Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem?

É o seguinte: decidi trocar meu PC por um novo. Meu atual é um PC da Lenovo comprado em 2012, com Core i7 3ª geração, HD 1TB, 8GB RAM, placa de vídeo (hoje acho que podrona, não consigo rodar nem, tipo, Layers of Fear kkkk 🤦‍♂️) AMD Radeon R7 250X. Tava pensando em montar meu próprio PC, mas nunca fiz isso antes e não tenho muita experiência nisso (o máximo que já fiz foi comprar e montar a placa de vídeo e uma fonte nova). Pesquisando um pouco depois de sair da minha toca (onde fiquei anos sem comprar nem trocar nada do meu PC), e depois de ficar pasmo com o monte de coisas diferentes à disposição hoje e subir de volta pra cadeira depois de ter caído dela ao ver os preços hoje em dia, cheguei à conclusão que o básico do que eu preciso comprar pra montar um PC como estou querendo hoje seria:

1 - Processador (pensei em um i7 geração 12, mas choquei com os preços)

2 - Placa-mãe (compatível com o soquete do processador que eu escolher, existem modelos com adaptador WiFi já embutido, é isso mesmo?)

3 - Cooler (ou seja lá o que for necessário hoje em dia pro processador que eu escolher)

4 - Memórias RAM (pensei em 2 pentes pra ficar em Dual Channel, ainda é vantajoso?)

5 - SSD do tipo M.2 (quero usar como armazenamento principal, onde ficará Windows + programas + jogos)

6 - HD de 7500rpm (pra armazenar meus arquivos pessoais)

7 - Placa de vídeo

8 - Fonte

9 - Gabinete

10 - Monitor

- Teclado e mouse comprei recentemente e vou manter os mesmos;

Não quero montar um PC gamer, mas quero (ou queria, sei lá, dependendo do preço dos componentes principais talvez eu arregue e desista ou pelo menos adie) comprar uma placa de vídeo um pouco mais decente. E não quero nada que tenha os malditos LEDs RGB do inferno.

1) Processador:

Eu tava pensando em pegar um i7 geração 12. Mas vi que saiu no final do ano passado, então os preços ainda estão bem salgados. Tipo, um i7 dessa geração atual custa o valor do meu PC em 2012 kkkkk. Vale a pena pegar um i7 gen12 agora, ou vale a pena esperar mais um tempinho pra ver se há alguma queda nos preços? Como não tenho experiência com montagem de PC, pensei em pegar um i7 mais recente pra eu não ter que me preocupar muito com upgrades pelos próximos vários anos - assim como fiz com meu atual PC. Na teoria um i5 me atenderia, mas tô pensando mais à longo prazo mesmo, quero um PC que "aguente" e "segure" um pouco a passagem do tempo.

2) Placa-mãe: vale a pena eu pegar compatível com memórias DDR5? Não sei se entendi direito, mas eu vou ter que escolher entre pegar com slots para DDR5 ou para DDR4. Entendi direito? Sei que com slots PCIe existe compatibilidade com geração anterior, mas eu entendi que com os slots de RAM eu vou ter que escolher pegar uma placa que vai ser compatível com um ou outro tipo de DDR. Além disso, é verdade que placas com o soquete pra geração 12 ainda são difíceis de conseguir comprar (em termos disponibilidade no mercado mesmo)?

3) Cooler: notei que esses processadores novos vem sem cooler incluso...para um i7 geração 12 eu entendi que um cooler comum não seria suficiente, teria que ser no mínimo um air cooler daqueles com heat pipes. É verdade ou exagero?

4) memória RAM: ainda existe Dual Channel kkk ? Ainda é vantajoso? Outra coisa: DDR5 é algo que já está se popularizando, ou ainda engatinhando? Pesquisando eu fiquei com a impressão que ainda é algo muito novo e por isso, além de muito caro não é algo ainda tão disponível, é isso mesmo?

5) SSD: pelo que entendi o tipo M.2 é o melhor e mais rápido, né? Só precisaria ver se a placa-mãe vai ter slots pra esse tipo de SSD, ou devo prestar atenção em alguma dica adicional?

6) HD: é verdade que HDs ainda são mais confiáveis que SSDs do ponto de vista de segurança das informações? Digo, segurança no sentido de que SSDs supostamente têm mais chances de dar pau e problemas de armazenamento que um HD.

Acho que vou deixar pra perguntar dos itens 7 pra frente depois que eu começar a decidir sobre os itens anteriores, é muita coisa pra pensar e pesquisar, ainda tô meio atordoado kkkkk. Ajudem o tio aqui, por favor!

Postado

@Cosmononlogical

Pergunta 1:

Eu recomendo mais os AMD com sua linha Ryzen de gráficos integrados.

Sobre o custo das peças e arriscar o valor está caindo mas o dólar subindo. (nunca se sabe o que vai acontecer)

Ex: O Ryzen 5600g que é um ótimo processador e vem com o gráfico integrado

Pergunta 2:

O DDR5 foi lançado recentemente então não compensa investir, a melhor opção e pegar uma placa-mãe DDR4. Exemplo disso e as B450M com o soquete AM4 que suporta os Ryzen e DDR4.

Pergunta 3:

Sobre os coolers quanto mais forte for o cooler melhor porque o i7 12gen e um processador bem quente.

