Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando usar potenciômetro ou reostato, qual diferença deles para um dimmer?


DS1967
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Estou fazendo um curso de eletrônica básica , me corrigam se eu estiver errado  mas, eu entendi que o que normalmente o pessoal chama de potênciometro na verdade é um resistor variável na configuração potênciomêtro, e serve para reduzir a tensão.

Temos também o reostato, que é uma outra configuração do resistor variável ,servindo para diminuir a corrente.

 

Eu me perdi todo quando começaram a explicar sobre o tal do DIMMER !!!!

ele parece ser todo um circuito com vários componentes e não apenas uma peça como o resistor variável,  quanto mais eu  pesquisava no google mais confusa as coisas ficavam...

Em alguns lugares diziam também que o dimmer era um tipo de reostato, também vi que o dimmer é mais usado para controlar a luminosidade de lampadas...

Por que usar o tal do dimmer no lugar do resistor variável na configuração reostato ? já que o resistor é apenas uma peça e o dimer é todo um circuito com vários componentes ?

O resistor não   manteria a tensão , reduziria a corrente  e por consequencia diminuiria o brilho da lampada também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Primeira coisa, potenciômetro e resistor variável é igual, servem pra controlar a corrente.  

1 hora atrás, DS1967 disse:

Temos também o reostato, que é uma outra configuração do resistor variável ,servindo para diminuir a corrente.

Exato, a diferença é que este suporta mais corrente que um potenciômetro. E aí responde a sua próxima pergunta:

1 hora atrás, DS1967 disse:

Por que usar o tal do dimmer no lugar do resistor variável na configuração reostato ?

O dimmer mesmo com mais componentes é mais barato, menor e mais eficiente que o reostato. 

1 hora atrás, DS1967 disse:

também vi que o dimmer é mais usado para controlar a luminosidade de lampadas..

Também controla alguns tipos de motores, como por exemplo os usados em ventiladores. 

1 hora atrás, DS1967 disse:

O resistor não   manteria a tensão , reduziria a corrente  e por consequencia diminuiria o brilho da lampada também ?

Qualquer resistor em série com outras coisas desperdiçam energia, no seu exemplo da lâmpada o calor que estaria na lâmpada vai para o resistor. 

 

E ainda tem outra coisa que não apareceram nas perguntas, mas é interessante você saber:

Como os tais reostatos são caros e obsoletos, só sobraram os potenciômetros de pista de carbono e os de fio. 

 

Os potenciômetros de fio são um pouco caros, mas tem alguns usos específicos pra eles. 

 

Já os de pista de carbono são bem baratos, fáceis de achar e são os mais usados. 

Só que tem um problema, suportam pouca corrente. Você não pode ligar neles diretamente uma lâmpada ou mesmo um motor pequeno que eles queimam. 

Sempre que for usar um potenciômetro desses ele deverá estar acompanhado de um circuito eletrônico projetado especialmente para a carga que deseja controlar. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por enquanto, não vou entrar no mérito sobre reostato, por limitação minha mesmo. Quero comentar o páreo "potenciômetro vs. dimmer". Assim alguém poderá me corrigir, no que for o caso, e acrescentar sobre reostato.

 

O componente eletrônico resistor variável chamado potenciômetro é um obstáculo constante, ainda que mecanicamente ajustável, à passagem de uma corrente, seja ela alternada, direta pulsante ou contínua regulada (em tensão ou corrente).

 

Por sua vez, o circuito eletrônico chamado dimmer é projetado para corrente (tensão) alternada. Ele age numa frequência, cortando a corrente periodicamente, e com isso diminuindo a potência, que é a soma de energia trocada num dado intervalo de tempo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio off topic, mas...

 

36 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O componente eletrônico resistor variável chamado potenciômetro é um obstáculo constante

 

A começar pelo nome: potenciômetro.

 

O sufixo "metro" indica mostrador. Por exemplo: termômetro mostra a temperatura. Hidrômetro mostra quanta água está passando. Barômetro, anemômetro, altímetro e por aí vai.

