Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte GA-A320M-S2H é compatível com Ryzen 5 5600X?


Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Sou usuário de uma A320-S2H da gigabyte e ainda esse ano pretendo fazer um upgrade para um Ryzen 5 5600X e também acrescentar uma placa de vídeo RTX 2060, gostaria de saber se essa placa-mãe tem suporte pra esse processador, e se a mesma "aguentaria" esse processador em específico com essa placa de vídeo e mais 16GB de RAM 3200mhz, tenho essa placa-mãe a um tempo nunca me deu problema e gostaria de continuar usando ela pra evitar gastos desnecessário se possível, no caso utilizando essa placa eu teria alguma perda no desempenho da minha placa de vídeo ou processador?, o desempenho seria o uso máximo dos componentes?, uma fonte Corsair 550w 80 plus bronze seria suficiente pra alimentar esse conjunto?, gostaria de saber se esse conjunto citados de placa-mãe, processador e placa de vídeo não me dariam problemas porque basicamente seria o PC ideal pra mim por muito tempo. Atualmente tenho um Ryzen 3 3200g + A320-S2H Gigabyte (placa-mãe CITADA) + 16GB 3200mhz Hyperx Fury (MEMÓRIA CITADA) + PLACA DE VÍDEO INTEGRADA. O ideal era vender o processador e fazer o upgrade citado, se tiverem ideais melhores estou disposto ao ouvir. Muito obrigado mesmo!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua MB é de entrada e bem básica, sem dissipador de VRM e etc.

Irá lhe atender, mas não é o ideal.

 

Lembrando que, deverá atualizar a BIOS para que ela suporte os Ryzen 5000.

Então não esqueça de atualizar, antes de vender sua atual CPU.

E sobre a Fonte, recomendo uma XPG Pylon ou se tiver com preço bom, pode ir na linha CX da Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Shelby_ disse:

Essa sua MB é de entrada e bem básica, sem dissipador de VRM e etc.

Irá lhe atender, mas não é o ideal.

 

Lembrando que, deverá atualizar a BIOS para que ela suporte os Ryzen 5000.

Então não esqueça de atualizar, antes de vender sua atual CPU.

E sobre a Fonte, recomendo uma XPG Pylon ou se tiver com preço bom, pode ir na linha CX da Corsair.

Mas então me atende no sentido que excluindo a existência de do overclock eu teria total desempenho do conjunto do Ryzen 5 5600 + RTX 2060? E no caso qual a potência recomendada da fonte uma 550w tem potência suficiente? Ou tem que ser maior?

12 horas atrás, RBMA disse:

Vai ter que atualizar a BIOS para ultima versão e não poderá fazer overclocling. Se eu fosse você compraria o Ryzen 5600G para não depender de placa de vídeo ou Ryzen 5 5600.

Então isso eu consegui pesquisar e entender da atualização da BIOS, não poder fazer overclock é uma opção que estou disposto a aceitar desde que eu consiga o desempenho total do Processador + Placa de Vídeo, porque comprar o Ryzen 5 5600 e não o Ryzen 5 5600x, seria a diferença de preço gritante e o desempenho não tão diferente assim? Não tenho certeza mas um Ryzen 5 5600G sem a placa de vídeo não se atenderia em alguns jogos o FPS necessário mas vou dar uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 5 5600 irá lhe atender perfeitamente, ele é melhor custo-benefício… pois tem o mesmo desempenho do 5600X porém é mais barato (Ambos são desbloqueados para OC).

Deverá optar pelas MB de linha “B” ou “X” caso opte por O.C.

 

Sobre a Fonte, uma de 550w irá lhe atender e com folga. (Recomendo XPG Pylon).

 

E não opte pelo Ryzen 5 5600G, pois pagará mais caro por uma CPU inferior (R5 5600G é inferior aos R5 5600/5600x).

Não faz o menor sentido optar por ele tendo GPU dedicada.

 

Só faz sentido, caso pretenda pegar uma GPU dedicada futuramente, fora isso é um ideia bem burra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Luc457x disse:

@RBMA as 320 também tem upgrade de BIOS pros Ryzen 5000? achei q era só as 450 ou superior...

Sim receberam desde maio.

@Shelby_ É bom pra deixar uma GPU como reserva caso a principal dê problema mas isso é a gosto do usuário. O desempenho é coisa de 5% - 10% de diferença pro Ryzen 5 5600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RBMA disse:

@Shelby_ É bom pra deixar uma GPU como reserva caso a principal dê problema mas isso é a gosto do usuário. O desempenho é coisa de 5% - 10% de diferença pro Ryzen 5 5600.

A diferença de desempenho é bem maior, dê uma olhada nesses vídeos (Link 1, Link 2, Link 3).

Como falei, é algo completamente sem sentido pegar uma CPU inferior apenas para se "prevenir" caso a GPU venha a apresentar defeito.

Me parece que os novos Ryzen 7000, não terá essa diferença de desempenho.

Ai sim, faz sentido optar pelos Ryzen com sufixo "G".

 

Mas ai vai do usuário, ao meu ver, a melhor opção seria um Ryzen 5 5600.

E claro, o Ryzen 5 5600G é uma ótima CPU também... Se ele compactua dessa ideia, poderá optar pelo R5 5600G, porém deverá saber que terá uma perda considerável de desempenho em relação ao R5 5600/5600X em troca dessa prevenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Muito obrigado a todos pelos conselhos e soluções @Shelby_ @RBMA , comprei o processador Ryzen 5 5600X pois o mesmo estava na promoção na Kabum com diferença de apenas 200 reais do 5600 então pelo o que eu entendi valeu a pena, ou não? Além disso também adquiri também uma Fonte XPG Pylon 750W 80 Plus BronzeRTX 2060 6Gb Gigabyte que também estava na promoção na Kabum, como disse anteriormente pretendo abrir mão do OVERCLOCK para manter minha MB atual A320-S2H Gigabyte sem adicionar custos no momento, gostaria de confirmar com vocês se todos esses componentes (em negrito) realmente são compatíveis e irão funcionar perfeitamente? excluindo como citado a possibilidade de realizar OVERCLOCK.

Futuramente pretendo realizar o update da MB, poderiam ja me indicar a melhor MB para essa configuração??

  • Ryzen 5 5600X
  • Fonte XPG Pylon 750W 80 Plus Bronze
  • RTX 2060 6Gb Gigabyte
  • Hyperx Fury 3000mhz 16Gb(8Gbx2) DDR4
  • placa-mãe A320-S2H Gigabyte (MB Atual a ser mudada futuramente)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vamos lá.

- Deveria ter ido no Ryzen 5 5600 pela diferença de preço, pois basicamente ambos tem o mesmo desempenho e teria economizado R$ 200,00.

- XPG Pylon é uma boa fonte de entrada, mas pelo preço que pagou nessa de 750W (Overkill para esse PC, onde creio não consumir 450W), deveria ter pego XPG Core Reactor 650W onde é uma fonte topo de linha de altíssima qualidade, maior eficiência e durabilidade pelos mesmos R$ 599,90.

 

Não fez escolhas ruins, fique tranquilo em relação a isso.

Porém poderia ter feito escolhas melhores.

 

E sim, tudo é compatível, apenas terá que atualizar a BIOS da A320 para suportar os Ryzen 5000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...