Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela de carregamento do Windows carregando por cima da tela da BIOS


Posts recomendados

Bom, o que aconteceu foi o seguinte, de forma resumida: eu estava jogando com meu PC, e quando fui levantar da cadeira esbarrei forte na mesa com minha perna, na hora, o PC travou todo, congelou. Reiniciei pelo botão mesmo, e não ligava e não dava mais vídeo, até q achei o problema, uma memória RAM minha estragou na pancada (como eu não sei, nunca tinha ouvido falar disso, mas aconteceu). No meio do tira e põe, do testa testa, o HD corrompeu o Windows, fiz a formatação e instalei novamente. 

 

Tranquilo até aí, essa parte do problema eu já resolvi, o PC está funcionando normalmente, rodando os jogos liso como antes. 

 

Mas uma coisa ficou, que tá me incomodando muito, pois acho q não é normal. Depois de todo esse rolo, e com o novo Windows, Quando ligo o PC, aparece a tela da BIOS, e ao invés dela sair, pra aparecer a tela de carregamento do Windows (janelinha azul e as bolinhas girando em baixo), essas bolinhas abrem um quadrado preto por cima da tela da BIOS, e ficam girando e carregando ali. O PC liga normalmente, mas sempre com esse bug. 

 

Já resetei a BIOS, já mexi na "prompt timeout" da BIOS, já atualizei drivers, já tirei monitor e coloquei dnv, já desliguei advanced sync do monitor, já botei ele em 60hz dnv (não acredito que esses fatores tenham a ver, mas tentei de tudo o que imaginei). 

 

Gostaria de saber se alguém já passou por isso, e como conseguiu resolver. 

 

Obs: o pendrive usado era um bootavel antigo, fiz um novo com um outro pen-drive novo, mas queria que formatar ele novamente fosse como última opção, pois eu já havia formatado dnv e não resolveu.

 

Obs: não está impactando em nada no desempenho do PC, mas antes não era assim, então acredito ter algo errado, por isso a ânsia em resolver!

 

Obs: já tirei também a tela da BIOS pela BIOS, meio que "resolve" o problema, mas aparece aquela tela preta padrão da "megatrends" se não me engano, q na minha opinião é bem pior. 

 

Obs: para que eu consiga acessar a BIOS, eu preciso selecionar "Delete" enquanto a tela estiver toda preta, quando aparece a tela como na imagem que mandei, já não reconhece mais como a tela de BIOS, como se tivesse um "atraso".

Segue foto de como fica na tela de carregamento!!! 

 

Adiantando, meu setup é:

Biostar B350gt3 racing 

AMD Ryzen 3 2200G

RX570 4GB power color

20GB ram (1×4 + 2×8) todas 2666

Fonte gamemaxx 500W, Plus bronze 

HD seagate barracuda 1TB

Gabinete GEMINI M cougar 

Monitor AOC 75hz 

 

 

20220624_144508.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A esta altura, o Windows está usado serviços GOP (Graphics Output Protocol), que é o sucessor do VBIOS em UEFI. Não tem nenhum problema com o Windows. É esse BIOS que é mal programado: os caras deveriam deixar o logotipo da Biostar no meio da tela com fundo preto, assim a animação do Windows fica bonitinha.

 

Uma possível explicação é que sua instalação anterior estava em Legacy/CSM, por isso não acontecia esse fenômeno. Agora, em UEFI, acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM sim, pensei mesmo que poderia ser isso, mas vou pesquisar melhor sobre as diferenças do legacy pro UEFI, já que nunca havia parado pra olhar isso. Mas já havia formatado outras vezes e não tive esse problema. 

@Catelan fiz o teste, ele aparece só a tela da BIOS, e logo após já aparece o Windows ligado, ele pula as etapas lá de carregamento, o que na minha opinião é bom, gostei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Andrei Gustavo disse:

 

@Catelan fiz o teste, ele aparece só a tela da BIOS, e logo após já aparece o Windows ligado, ele pula as etapas lá de carregamento, o que na minha opinião é bom, gostei. 

Percebeu que fica mais rápida a inicialização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM sim man, verdade. Mas eu dei uma olhada dps, a antiga instalação também era UEFI. E como eu tinha dito ali, eu já tinha formatado outras vezes, não tive esse problema, achei estranho. 

@Catelan percebi sim man, gostei, mas a configuração não permanece né? Se eu apertar lá pra tornar permanente, tem algum problema? 

 

porque ante ontem eu ativei essa opção, e quando fui ligar, ele não saia da tela preta de jeito nenhum, e o cursor do mouse piscava algumas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andrei Gustavo disse:

 

@Catelan percebi sim man, gostei, mas a configuração não permanece né? Se eu apertar lá pra tornar permanente, tem algum problema? 

 

porque ante ontem eu ativei essa opção, e quando fui ligar, ele não saia da tela preta de jeito nenhum, e o cursor do mouse piscava algumas vezes.

Curioso, deveria ter ficado, mas pode marcar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...