 

Mas potenciômetro? Potenciômetro não mede nada...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

potenciômetro


Aí temos de entender a origem do termo.

 

Do inglês Potentiometer :

 

É um dispositivo mecanicamente variável que é usado para dividir um determinado potencial aplicado a ele .

 

Como potencial entenda-se a tensão aplicada a ele.

 

Assim, pode-se obter qualquer valor de potencial, indo desde 0 até a valor do potencial aplicado.


Quando a potência dissipada é baixa, chamamos de potênciômetro, geralmente abaixo de 5 watts.

 

Quando a potência é alta, chamamos de reostato.

 

Já um Dimmer é um circuito eletrônico  que permite controlar a potência entregue à uma carga, e quase sempre é um Circuito baseado em Triac que permite a condução de corrente durante um certo período de tempo, sempre relacionado à duração do semiciclo da frequência da rede elétrica.

 

Por exemplo, se tiver uma Carga de 1000 watts, e o Dimmer permitir circular corrente por ela durante a fração de tempo de 9/10 , a potência entregue à carga será de 900 Watts.

 

Paulo

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Assim alguém poderá me corrigir, no que for o caso, e acrescentar sobre reostato.

 

11 minutos atrás, aphawk disse:

Quando a potência dissipada é baixa, chamamos de potênciômetro, geralmente abaixo de 5 watts.

 

Quando a potência é alta, chamamos de reostato.

 

@aphawk, mais nenhuma outra diferença?!

 

11 minutos atrás, aphawk disse:

Do inglês Potentiometer :

 

É um dispositivo mecanicamente variável que é usado para dividir um determinado potencial aplicado a ele .

 

Como potencial entenda-se a tensão aplicada a ele.

 

entendi...

potencial ≠ potência

 

@aphawk, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

Do inglês Potentiometer

Da mesma forma, em inglês o que termina com "meter" é instrumento que informa uma medida.

Se fosse certo chamar esse instrumento de "potenciômetro", seria certo também chamar um instrumento que se usa para acrescentar ou subtrair energia térmica a um determinado sistema de "termômetro". Chamaríamos acelerador de "acelerômetro" e assim por diante. Ou "thermometer" e "accelerometer" etc.

 

Ingleses padronizam tudo como se fossem eles o centro de algo que é esférico, como se fossem o topo do mundo, o que acaba dando errado, caro Paulo. Desde o lado de dirigir, passando por medidas de comprimento e temperatura e chegando ao fato que, se os elétron correm do negativo ao positivo, quem está na parte de baixo do mundo, no Sul, são eles. Enfim, na Ciência, nada é inquestionável, uma padronização só vale até que seja questionada 😉

 

Onde é o ponto central de uma esfera?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 ,

 

Pior que não foi um inglês, foi um americano, um tal de Thomas Edison … ele patenteou o nome :

 

https://simple.m.wikipedia.org/wiki/Potentiometer

 

Surgiu um tópico recente sobre medir a potência de um transformador, e uma das soluções foi a de se “variar o valor de um resistor de fio utilizado em chuveiros”, até que a queda de tensão fosse de 10% .

 

Ou seja, você literalmente “mediu” a potência de um transformador , variando uma resistência!

 

Essa resistência foi utilizada como um reostato, a diferença é que você soltava o jacaré de uma espira e ligava ele em outra, em vez do sistema tradicional antigo de um reostato, que era deslizar um contato de metal sob pressão nas espiras de uma resistência feita de fio nú enrolado em uma forma achatada.

 

Eu imagino que o Edison pode ter usado ele para fazer medidas, por exemplo se ele tinha um voltímetro com fim de escala de 100 Volts, usando um reostato ajustado para deixar passar 10% da tensão ele conseguiria medir até 1.000 Volts.

 

Nada além de um divisor resistivo ajustável mecanicamente.

 

Talvez daí tenha vindo o sufixo “meter” em inglês … vai saber kkkk

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...