Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando sozinho (temperaturas TMPIN6 e TMPIN8 a mais de 100° C!)


Posts recomendados

Olá, boa gente do Clube.

 

Estou com um probleminha no PC...o Pc desliga sozinho, o HW Monitor está marcando essas temperaturas desses 'TMPIN' da placa-mãe.

 

Mas ele não desliga sozinho DO NADA, só acontece quando vou jogar algum jogo que peça um pouco mais da placa gráfica (RX 550 2Gb DDR5), como por exemplo um feito na Unity (RE Code Verônica Remake) e os da UnReal (o RE3 Remake Fangame e os da Epic Games).

 

Sendo que aqui no RJ não está tão quento quanto de costume (está por volta dos 20° +/-), e não é porque são jogos feitos por fãs, pois os da EpicGames também dão esse problema. Inclusive, há um tempo atrás ele estava com esse problema até com jogos da Steam que rodam no meu Notebook com GPU onboard (não pedem muito) e com emulador de Play2!!!

 

Peço uma ajuda, pois essa placa-mãe comprei NOVA não tem nem 2 anos; a GPU - nova também, inclusive comprei da Amazon dos EUA, vindo direto de lá - comprei início de 2019 e o processador - apesar de meio 'velho' - comprei-o na mesa época desta.

 

Talvez precise refrigeara melhor o gabinete? Mas eu o deixei aberto, mas nada mudou...

 

Tem 16Gb RAM DDR3, além do que dá pra ver no HW Monitor (GPU, processador e Disco Rígidos)

 

Agradeço desde já!

 

 

 

WhatsApp Image 2022-06-17 at 12.11.59.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RS Faria disse:

@amado.da.monica

 

Temperaturas que não variam, independente do que o PC faça, podem ser ignoradas.. De resto, faça teste de estresse separado, em CPU e GPU, pra ver temperaturas e onde o erro acontece..

 

Primeiro: Essas temperaturas dos TMPIN's não infleucniam? Nem por estarem acima de 100°C ?

 

Segundo: Como faço para fazer esses teste e verificar onde o erro está? Pergunto isso, porque já tentei jogar os jogos que a princípio ocasionam esse defeito e observar se as temperaturas sobme, mas não reparei nada mudando (na temperatura), de modo abrupto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, amado.da.monica disse:

Primeiro: Essas temperaturas dos TMPIN's não influenciam? Nem por estarem acima de 100°C ?

Isso é erro do sensor.. Bem comum ele retornar esse número pra algum software, quando ele não tá ligado em nada.. Esquece eles..

 

 

13 minutos atrás, amado.da.monica disse:

Segundo: Como faço para fazer esses teste e verificar onde o erro está? Pergunto isso, porque já tentei jogar os jogos que a princípio ocasionam esse defeito e observar se as temperaturas sobme, mas não reparei nada mudando (na temperatura), de modo abrupto!

Pode usar o CPU-Z ou CineBench pra processador, e o GPU-Z, pra placa de vídeo.. Faça isso, de modo separado..

 

Aliás, qual a fonte que usa aí??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 às 14:46, RS Faria disse:

Isso é erro do sensor.. Bem comum ele retornar esse número pra algum software, quando ele não tá ligado em nada.. Esquece eles..

 

 

Pode usar o CPU-Z ou CineBench pra processador, e o GPU-Z, pra placa de vídeo.. Faça isso, de modo separado..

 

Aliás, qual a fonte que usa aí??

Uma coisa, a placa-mãe tá com problemas!! Usei outro software de monitoramento ( o Speecy) e vi que ela tá realmente  com mais de 100°C, além de que, fica como se estivesse sendo usada 100% dela o tempo todo! Mesmo com nada aberto.

 

Ok, CPU-Z para provessador e GPU-Z para Placa de vídeo. Pesquisei no Youtube como fazer, fiz o teste do stress do Processador - CPU-Z - deu nada.
Quando fui fazer com a placa de vídeo, com o GPU-Z, e, como está no vídeo que gravei (se puderem dêm uma olhada, são só 50s: placa-mãe) , só de testar a renderização, já desligou!

E antes que perguntem, SIM, os drivers da Placa de vídeo está atualizados!

 

Mas acredito que seja a placa-mãe, sim, pois há uns meses (não muito tempo, bota aí, papo de uns 4 meses, o PC não dava boot nem que a vaca tossisse!!!

Formatei o Pc, Tenho 3 Discos rígidos: 2 HDs, um de 1Tb, e um de 500Gb - e um SSD de 120Gb. Fiquei instalando e resintalando o Windows em um, no outro, mexendo an BIOS pra trocar o Boot Device (pois nem sequer estava enxergando, por exmplo, o pendrive bootável no USB), até que enfim, consegui instlar os OSs, primeiro o Windows 10 e depoiso o Ubuntu 22.04 LTS.

Além disso, soma-se ao que disse no início, o speedy mostra como se a placa-mãe estivesse a 100% de utilização o tempo todo, e a mais de 100°C! Assim com o HW Monitoir já motrava.

 

O que faço? Trocar a placa-mãe de novo?

 

OBS.:Não sei se faz diferença, mas o PC ainda fica com o Led o gabinete aceso, como se estivesse ligado, mas a máquina PÁRA MESMO, inclsuive o cooler do processador!

 

Quanto à Fonte que uso, é a Fonte Bluecase 500W 80 Plus Bronze - BLU500R-B, mas ela nunca me deu dor de cabeça.

 

Única peça nova que podem ter alterado o funcionamento do PC são as memórias RAM, que comprei no AliExpress em janeiro deste ano.

WhatsApp Image 2022-06-18 at 15.44.01.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-18 at 14.22.40.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!