Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NVMe não aparece para alocar no gerenciamento de disco


Posts recomendados

Creio que acabei postando no tópico errado a dúvida, então irei repostar aqui.

 

Comprei um SSD modelo NVMe M2 da Samsung, o modelo é o 970 Evo Plus. Conectei ele certinho na placa-mãe, e ele não apareceu no exploradores de arquivos, até aí tudo bem, eu sei que tenho que entrar no gerenciador de disco, e alocar/ativar o SSD, o problema é que ele nem aparece para eu fazer essa alocação, já tentei mexer em tudo e não sei o que fazer. Alguém tem alguma luz? Será que o SSD tá queimado, ou será que é a entrada M2 na placa, será que dá pra "alocar" ele pelo boot de um pen-drive?

 

SSD: NVMe M2 Samsung 970 Evo Plus

Placa-mãe: A320M-HDV R4.0

Processador: Amd Ryzen 5 3350G

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jackson paulo no caso a comunição entre BIOS e SSD não esta acontecendo o que deveria acontecer, a BIOS é o software que faz a comunicão com o hardware, então se a BIOS não esta reconhecendo o SSD possivelmente é algum problema nas conexões ou até mesmo no seu disco, recomendo você verificar isso. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa placa já teve uma penca de atualizações de BIOS. Caso a versão aí esteja muito defasada, tente atualizar. Cuide que, na página de download da ASRock, a instrução é para primeiro atualizar para a versão 7.00 (caso a atual seja anterior) e depois para a última 7.20. As versões recentes não suportam mais CPUs Bristol Ridge (A-Series); não te afeta pois tem um Ryzen aí.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dificilmente. Essas listas são sempre incompletas. PCIe (barramento) e NVMe (protocolo) são especificações padronizadas, que todo fabricante que queira seus produtos compatíveis precisa seguir. Ou seja, qualquer SSD é para funcionar em qualquer placa, desde que ambos implementem as especificações corretamente.

 

No caso do protocolo NVMe, como aconteceu com o veterano AHCI do tempo das cavernas (SATA 💀), até a questão do driver do sistema operacional foi facilitada, pois o driver genérico funciona bem em qualquer dispositivo. Windows tem o seu[*], Linux tem o seu, FreeBSD tem o seu, o BIOS tem o seu (afinal precisa acessar o dispositivo e, para isso, tem que falar a "língua" do mesmo), etc. Se o fabricante do SSD fizer uma implementação do protocolo que divirja da especificação, se ralou, pois não funcionará em lugar nenhum.

 

Claro que existem os... bugs e, em casos mais raros, incompatibilidades. Por isso comentei sobre a versão do BIOS.

 

[*] O driver nativo stornvme.sys, a partir do Windows 10, suporta os principais recursos do protocolo e é a opção recomendada. É ativamente mantido pela Microsoft: a versão 1903 recebeu uma nova versão, depois na 2004 novamente parece... Google dará detalhes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...