×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boletim 2.088 – 14/06/2022


Posts recomendados

  • Editor
Boletim 2.088 – 14/06/2022
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 
Clube do Hardware
Boletim 2.088 – 14/06/2022
Editado por Flavia Dutra
Enviado para
Proibido Copiar ou Republicar


Índice

 

1. Curso Hacker Ético

2. Pesquisadores descobrem falha em um sistema de segurança do chip M1, da Apple

3. AMD anuncia a primeira APU x86 exascale do mundo, Instinct MI300

4. Informações vazadas sugerem o lançamento do novo iPad Pro em 2023

5. Cientistas criam chip óptico que processa quase 2 bilhões de imagens por segundo

6. Fontes divulgam especificações do próximo smartphone da OnePlus

 

1. Curso Hacker Ético

 

Aprenda a usar todo o poder da tecnologia para o bem, através de um curso completo sobre hacker ético! Avaliação de vulnerabilidade, localização de falhas, invasão de sistemas, como ganhar dinheiro localizando bugs e muito mais!

 

Gostaria de ver o curso por dentro e toda a grade curricular de forma gratuita? Acesse https://bit.ly/curso-hackeretico, cadastre seu email e receba acesso imediato!

 

[Informe publicitário, texto de responsabilidade do anunciante]

 

2. Pesquisadores descobrem falha em um sistema de segurança do chip M1, da Apple

 

Pesquisadores do Laboratório de Ciência e Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) descobriram uma brecha em um dos sistemas de segurança do chip M1, da Apple.

 

Conforme os cientistas, a vulnerabilidade permite descobrir o código de autenticação de ponteiro (PAC), que impede ataques relacionados à inserção de chaves maliciosas na memória dos dispositivos. Quando um software tenta implantar códigos na memória do dispositivo e eles estão incorretos, o programa trava e o PAC é alterado.

 

Diante disso, os pesquisadores desenvolveram o PACMAN, um esquema que burla a falha, utilizando a execução especulativa dos chips com arquitetura ARM, que desempenha funções possíveis antes de serem realizadas, testando diversos PACs com base no resultado criado pelo próprio chip.

 

No entanto, o PACMAN só será útil após o software malicioso ultrapassar todas as camadas do chip M1, sob a necessidade de derrotar a proteção de autenticação de ponteiro.

 

A brecha pode afetar todos os dispositivos da Apple com os chips M1, M1 Pro e M1 Max, bem como processadores com arquitetura ARM que têm execução especulativa.

 

O porta-voz da Apple, Scott Radcliffe, agradeceu a colaboração dos pesquisadores e comentou que, de acordo com as análises da empresa, o problema é insuficiente para quebrar toda a segurança do sistema operacional e não oferece risco imediato aos usuários.

 

3. AMD anuncia a primeira APU x86 exascale do mundo, Instinct MI300

 

A AMD apresentou a Instinct MI300, a primeira APU (Unidades Aceleradas de Processamento) x86 exascale do mundo voltada para Computação de Alto Desempenho (HPC) e data centers.

 

A empresa informou que a APU mistura chiplets de processador EPYC com núcleos Zen 4 e de GPU baseada na nova microarquitetura CDNA 3 e com litografia de 5 nm, que operam de maneira unificada em um soquete, com memória HBM compartilhada, oferecendo maior desempenho em cargas de trabalho HPC e Inteligência Artificial. Ela faz parte da quarta geração da arquitetura de estrutura de data centers Infinity Architecture, possui tecnologia de empilhamento de chips em 2,5D e 3D e a tecnologia de memória Infinity Cache.

 

Além disso, a AMD estaria também desenvolvendo mais de 40 chiplets diferentes, incluindo processador, GPU, a AI Engine (AIE), baseada na arquitetura XDNA com a tecnologia da Xilinx, e a plataforma de software de programação unificada de código aberto AMD Unified AI Stack 2.0, que possibilita trabalhar de forma integrada na computação adaptativa.

 

A APU AMD Instinct MI300 tem previsão de lançamento para 2023.

 

4. Informações vazadas sugerem o lançamento do novo iPad Pro em 2023

 

Informações vazadas indicam que a Apple já está trabalhando na produção do terceiro modelo do iPad Pro, que teria tela Mini LED com tecnologia Pro Motion de 14,1 polegadas.

 

De acordo com as informações, o tablet traria tela com taxa de atualização de 120 Hz, processador M2, 16 GiB de memória e 512 GiB de armazenamento.

 

Estimativas sugerem que o novo iPad Pro seja apresentado no início de 2023.

 

5. Cientistas criam chip óptico que processa quase 2 bilhões de imagens por segundo

 

Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criaram um chip óptico com capacidade de processamento de aproximadamente 2 bilhões de imagens por segundo.

Segundo os pesquisadores, o chip funciona sem um sistema que converta sinais ópticos em elétricos ou transforme os dados em formato binário e é composto por uma rede neural que processa informações na forma de luz.

 

Durante os testes, o chip, que mede 9,3 mm, demonstrou capacidade de classificar cada caractere em 0,57 nanossegundo e 1,75 bilhão de imagens por segundo. Depois de treinado, o processador classificou as imagens, que não precisam ser armazenadas, com 93,8% de precisão.

 

Firooz Aflatouni, responsável pela pesquisa e professor de Engenharia Elétrica, disse: “Em vez de sinais elétricos comuns, o novo chip processa informações na forma de luz, utilizando fios ópticos como se fossem neurônios, empilhados em várias camadas, com cada uma delas especializada em um tipo específico de classificação. Nosso chip processa informações por meio da computação por propagação, em que os cálculos ocorrem à medida que a luz se propaga, pulando a etapa de conversão de sinais ópticos em sinais elétricos para ler e processar os dados, tornando-o significativamente mais rápido”.

 

A partir de agora, os cientistas pretendem treinar chips com menos de 10 mm para reconhecimento de vídeos e objetos 3D, com o intuito de classificar imagens mais complexas e de maior resolução.

 

6. Fontes divulgam especificações do próximo smartphone da OnePlus

 

Fontes ligadas ao assunto apontaram características do suposto modelo de smartphone OnePlus 10 ou OnePlus 10T, da companhia chinesa OnePlus.

 

De acordo com as informações, o telefone teria codinome de Project Ovaltine, processador Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1, tela AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ (2440 x 1080) e taxa de atualização de 120 Hz, câmera frontal de 32 MP, câmeras traseiras de 50 MP com estabilização óptica de imagens (OIS), 16 MP (ultrawide) e 2 MP (macro), flash LED circular, botões de volume na lateral esquerda, botão de energia no lado direito e capacidade para gravar vídeos 4K a 60 quadros por segundo (fps).

 

Além disso, o aparelho viria com sensor biométrico sob a tela, alto-falantes estéreo, bateria de 4.800 mAh com carregamento rápido de 150 W e sistema operacional Android 12 com interface personalizada OxygenOS 12.

 

Estimativas indicam que o smartphone deve ser lançado em julho deste ano. A companhia OnePlus não comentou sobre o assunto.

Enviado para por você ter se cadastrado no site Clube do Hardware

Clube do Hardware LLC

2885 Sanford Ave SW # 25530 Grandville, MI 49418-1342 USA

Edições passadas - Cancelar inscrição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como se tornar um desenvolvedor full-stack

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!