Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tudo bem? Recentemente meu monitor queimou, e como meu pc já tinha uns anos decidi trocar as peças, acabei achando a placa do titulo em promoção na kabum por R$270.

https://www.msi.com/Motherboard/A320M-A-PRO-MAX

Como sou um usuario mais leve, optei por essa placa-mãe, ja que pretendo apenas utilizar o grafico integrado.

Resolvi investir no processador, então acabei optando por um Ryzen 5 4600g mais ainda não efetuei a compra.

Vendo alguns videos, notei que o suporte desses Ryzen 5 foi liberado há pouco tempo, e há ressalvas sobre, dizem que alem de não suportar certas tecnologias ainda tem a questão da construção da placa, que pode fazer ela esquentar muito e acabar gerando um problema futuro.

Como eu já sou do nordeste e moro em Teresina um lugar que é bem quente, já penso no que pode da se abusar disso.

Agora não sei exatamente o que fazer, não quero ter que devolver a placa-mãe porque já foi trabalhoso por si só achar algo por um bom preço nessa crise.

Minha questão é, o que devo fazer nesse caso? Me contentar com algo mais básico? O quão longe posso ir com isso? Qual processador adquirir? Devo investir num gabinete com fonte em baixo pra diminuir aquele ar quente na placa-mãe?

Preciso de dicas sobre o que fazer nesse caso, qualquer sugestao é bem vinda.

Atualmente tenho:

Fonte gamemax 500w 80 plus bronze p alimentar.

Postado

@Josiel Silva eu não me preocuparia tanto assim, sendo que a TDP do 4600G é de 65w - que é normalmente o máximo suportado pelas a320. O problema real de temperatura começa com os processadores com TDP de 95w.

Mas também é preciso ter um gabinete com refrigeração adequada - frente em mesh e 6 fans instalados de maneira correta. E não, não diminuiria o ar quente na placa-mãe um gabinete com fonte em baixo. A fonte joga o ar para fora. E ar quente sobe. A fonte em baixo é para refrigerar a fonte melhor.

Postado

@Josiel Silva Se está na lista de compatibilidade do site da placa-mãe funciona. Poderia perde algumas funções como PCIe 4.0 que só existe no chipset 500 - mas acho que nenhum processador terminado em G tem suporte a PCIe 4.0.

E não tenho certeza de quais outras funções você pode perder. Talvez seja mais difícil fazer com que memórias de frequência alta funcionem em uma a320.

Postado
3 horas atrás, MrNobody disse:

@Josiel Silva Se está na lista de compatibilidade do site da placa-mãe funciona. Poderia perde algumas funções como PCIe 4.0 que só existe no chipset 500 - mas acho que nenhum processador terminado em G tem suporte a PCIe 4.0.

E não tenho certeza de quais outras funções você pode perder. Talvez seja mais difícil fazer com que memórias de frequência alta funcionem em uma a320.

Então, to com uma duvida em relação a isso, minha placa-mãe suporta processadores de 1° 2° 3° geração, olhando o Ryzen 5 4600g ele é um zen2, ou seja, em tese é pra ele ser de terceira geração, mas perguntando na Pichau sobre a geração do processador, eles disseram que era de 4° geração, mas o Ryzen 5 5600g que é de quarta, e agora to sem entender nada.

Se não suportar em stock, eu teria que atualizar a BIOS, e os tecnico daqui vão meter a faca no meu bucho e cobrar uns 100 reais pra isso.

Postado

@Josiel Silva os 5000 lançaram antes dos 4000 - que deveria ser a 4ª geração.

Então é confuso. 

Sendo uma A320 muito provável que você teria que atualizar a BIOS para qualquer processador mais atual. A BIOS que suporta o 4600G é a mais atual. Enquanto a do 5600G deve ter mais de 1 ano eu acredito.

@Josiel Silva na verdade fui olhar e a BIOS é a mesma para o 5600G. Então a não ser que a terabyte pegou um lote novo da placa-mãe ela possivelmente só vai aceitar até os Ryzen 3000.

Talvez até exista a data de produção da placa-mãe em algum lugar da caixa ou se você cadastrar o serial number da sua placa-mãe na MSI apareça mais informações.

Postado

@MrNobody Estou pensando em comprar a mesma placa, porém por um Ryzen 3 3200g ou um Ryzen 5 3400g, acha que eu deveria investir numa placa melhor ? Sou um usuário bem moderado, o foco principal e trabalho e estudos. Talvez também uns jogos leves, não comprarei placa de vídeo este ano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...