Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo trocar a RX 580 8gb por uma 3060 ti?


Posts recomendados

Estou extremamente hypado com a redução estrondosa dos preços das GPUs e acabei ficando desesperado pra comprar uma nova.

 

O meu único foco de utilização são os games AAA (de grandes empresas) lançados agora e no futuro. Existe alguma coisa que eu precise me atentar antes de fazer essa grande aquisição? Pretendo fazer um empréstimo de R$ 4.200 parcelado em 12x por causa dessa GPU. Vocês podem achar idiotice, mas meu cartão está com limite estourado, e como essas lojas cobram valores abusivos para compras em cartão, sairá pouco mais caro do que comprando por este meio, coisa de R$ 400 totais.

 

Meu PC: 

i5 10400F

RX 580 8gb

4x8gb (32gb) RAM 2666 MHz ballistix

B460-M PLUS

Fonte 500w EVGA 80 plus white

Monitor LG UltraGear 1080p 144hz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Arteemis disse:

Fonte 500w EVGA 80 plus white

Com essa fonte aqui é colocar todo seu investimento a perder, uma das piores fontes que temos no mercado. Apesar da marca EVGA ser conhecida, ela peca muito em suas fontes, apenas um ou outro modelo se salva.

 

A RTX 3060 Ti é uma excelente placa pra rodar tudo em 1080p no Ultra e 1440p no Alto. Na mesma faixa de preço, ou até um pouco menos, você também pega uma RX 6700 XT, ele fica entre a RTX 3060 Ti e a RTX 3070. Mas reserve um valor aí pra fonte, pois vai precisar trocar também.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Arteemis .

 

28 minutos atrás, Arteemis disse:

Pretendo fazer um empréstimo de R$ 4.200 parcelado em 12x por causa dessa GPU. Vocês podem achar idiotice, mas meu cartão está com limite estourado, e como essas lojas cobram valores abusivos para compras em cartão, sairá pouco mais caro do que comprando por este meio, coisa de R$ 400 totais.

 Não é idiotice não, pra mim é inteligência. Comprar com cartão de crédito nada mais é que um "empréstimo pré-aprovado com mais 'pessoas' ganhando no meio". Comparar os juros do cartão e do empréstimo e ver o valor final foi sábio.

 

36 minutos atrás, Arteemis disse:

i5 10400F

 Se for jogar em 1080p, você terá um belo gargalo com esse processador (Não significa que não irá funcionar, só significa que não estará no desempenho máximo da placa). Mas se for jogar em 2160p, vai estar quase no limite, mas vai dar conta.

 

39 minutos atrás, Arteemis disse:

Fonte 500w EVGA 80 plus white

 A fonte recomendada é de 550 W.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Arteemis disse:

@GuilhermeGB Qual fonte você recomendaria comprar para parear com a 3060 ti?

Depende de quanto você tem de margem para fonte. O mínimo que sugiro é a série Cooler Master MWE Bronze V2, o modelo de 600W tem um preço bacana abaixo de R$400.

 

12 minutos atrás, Ohman disse:

 Se for jogar em 1080p, você terá um belo gargalo com esse processador (Não significa que não irá funcionar, só significa que não estará no desempenho máximo da placa). Mas se for jogar em 2160p, vai estar quase no limite, mas vai dar conta.

O gargalo é relativo de jogo pra jogo, por mais que em alguns jogos realmente exista um gargalo, será algo irrelevante para a maioria dos jogadores comuns. Tanto o Core i5 10400 Fquanto a RTX 3060 Ti têm potencial para rodar a maioria dos jogos AAA atuais acima de 100 quadros por segundo, o que é suficiente para muita gente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O mínimo que sugiro é a série Cooler Master MWE Bronze V2, o modelo de 600W tem um preço bacana abaixo de R$400.

 Adição ao tópico apenas para deixar a sugestão de link, R$ 369,90:

FONTE COOLER MASTER MWE 650 WHITE 80PLUS, MPE-6501-ACAAW-BR

 

Corrigindo o que disse para não gerar dúvidas:

27 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O gargalo é relativo de jogo pra jogo, por mais que em alguns jogos realmente exista um gargalo, será algo irrelevante para a maioria dos jogadores comuns. Tanto o Core i5 10400 Fquanto a RTX 3060 Ti têm potencial para rodar a maioria dos jogos AAA atuais acima de 100 quadros por segundo, o que é suficiente para muita gente.

 Está super correto o que o @GuilhermeGBdisse, deixando claro que um upgrade no processador afim de "ficar mais compatível com a GPU" é totalmente desnecessário. Baseei minha ideia de gargalo apenas nos dados de um site sem olhar os resultados reais.

 

 Para entender, tem um vídeo comparando o R5 5600X (um processador "compatível" em desempenho com a GPU) com o i5-10400F, e o resultado é que há uma diferença de 10-20 FPS apenas. Vendo assim parece muito, mas os jogos já estão rodando no máximo e acima de 130 FPS:

i5 11400F vs i5 10400F vs Ryzen 5 5600X - Test in 8 Games

 

 Para somar a esse tópico e a outras pessoas que possam estar lendo, existe esse outro tópico que traz ideias muito boas quanto a isso:

RTX 3060 Ti combina com quais processadores?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Ohman disse:

 Adição ao tópico apenas para deixar a sugestão de link, R$ 369,90:

FONTE COOLER MASTER MWE 650 WHITE 80PLUS, MPE-6501-ACAAW-BR

A versão Bronze está pelo mesmo preço: https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-600-80-plus-bronze-mpe-6001-acaab-br

 

14 minutos atrás, Ohman disse:

Para entender, tem um vídeo comparando o R5 5600X (um processador "compatível" em desempenho com a GPU) com o i5-10400F, e o resultado é que há uma diferença de 10-20 FPS apenas. Vendo assim parece muito, mas os jogos já estão rodando no máximo e acima de 130 FPS:

Sim, mas o 5600X na verdade está mais no nível do 12400F, já o 10400F está para um 3600X. Mas é nessa linha ai mesmo que você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...