Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não da imagem e 5 bips


Posts recomendados

Eu tava com um problema de travamento e tela azul mes passado. Retirei 1 pente de memória de 8GB (estou usando agora outro pente de 8Gb) e o problema aparentemente solucionou por 1 mes até então.

Hoje de manhã liguei o PC normalmente, deu tela normal. Fui tomar uma agua e, quando voltei, o PC tava ligado, porém sem vídeo no monitor. Apertei o botao de reiniciar do Gabinete, e quando ele tava reiniciando, o PC ainda não deu vídeo, porém emitiu 5 bips curtos (mas os leds estavam acesos, os coolers girando, perifericos ligados, menos vídeo).

 

Desliguei o PC geral. Esperei 10 minutos, e tentei ligar de novo. Pra minha surpresa, ligou. Como se nada tivesse acontecido. Ta aparentemente normal (pelo menos por enquanto).

Será que é esse outro pente de memória que ta ruim tambem? Pode ser algum caso com placa-mãe ou processador? O que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Ernani94 Bom dia

 

Qual configuração do seu PC?

placa-mãe: Aorus B460 Pro Ac (1 ano)

Placa Vídeo: Gigabyte RX 570 4Gb (3 anos)

CPU: Core i5 - 10400 (1 ano)

Ram: Corsair Vengeance 1x8GB DDR4 3000mhz (5 anos)

Fonte: XPG Core Reactor 650w Gold (1 ano)

SSD: Patriot Sparkle 128gb (5 anos)

HDD: Seagate barracuda 1tb (5 anos)

2 minutos atrás, Raphael Valinhas disse:

Bom dia,

 

Já passou limpa contato nos slots de memória e uma borracha na memória? 

Então, uns 2 meses atrás quando eu tava com problema de tela azul e travamento (as vezes emitia 4 bips tambem e não dava imagem), eu limpei o slot da placa-mãe e as memórias, tirei uns principios de oxidação, e o pc voltou a funcionar normalmente. Só que depois não teve mais jeito. Só funcionou a voltar a ligar quando eu tirei um dos pentes de memória. Estou usando só com 1 pente de memória até agora, 1 mês depois. Hoje de manhã que tive esta surpresa estranha de novo.

 

Dizem que 5 beeps é relacionado a CPU. Mas se fosse problema de cpu, o pc nem deveria mais ligar de vez, certo? Não sei se é possível um processador funcionar mesmo estando danificado de certa forma...Por isso eu to na dúvida, se é memória ainda, se é placa-mãe, se é placa de vídeo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Realmente, nunca tive a oportunidade de passar por isso mas já li também sobre 5 bips representar erro no processador.

Enfim, você abriu a cooler box e mexeu no processador nessas trocas de RAM? Talvez esteja mal encaixado e você não tenha percebido... Se não, pode ser algum dano mais complicado mesmo.

 

Há algumas coisas a mais que você pode fazer para ajudar na resolução do problema:

 

-Resetar a BIOS (tirando a pilha da placa-mãe por 10 segundos e colocando novamente), quem sabe não dá a sorte de ser apenas um erro de configuração na BIOS?

 

-Testar outras memórias (por acaso você não tem algum amigo com DDR4 para que você possa testar?)

 

-Se for possível, testar outro processador. 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, pedro.moura disse:

Olá! Realmente, nunca tive a oportunidade de passar por isso mas já li também sobre 5 bips representar erro no processador.

Enfim, você abriu a cooler box e mexeu no processador nessas trocas de RAM? Talvez esteja mal encaixado e você não tenha percebido... Se não, pode ser algum dano mais complicado mesmo.

 

Há algumas coisas a mais que você pode fazer para ajudar na resolução do problema:

 

-Resetar a BIOS (tirando a pilha da placa-mãe por 10 segundos e colocando novamente), quem sabe não dá a sorte de ser apenas um erro de configuração na BIOS?

 

-Testar outras memórias (por acaso você não tem algum amigo com DDR4 para que você possa testar?)

 

-Se for possível, testar outro processador. 

