Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Roteador TP-Link escolher ? C6, C80, C64, ou algum outro ?


Posts recomendados

Tinha 200MB/80MB no modem (Huawei Modem Roteador Ont Echolife Hg8245q2). Contudo, fiz um upgrade para 500MB/250MB com o mesmo modem. Notei que no mesmo local, não há um aproveitamento adequado do Wi-Fi. Gostaria de adquirir um Roteador da TP-Link para poder ampliar a área de cobertura do Wi-Fi. Minha casa é de dois andares, com cobertura integral nas duas bandas (2.4 GHz e 5 GHz).

Localização do Modem Huawei: centralizado no meio do imóvel no andar de cima. (36m2 andar de cima). E o roteador que pretendo adquirir seria para colocar no andar debaixo (36m2 térreo). Qual seria o roteador adequado ? Inverto modem e roteador ? Desativo Wi-Fi do Huawei e mantenho apenas o do TP-LINK? 

Qual roteador adquirir, onde localizar, como proceder ? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais simples é usar uma rede só. Não precisa de outro roteador, pode ser só um switch e um ponto de acesso wifi. De todo modo pode servir um roteador apesar de ter poucas portas.  Use duas redes wi-fi. Mais simples. Melhor rendimento. Procure usar algo como o AX1500 se quer algo dessa marca. 

 

Pode gerenciar a rede inteira no terreo com um ax1500 ou qualquer roteador moderno que permita no servidor DHCP colocar o endereço do gateway.

 

image.png.5b6e65fac2154515847e84aad981ac71.png      Isso é melhor porque assim divide o processamento entre os dois roteadores, deixando o Huawei no 1o piso cuidando do acesso a internet, tabelas e NAT. E no térreo o TP-Link cuida da rede IP e do DHCP. 

 

O que precisa fazer?

 

  • Se o roteador que comprar não tiver a opção como mostrei deixe tudo no primeiro piso mesmo e apenas o wi-fi e switch no roteador do terreo.
  • Claro que o gateway da rede deve ser o roteador Huawei. Onde rodar o DHCP deixe uns endereços fora da faixa pra poder usar quando precisar, além dos óbvios 2 endereços a parte para os dois roteadores. Ex: 192.1.1.0/24 para a rede, 192.168.1.10-192.168.10.254 para o DHCP e .1 .2 para os dois roteadores. .1 para o gateway.
  • Use redes wifi distintas assim fica fácil acompanhar se algo dá errado ou se algum aparelho não muda de antena
  • ao passar de um piso para o outro.

 

É o simples.

 

image.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Muito obrigado pela atenção e ajuda com essa situação que me encontro. 

Quais equipamentos você me sugere para tal adequação? 

Mantendo esse Huawei que é da Oi, quais seriam os adicionados ? Um switch e um roteador ? Pode ser de outras marcas também. Acabei usando TP-Link por perceber facilidade em se encontrar e comprar. Faria cabeado cat6 ou OneMesh?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson Figueiredo disse:

uais equipamentos você me sugere para tal adequação? 

Mantendo esse Huawei que é da Oi, quais seriam os adicionados ? Um switch e um roteador ? Pode ser de outras marcas também. Acabei usando TP-Link por perceber facilidade em se encontrar e comprar. Faria cabeado cat6 ou OneMesh

 

Se for usar um switch da TP-Link considere o que eu disse 

2 horas atrás, arfneto disse:

ax1500 ou qualquer roteador moderno que permita no servidor DHCP colocar o endereço do gateway

 

mas no fundo qualquer um que tenha wifi 6 estará bem, porque é uma transição importante essa de wifi5 para wifi6.

 

Cabeamento usando cabos cat6 é irrelevante. 5e é a norma para essas velocidades até gigabit e de nada adiante usar cabos cat6 se não tem roteadores, switches e adapadores de rede rodando a 5 ou 10gbps. E quase ninguém tem isso. Muito menos em casa. Muito menos ligados a Vivo ou Net Claro ou sei lá. 

 

A diferença entre esses cabos é de blindagem e quantia de metal. Cat6 ou 7 é caro, muito caro. E muito  chato para passar em dutos, muito chato para colocar terminais e tudo o mais. Se não tem uma fonte absurda de interferência no caminho de um cabo muito longo não há razão para usar CAT6. O "e" de 5e é a garantia de funcionamento. Até 100m entre dispositivos, até 5m em cada patch cord, até 1000mbps de banda. Nada mais.

 

Quando passar disso use os terminais E cabos E switches de acordo com a nova realidade, cat 6 ou cat 7. Mudar só os cabos não leva a nada exceto despesa e dor de cabeça. É a norma.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procure os roteadores com AX, muitos deles usam amplificadores que ajudam na cobertura do sinal wireless.

 

Por exemplo, um roteador AC não tende a ter cobertura muito maior que um não AC, porque o AC (5Ghz) tem baixa cobertura, mas alta velocidade. Eu utilizo um Redmi AX6 e substitui o roteador AC e repetidor, porque com ele consigo bom sinal na maioria dos locais em 2,4Ghz.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São aparelhos parecidos, a diferença parece estar na solução utilizada.

 

O AX10 pelo que vi é Broadcom e AX23 é Mediatek.

 

Broadcom tem boa reputação de ter bons drivers wireless, a performance da CPU é boa, mas geralmente os equipamentos que usam este chipset são mais caros.

 

Mediatek geralmente é mais barato, possui aceleração via hardware para NAT, possibilitando maior velocidade mesmo com chipsets mais "baratos". O problema é que se ativa o QoS não tem aceleração, e vice-versa. A vantagem desse chipset é o código mais aberto, então tem muitas soluções que podem compartilhar a mesma base (OpenWRT por exemplo).

 

Entre esses dois, provavelmente iria no mais barato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...