Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizei a BIOS e o PC não deu mais vídeo!! Gigabyte A320M-H


Posts recomendados

Galeraaa!! 

Eu tava com uns problemas no Pc já, achando meio lento, e ele n era assim, em fim... Aí olhei drivers tudo certinho, e lbrei que quando comprei o PC eu tinha atualizado a BIOS pra uma atual na época que foi a BIOS F52, e beleza, ficou por isso usei usei, aí chega esse ano, eu fui inventar de atualizar novamente, aí quando eu fui ver, tinha lançado uma porrada de att já, mas eu só baixei a última att. Fiz o processo com pendrive, na BIOS no Q-flash normal, e quando reiniciou (detalhe, ele finalizou e reiniciou sozinho, nem apertei em reiniciar agora, deixei até a placa fazer o processo só mesmo) não deu mais vídeo.

Já resetei a BIOS no macete tirando a bateria e nada, fiz pelo jumpers, e nada também...

Minha placa-mãe é da Gigabyte: GA-A320M-H

Segue aí o link da lista dos Updates da BIOS

 https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-H-rev-1x/support#support-dl

 

Vai aí uma imagem também, que tirei mostrando pra minha namorada que eu estava fazendo o processo, e lá mostra a BIOS antiga e a qual eu estava atualizando.

 

aí minha dúvida... juntando as peças e Tentando achar uma lógica, será que eu, ao invés de atualizar logo na última att da BIOS, o correto não seria ir atualizando versão por versão até chegar na nova?

 

e me ajudem, estou sem PC Praticamente agora :/IMG-20220624-WA0005.thumb.jpeg.6a7b1f97dc40be28566e220fe1064f10.jpeg

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lordan Bom dia

 

Esse problema de atualizar BIOS e firmware já aconteceu comigo, e com diversas pessoas, e isso chega tirar o sono na maioria das vezes.

Cara se você deixou o processo de atualização ir até o fim, e deixou a máquina reiniciar sozinha, a placa-mãe ainda está funcionando.

A placa-mãe antes de atualizar a BIOS, ela primeiro verifica se a BIOS baixada se é a correto.

O resete da BIOS como foi falado, é para resolver seu problema.

Mais para fazer o teste para saber se a placa está viva.

Com o speaker conectado na placa-mãe, resete a BIOS e depois remova as memórias, se der bip por falta de memória a placa-mãe está viva e está se comunicando com o processador.

hqdefault.jpg

Em seguida coloque apenas um pente e veja se o vídeo sobe.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vocês são o mesmo usuários? @Lordan @Paulo Camera

@Paulo Camera todos BIOS que atualizei o PC pode até desligar por alguns segundos, mais depois ele volta a ligar sozinho.

Você infelizmente durante a atualização acabou a força matou sua placa-mãe.

Veja se esse site se te ajuda.

https://www.ASRock.com/support/faq.br.asp?id=466

Faça o teste da ultima postagem que eu fiz.

Se não der certo você vai precisar de um gravador de BIOS, iguais a esse.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1883265332-gravador-programador-eprom-ch341a-usb-BIOS-pinca-jacare-_JM?matt_tool=56291529&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413604&matt_ad_group_id=133074303519&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=584156655498&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=414488182&matt_product_id=MLB1883265332&matt_product_partition_id=1413191054866&matt_target_id=aud-891043985940:pla-1413191054866&gclid=CjwKCAjwzeqVBhAoEiwAOrEmzRB7m7vNvnIfUAvYHiQeospIYCfZX3Xbn5QZu9QoKFSDpC4Xm7ym-RoC5NkQAvD_BwE

46487305d1433757e817a0b8841636e14edabac4

 

Em casa seu tenho uma placa da as rock e nela a BIOS não é soldada, e tão simples de remover a BIOS colocar na gravadoras de BIOS e por a BIOS que você quiser.

images?q=tbn:ANd9GcSZHVvXfCIcnbAoFshCmpp

Todas as placas deveriam vir assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico não somos o mesmo usuário kkkkk só o mesmo problema aparentemente.

Então sabe o que eu acho que aconteceu? Eu havia instalado o processador novo e depois de instalado me lembrei que precisava atualizar a BIOS, então coloquei o processador antigo novamente e esqueci de ligar o cooler box, dai durante o processo de atualização o pc deve ter desligado para proteger o processador e interrompeu o processo de atualização. Nesse caso, só regravando a BIOS numa gravadora externa?

Eu moro numa cidade isolado, aqui não tem assistencia técnica, teria que ir pra outra cidade fazer essa regravação da BIOS.

Sobre o teste com speaker, eu não tenho o speaker, inclusive depois disso, vou comprar ele. Kkkkkkkkk

Como aqui é difícil de assistencia técnica, eu pensei em fazer eu mesmo esse procedimento de regravar a BIOS, mas meu medo é remover a BIOS, acho que nem conseguiria pois não tenho solda, teria que comprar a solda e o equipamento EEPRON (acho que é esse o nome). To meio que sem saber o que fazer e sem pc também. 😢

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Paulo Camera disse:

@Edvaldo J. Frederico não somos o mesmo usuário kkkkk só o mesmo problema aparentemente.

