Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu demora para entrar


A G da Silva

Posts recomendados

Boa tarde. Tenho um trialboot no SSD de meu notebook: Ubuntu 20.04, Windows 10 e Ubuntu 22.04. Estava tudo bem até que usando o Ubuntu 20.04, ao tentar abrir o terminal usando ctrl+alt+t, por engano eu devo ter digitado ctrl+windows+t, pois estou acostumado a usar o teclado do desktop que só tem uma tecla entre o ctrl e o alt, enquanto o notebook tem duas (tem também o Fn). A partir daí o note travou. Não consegui reiniciar nem com o alt+print+reisub. Tive que desliga no botão do note. E ao ligar, o Ubuntu ficou com a tela carregando com os termos de carregamento subindo rapidamente por mais mais de 2 minutos até aparecer a tela de login para colocar a senha, sendo que antes, o Ubuntu entrava em apenas 20 segundos e sem a tela de login e senha. O estranho é que o Ubuntu 22.04 aconteceu o mesmo problema para iniciar. Já o Windows está normal. Já tentei usar a "opções avançadas do Ubuntu" do boot (grub), inclusive usando outro Kernel, já tentei usar o ponto de restauração que eu tinha criado com o timeshift, e outras opções que achei em tutoriais e nada deu certo. Descobri que, se na hora do carregamento eu ficar apertando qualquer tecla, o Ubuntu entra rápido e sem a tela de login. No Ubuntu 22.04, no início da tela de carregamento aparece o seguinte: ^[[20~^[[20~^[[20~^. Isto até o final da linha e por várias linhas até depois aparecer os termos normais de carregamento que fica por mais de 2 minutos até aparecer a tela de login. Será que alguém tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a capacidade desse disco(SSD) ?

Consideraria refazer essa configuração., ao invés de 2 instalações do Ubuntu, deixar só Windows + Ubuntu(versão mais nova). Ou se quiser continuar como Trialboot colocar uma outra distro, como o Manjaro por exemplo

 

* Eu tenho 3 sistemas -> Linux Mint/Manjaro/Fedora. Mas cada sistema em seu próprio disco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, este notebook é para eu levar nos clientes para mostrar e oferecer um programa que instalei no Ubuntu 20.04 e o Windows é para mostrar ao cliente que o Linux pode acessar as pastas do outro sistema. Portanto, não fica muita coisa instalada, uma vez que o SSD tem apenas 120 GB. E, você sabe, o Linux ocupa pouco espaço. O outro Ubuntu,o 22.04, é só para eventual pesquisa, no atendimento a outros clientes para reparo de computador, já que devo evitar o uso do Ubuntu 20.04 para não atrapalhar a instalação daquele programa que vou mostrar para aqueles outros clientes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AlexandreM disse:

A gente precisa ver das mensagens do kernel geradas durante o boot para poder te ajudar. Digite “dmesg | tail” no terminal do Ubuntu e poste aqui.

 

Mas já posso adiantar que isso parece problema de disco/volume/partição.

alvaro@alvaro-IS-1442:~$ dmesg | tail

[ 13.159570] wlp2s0b1: associate with 1c:5f:2b:5c:5c:ee (try 1/3)

[ 13.292688] wlp2s0b1: RX AssocResp from 1c:5f:2b:5c:5c:ee (capab=0x411 status=0 aid=4)

[ 13.293324] brcmsmac bcma0:1: brcmsmac: brcms_ops_bss_info_changed: associated

[ 13.293330] brcmsmac bcma0:1: brcms_ops_bss_info_changed: qos enabled: true (implement)

[ 13.293342] wlp2s0b1: associated

[ 13.296860] brcmsmac bcma0:1: wl0: brcms_c_d11hdrs_mac80211: txop exceeded phylen 159/256 dur 1778/1504

[ 13.376796] brcmsmac bcma0:1: wl0: brcms_c_d11hdrs_mac80211: txop exceeded phylen 137/256 dur 1602/1504

[ 13.419906] IPv6: ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): wlp2s0b1: link becomes ready

[ 15.748452] rfkill: input handler disabled

[ 17.049174] brcmsmac bcma0:1: brcms_ops_bss_info_changed: arp filtering: 1 addresses (implement)

alvaro@alvaro-IS-1442:~$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2022 às 23:19, A G da Silva disse:

O outro Ubuntu,o 22.04, é só para eventual pesquisa, no atendimento a outros clientes para reparo de computador, já que devo evitar o uso do Ubuntu 20.04 para não atrapalhar a instalação daquele programa que vou mostrar para aqueles outros clientes.

  

   Então, o ideal seria deixar o notebook com apenas 2 sistemas. Tendo um Terceiro à parte, que rodaria via pendrive.

   * Economizaria espaço no disco(SSD) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...