 

 

 

 

Opa, então, eu não mexi em nada do processador durante essa troca/limpeza de ram. Ele ta exatamente do mesmo jeito desda primeira vez em que foi instalado. 

Eu realmente estou na duvida, mas caso o problema volte a acontecer, tentarei esse teste de tirar a pilha da BIOS pra resetar e tentar outra Ram com alguém

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ernani94 Não que seja necessariamente comum, mas como é a ventilação do seu gabinete? Há fans fora o cooler box? Passagem de ar é boa? Talvez o que esteja causando o problema seja o processador aquecendo. Geralmente quando é isso o vídeo sobe e antes mesmo de subir o Windows a placa-mãe já avisa que o processador está atingindo altas temperaturas, mas nunca se sabe. 

Problemas de vídeo geralmente ou são causados por problemas na placa de vídeo, ou na memória RAM ou por BIOS desconfigurada (o que é até um pouco raro), 

Não que não possa ser causado por um problema no processador, mas pelo tempo de compra (1 ano atrás), não era pra ele apresentar um problema assim... Curioso.

 

No aguardo do teste da pilha e mais informações!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Ernani94 disse:

placa-mãe: Aorus B460 Pro Ac (1 ano)

Placa Vídeo: Gigabyte RX 570 4Gb (3 anos)

CPU: Core i5 - 10400 (1 ano)

Ram: Corsair Vengeance 1x8GB DDR4 3000mhz (5 anos)

Fonte: XPG Core Reactor 650w Gold (1 ano)

SSD: Patriot Sparkle 128gb (5 anos)

HDD: Seagate barracuda 1tb (5 anos)

Então, uns 2 meses atrás quando eu tava com problema de tela azul e travamento (as vezes emitia 4 bips tambem e não dava imagem), eu limpei o slot da placa-mãe e as memórias, tirei uns principios de oxidação, e o pc voltou a funcionar normalmente. Só que depois não teve mais jeito. Só funcionou a voltar a ligar quando eu tirei um dos pentes de memória. Estou usando só com 1 pente de memória até agora, 1 mês depois. Hoje de manhã que tive esta surpresa estranha de novo.

 

Dizem que 5 beeps é relacionado a CPU. Mas se fosse problema de cpu, o pc nem deveria mais ligar de vez, certo? Não sei se é possível um processador funcionar mesmo estando danificado de certa forma...Por isso eu to na dúvida, se é memória ainda, se é placa-mãe, se é placa de vídeo....

Compre limpa contato caso não tenha, e passe no slot do processador, nos contatos do processador, no slot do processador e nos contatos da memória, no slot PCI-E e no encaixe PCI-E da placa de vídeo.

Recoloque o processador, resete a BIOS por 10 segundo e ligue a máquina sem a memória.

Veja se os bips se muda, se mudar coloque a memória e tente ligar a máquina usando o vídeo integrado do processador e veja se da imagem.

Se de imagem coloque a placa de vídeo e liguei o monitor nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, pedro.moura disse:

@Ernani94 Não que seja necessariamente comum, mas como é a ventilação do seu gabinete? Há fans fora o cooler box? Passagem de ar é boa? Talvez o que esteja causando o problema seja o processador aquecendo. Geralmente quando é isso o vídeo sobe e antes mesmo de subir o Windows a placa-mãe já avisa que o processador está atingindo altas temperaturas, mas nunca se sabe. 

Problemas de vídeo geralmente ou são causados por problemas na placa de vídeo, ou na memória RAM ou por BIOS desconfigurada (o que é até um pouco raro), 

Não que não possa ser causado por um problema no processador, mas pelo tempo de compra (1 ano atrás), não era pra ele apresentar um problema assim... Curioso.

 

No aguardo do teste da pilha e mais informações!

