows 11

 

Atualmente estou usando: 

whql-amd-software-adrenalin-edition-22.5.1

 

vale a tentativa, vamos ver

 

 

esse é o problema exato do meu PC: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, imagino que apenas instalar o driver na versão whql-amd-software-adrenalin-edition-22.3.1 Windows 11, executando o game em DX12, tenha resolvido o problema. Porém eu executei as seguintes tarefas para resolver o problema;

 

- Remoção completa do driver da placa de vídeo com DDU; (para instalação de nova placa)

- Remoção completa do driver de chipset da placa-mãe;

- Atualização da BIOS para ultima versão disponibilizada no site do fabricante;

- Instalação do driver da versão 22.3.1, configurado para pegar automaticamente o perfil ESports; (vale lembrar que usando o modo básico não resolveu, embora eu prefira;), configurações da placa de vídeo coloquei para a placa substituir a do aplicativo;

- Instalação do driver de chipset mais atual do A320, não peguei direto do site do fabricante da placa e sim do site da AMD;

- Reinstalação completa do jogo com problema;

 

Após isso, notei que o jogo não consegue de forma alguma rodar com sombras ativadas, com exceção dela eu consigo rodar tranquilo e estável acima do 100 quadros/s, vale lembrar:

 

Visão de distância: Épico

Texturas: Épico

Resto: desativado/baixo;

API: DX12

 

PS: Utilizando qualquer predefinição do jogo não funciona corretamente e fica travando de forma sem explicação, meu conselho é coloque pré-definição em alto, remova as sombras e ray-tracing, e personalize a gosto; Qualquer coisa eu posto as configurações atuais, mas sem problemas agora. 

 

Acabei esquecendo de mencionar, as minhas memórias ficaram configuradas a 2400 sem perfil de overclock ativo por enquanto

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom dia, estava tentando a placa e o problema foi resolvido para o fortnite, mas ao colocar a placa para rodar "league of legends" notei o mesmo problema, jogo fica em torno de 50 a 70fps com muitas travadas, como se tivesse algo segurando os quadros;

Se eu marco a opção "sincronização vertical" ou desmarco a "sincronização vertical" o jogo roda normalmente por alguns minutos, logo em seguida o problema retorna, o curioso é que ao ativar ou desativar a opção o FPS continua "destravado" porém já dei uma checada nas configurações do AMD;

 

alguém tem algum palpite, ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski tente os ajustes mesmo assim. Apesar de ser uma placa triple fan, ela tem um dissipador bem simples. A linha Eagle da Gigabyte é uma linha de entrada com foco mais em baixo custo. Pode não apresentar mesmo problemas de temperatura, mas os ajustes também podem resolver algum problema relacionado ao gerenciamento de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Eu fiz todos os testes explicados no vídeo dele, eu resolvi o problema do fortnite com atualização de driver; Só consegui jogar com o driver mais antigo e com as sombras desligadas com o resto tudo no máximo, sem nenhum problema adicional em DX12; Testei outros jogos e funcionam normalmente;

 

Age of Empires II, III, IV;

Valhein, Conam, Terraria;

CS, PUBG;

 

Porém no league of legends, funciona bem por 4 a 5 minutos, ai começa umas trancadas entre 5 e 8, logo na sequencia normaliza; as vezes o problema persiste e as vezes não persiste;

 

Uma coisa que observei é o seguinte, sempre que começa o game, ele vem com o FPS limitado a 72, porém já olhei por tudo e está todos os controles relacionados desativados, porém ao ativar e desativar a sincronia do game, normaliza o FPS por volta de 480; Embora eu não goste da ideia de ter tantos FPS, é a unica forma de ficar "razoavel", eu descarto completamente o fator temperatura, porque jogando esse game, fica em torno de 48 graus a placa;

 

Sinceramente eu não sei o que fazer, mas se eu coloco o driver mais recente o problema no LOL desaparece completamente... porém o fortnite fica injogável, estamos falando de 20 15FPS;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski cara, é bem complicado. Infelizmente essa é a situação pra muita gente com placas da AMD, tem muita gente que se dá bem e tem muita gente que se dá mal, e sinceramente eu nem sei como ajudar.

 

Se você não tiver paciência para tentar resolver o problema você mesmo ou dar sorte de achar um expert em AMD que possa te ajudar, a alternativa para ter menos dor de cabeça seria vender a placa e comprar uma opção NVIDIA. O progresso da AMD no hardware das placas de vídeo está sendo bem interessante nos últimos anos, mas eles precisam urgentemente rever o setor de software. Está sendo complicado recomendar placas de vídeo AMD pro pessoal sabendo que alguns podem ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...