Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS reconhecendo menor frequência que o pente instalado


Posts recomendados

Olá, porquê a BIOS sempre reconhece memória de menor frequência? No usei o programa ainda64 e o pente de memória é DDR4 8 GB frequência 2.444 GHz. Só que na BIOS ele só reconhece 2.333 GHz. Já fiz situação de uma placa de memória frequência de 2.333, coloquei de 2 GB na frequência de 1.333, total deu 6 GB. Ohie na BIOS e só reconhece 6 GB frequência 1.333 MHz. Me tire essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, marcelotss disse:

coloquei de 2 GB na frequência de 1.333, total deu 6 GB. Olhei na BIOS e só reconhece 6 GB frequência 1.333 MHz. Me tire essa dúvida.

Está certo. 4gb+2gb=6gb    Mas não seria 2.133mhz?

 

Quando se adiciona mais que 1 modulo de memória a placa-mãe sempre vai setar as frequências e latências pela mais baixa. 

Exemplo se tiver 2666mhz e outra 3000mhz a placa-mãe vai automaticamente setar todas em 2666mhz. 

É o modo como funciona, Já que OC de memória é uma opção do usuário e não do fabricante a placa-mãe jamais vai subir automaticamente em OC a frequência de uma memória para igualar a mais alta, portando ficando a menor frequência como referência. 

Estamos falando aqui sobre automaticamente, sem mudar nada em BIOS. 

 

Em placas mães que suportam o XMP/D.O.C.P o usuário pode subir as frequências ativando o Perfil xmp, caso tenha todas as memórias de frequência maior que o padrão[2666ou2400 ou qual seja dependendo da arquitetura]  por ex:3000mhz, assim podendo desfrutar da frequência nativa da memória 

Em casos de memórias de diferentes frequências o usuário pode tentar um OC manual, na memória de menor frequência para não diminuir tanto a outra..   Mas isso não tem garantia de sucesso e pode ocorrer instabilidades. 

 

Dito isto por esses motivos sempre é recomendado que se for utilizar 2 módulos de memórias sempre faça com módulos iguais, tanto em tamanho GB, quanto em frequência e latência para que possa de fato usar o Dual channel sem preocupações como "se vai funcionar ou não".

Que para o seu caso, você não terá Dual Channel, mas sim um Flex Mode com baixa frequência, o que praticamente não vai mudar nada em desempenho, apenas aumentar a quantia de GB de Ram somente.

 

Você está usando Desktop ou Notebook?

Baixe e instale o CPU-z, execute e printe as abas "memory" e "SPD[dos 2 slots com as memórias]

Cole aqui para darmos uma olhada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...