 

Sim, eu acredito que fonte e processador neste caso estão funcionando perfeitamente. A minha suspeita é memória, VGA ou placa-mãe. Mas estou mais suspeito de memória ou Placa de vídeo. Mas é tudo meio confuso, porque meses atrás quando o PC ligava mas não dava vídeo, tinha vez que bipava 4 vezes, se referindo a memória. Ai limpava a memória, o pc voltava a funcionar por um tempo. Depois de mês, o problema voltou, deu tela azul e o pc nem bipava e nem dava vídeo. Tirei 1 pente de memória, voltou a funcionar normalmente (na primeira tentativa). Já estava certo que era memória, ai me acontece hoje isso 1 mes depois: Pc liga normal, de repente não tem mais vídeo, e bipou 5 vezes, se referindo a cpu. Desliguei e liguei o pc, e logo de primeira voltou a funcionar. Vi uma pessoa tendo esse mesmo problema e ele trocou placa de vídeo, e solucionou o problema. Outra pessoa já teve o mesmo problema, trocou placa-mãe apenas, e solucionou o problema.

Tudo muito confuso kkkk

 

Sobre a ventilação, ele é bem ventilado. É um gabinete da Sharkoon, que vem com 3 fans na frente do pc, e 1 atrás. Pro processador eu uso o proprio cooler box dele, padrão, e não venho tendo problemas relacionados a temperatura. A minha placa de vídeo, RX 570 tem 2 fans.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Compre limpa contato caso não tenha, e passe no slot do processador, nos contatos do processador, no slot do processador e nos contatos da memória, no slot PCI-E e no encaixe PCI-E da placa de vídeo.

Recoloque o processador, resete a BIOS por 10 segundo e ligue a máquina sem a memória.

Veja se os bips se muda, se mudar coloque a memória e tente ligar a máquina usando o vídeo integrado do processador e veja se da imagem.

Se de imagem coloque a placa de vídeo e liguei o monitor nele.

Opa, beleza!

Caso o problema volte a aparecer, farei isto também, valeu pela dica. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ernani94 Seu processador tem vídeo integrado? Se sim, faça o teste plugando o VGA direto na placa-mãe. 

Inclusive, eu vi aqui no site da AMD e a RX 570 não tem VGA, você mencionou ali em cima estar suspeitando dele... Por acaso você está usando algum tipo de adaptador HDMI pra VGA? Pergunto porque eu mesmo tive diversos problemas usando ele. E sempre começava com eu tirando a placa de vídeo da placa-mãe e colocando novamente. Bom, é uma opção, caso você use....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, pedro.moura disse:

@Ernani94 Seu processador tem vídeo integrado? Se sim, faça o teste plugando o VGA direto na placa-mãe. 

Inclusive, eu vi aqui no site da AMD e a RX 570 não tem VGA, você mencionou ali em cima estar suspeitando dele... Por acaso você está usando algum tipo de adaptador HDMI pra VGA? Pergunto porque eu mesmo tive diversos problemas usando ele. E sempre começava com eu tirando a placa de vídeo da placa-mãe e colocando novamente. Bom, é uma opção, caso você use....

Opa, foi um erro de escrita meu kkkk na RX 570 eu uso HDMI mesmo. Foi apenas uma confusão minha.

Mas sim, irei testar caso o problema volte a acontecer a seguir estes passos que vcs falaram. Meu processador tem vídeo integrado (i5 10400).Como eu não tenho nenhuma outra peça por fora pra trocar e testar, fica mais difícil de saber com exatidão qual peça do pc que ta ruim. Pelo menos o PC liga sempre, é só uma questão que as vezes ele não da imagem e não da bip. Quando da bip, ele da ou 4 ou 5. É meio confuso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, Ernani94 disse:

Opa, foi um erro de escrita meu kkkk na RX 570 eu uso HDMI mesmo. Foi apenas uma confusão minha.

Mas sim, irei testar caso o problema volte a acontecer a seguir estes passos que vcs falaram. Meu processador tem vídeo integrado (i5 10400).Como eu não tenho nenhuma outra peça por fora pra trocar e testar, fica mais difícil de saber com exatidão qual peça do pc que ta ruim. Pelo menos o PC liga sempre, é só uma questão que as vezes ele não da imagem e não da bip. Quando da bip, ele da ou 4 ou 5. É meio confuso. 

Se estiver confuso qtos ao bips, faça um vídeo e poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...