Pergunta 4:

Sim existe Dual-Channel e é muito vantajoso especialmente em APUs com gráfico integrado. O DDR5 com disse acima foi lançado recentemente e com o preço que esta não compensa investir, além de que não muda muito o desempenho por causa das latências altas.

Pergunta 5:

Sim o mais vantajoso e o modelo M.2 NVMe, existe também os SSD sata que são mais baratos e com uma velocidade boa mais rápidos que os HD, se for comprar sempre verifique se a marca e boa e a velocidade do SSD.

Pergunta 6:

Do meu ponto de vista e mais seguro os SSD, mas os 2 tem suas probabilidades a defeitos, o HD só e vantajoso em preço por armazenamento que sai muito mais barato.

• Curtir 1
Postado

@KeyaruYT Olá, muito obrigado por responder!

1) Como memórias DDR5 ainda estão muito caras, acho que vou ficar no DDR4 mesmo. Mas pensei no Core i7 gen12 especificamente por ele também ser compatível com DDR5, então assim eu deixo aberto a possibilidade de upgrade futuro (decidi hoje que vou ficar no DDR4 mesmo depois de cair da cadeira de novo com os preços de DDR5). E pelo que entendi os Ryzen atuais só são compatíveis com DDR4, ou seja, eu teria que escolher entre o i7 gen12 ou esperar os próximos Ryzen serem lançados (pelo que vi, parece que saem no 2º semestre, né?). Não estou vendo vantagem em alguém na minha situação (alguém com PC velho que quer pegar um novo agora no meio de uma transição de gerações de tecnologias de processadores e memórias RAM e que não quer se aborrecer com tantos upgrades no futuro) em embarcar com AMD, pois a geração atual não é compatível com DDR5 (impede upgrade nos próximos anos) e a próxima geração vai levar mais alguns meses pra ser lançada e será compatível somente com DDR5 (o que me levaria a apostar numa suposta queda de preços das DDR5 - isso num cenário de escassez de semi-condutores e a guerra na Ucrânia piorando e trazendo um cenário cada vez mais sombrio e imprevisível pro mundo pros próximos meses). Resumindo: estou com a impressão que, para o meu caso, está sendo mais vantajoso eu partir pro i7 gen12 mesmo (o "K", com UHD graphics caso eu decida adiar a compra da placa de vídeo), contando com a possibilidade de upgrade de RAM (ainda que tenha que trocar a placa-mãe).

5 e 6) Ok...acho que o lance agora é eu pesquisar se vale mais a pena ter um SSD SATA pros arquivos pessoais do que um HD comum, suponho. Nesse caso, minha preocupação maior é com a estabilidade, com menor risco em perder informações mesmo. Quanto aos modelos M.2, você está dizendo que existem slots que são M.2 sem ser NVMe e slots M.2 que são NVMe, é isso?

Postado

Estive pesquisando mais algumas coisas e acho que tomei umas decisões:

1) Processador: pegar um 12700K (já passei perrengue ficando sem placa de vídeo, quero ter os gráficos integrados como "backup" se a futura placa de vídeo der pau);

2) Placa-mãe: agora eu preciso tirar mais dúvidas: eu conseguiria usar alguma destas placas abaixo?

https://www.pichau.com.br/placa-mãe...0-m-atx-chipset-intel-b660-b660m-gamingx-DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/32...l-LGA-1700-b660-matx-DDR4-RGB-90mb1940-c1bay0

- aliás, tô bem por fora das coisas hoje: estas marcas ainda são boas? Quais seriam outras boas marcas de placa-mãe hoje?

3) Memórias: vou ficar no DDR4 mesmo por enquanto e pra um futuro (próximo, quem sabe) fazer a transição pra DDR5 (bem) depois que elas caírem de preço, trocando a placa-mãe e pentes de memória;

Como vai ficar mais pro futuro eu mudar pra DDR5, não quero investir (tanto) na placa-mãe, então não pretendo pegar Z690 agora e sim alguma B660 mesmo. Pelo que andei dando uma pesquisada vendo alguns vídeos no youtube, as B660 poderiam ser usadas com um i7 12700, mas daria pra fazer isso mesmo com estas placas-mãe acima que são mini-ATX? E com 12700K? (sim, eu sei que não teria a possibilidade de fazer o overclock de processador nessas B660, mas eu não quero pegar processador F, e já vi que o modelo "sem letras" não é comum de encontrar por aqui no Brasil).

5) Pelo que eu entendi, pelo menos estes dois modelos acima já contam com o slot M.2 pra armazenamento que é "ligado direto" no processador ao invés de passarem pelo chipset - é isso mesmo? Assim, se eu colocar o SSD NVMe em qualquer uma destas duas placas-mãe neste slot M.2 correto, ele teria a largura de banda só pra ele sem compartilhar com os outros slots PCI (que passam pelo chipset e compartilham a pista até o processador ou algo assim, pelo que eu entendi), correto?

- Sobre estas placas-mãe: eu conseguiria instalar normalmente um water cooler ou um desses air cooler com dissipador grande (tipo esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/250946/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-black-edition-com-4-heatpipes-LGA-1700-120mm-preto-rr-212s-20pk-r2) nessas mini-ATX? Placa de vídeo eu imagino que eu ficaria limitado a ter que escolher as que têm no máximo 2 fans, né?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!