Então sabe o que eu acho que aconteceu? Eu havia instalado o processador novo e depois de instalado me lembrei que precisava atualizar a BIOS, então coloquei o processador antigo novamente e esqueci de ligar o cooler box, dai durante o processo de atualização o pc deve ter desligado para proteger o processador e interrompeu o processo de atualização. Nesse caso, só regravando a BIOS numa gravadora externa?

Eu moro numa cidade isolado, aqui não tem assistencia técnica, teria que ir pra outra cidade fazer essa regravação da BIOS.

Sobre o teste com speaker, eu não tenho o speaker, inclusive depois disso, vou comprar ele. Kkkkkkkkk

Como aqui é difícil de assistencia técnica, eu pensei em fazer eu mesmo esse procedimento de regravar a BIOS, mas meu medo é remover a BIOS, acho que nem conseguiria pois não tenho solda, teria que comprar a solda e o equipamento EEPRON (acho que é esse o nome). To meio que sem saber o que fazer e sem pc também. 😢

Puxa cara que chato, então foi por isso que a máquina desligou sozinha, você esqueceu de instalar corretamente o cooler.

Cara compre aquele gravador de eprom e faça regravação sem precisar remover a BIOS.

Essa garrinha de jacaré é um pouco chato de colocar mais da para fazer.

E logicamente será preciso outro computador para fazer a regravação da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico no caso eu baixo a versão beta em outro computador e dai faço a regravação?

Desculpa essas perguntas bobas, mas nunca havia mexido com BIOS, achei que fosse menos complicado, fica ai o aprendizado. Hehe

Agora eu encontrei o jumper, ele estava embaixo da placa de vídeo hehehe, retirei ela, troquei o jumper de pino e tentei ligar o pc com o HDMI direto na MB, mas continuou sem vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Paulo Camera disse:

@Edvaldo J. Frederico no caso eu baixo a versão beta em outro computador e dai faço a regravação?

Desculpa essas perguntas bobas, mas nunca havia mexido com BIOS, achei que fosse menos complicado, fica ai o aprendizado. Hehe

@Paulo Camera  tudo que você mexe pela primeira vez, na maiorias das vezes é um pouco complexo.

Mais depois que você pegar o jeito fica mais de boa.

O custo da gravadora achei muito baixo e vale a pena arriscar.

No you tube existem diversos tutoriais ensinando a fazer esse procedimento.

Você precisa se atentar com a tensão que a sua BIOS é alimentada, normalmente é 3.3 volts ou 5 volts, e a posição correta para encaixar.

Mas nos vídeos abaixo o pessoal mostra corretamente.

 

https://www.youtube.com/watch?v=NaN3iuunW40&t=556s

 

https://www.youtube.com/watch?v=Rp152FlPH2U

 

https://www.youtube.com/watch?v=DB8ZV8ex0gc

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico vou comprar e tentar sim, até porque eu to usando meu pc e de alguns conhecidos como estudo, mais pra frente pretendo trabalhar com manutenção de computadores, pois como disse antes, aqui na minha cidade não tem. É um nicho hehe

E muito obrigado pela sua ajuda, foi de grande valia. Ótima semana para você.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Paulo Camera disse:

@Edvaldo J. Frederico vou comprar e tentar sim, até porque eu to usando meu pc e de alguns conhecidos como estudo, mais pra frente pretendo trabalhar com manutenção de computadores, pois como disse antes, aqui na minha cidade não tem. É um nicho hehe

E muito obrigado pela sua ajuda, foi de grande valia. Ótima semana para você.

Esse tipo de problema " é ruim só que ao mesmo tempo é bom" para você aprender mais uma, porque uma hora ou outra e vai aparecer esse problema.

E quem trabalho como técnico tem que estar preparado para qualquer tipo de problema.

Se você não tiver um multimetro, compre porque tem de todos os preços e nesse caso é fundamental usar.

E da mesmo for, no you tube também tem alguns tutoriais para ensinar a usar essa ferramenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Paulo Camera disse:

@Edvaldo J. Frederico meu maior medo em relação a isso, é que pelos videos que tu me mandou acima, em algumas placas da pra fazer a atualização sem precisar tirar o CI, mas em algumas é necessário a retirada e nesse caso acredito que precisaria de uma solda ou algo assim né

Cara, vai por mim, tenta a garrinha de jacaré é chatinha de prender mais depois que você pegar o jeito, vai embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lordan disse:

@EDrosso Nirvana é um A8- 9600 uma GPU

Como imaginei , a atualização de BIOS fez perder o suporte ao processador A8-9600 , esse processador faz parte da família de processadores Bristol Ridge como esta descrito no site da Gigabyte , as opções que tem é levar numa assistência e regravar a BIOS ou comprar um processador , acredito que seja melhor comprar um processador novo já que o processador A8-9600 é fraco .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, EDrosso Nirvana disse:

Como imaginei , a atualização de BIOS fez perder o suporte ao processador A8-9600 , esse processador faz parte da família de processadores Bristol Ridge como esta descrito no site da Gigabyte , as opções que tem é levar numa assistência e regravar a BIOS ou comprar um processador , acredito que seja melhor comprar um processador novo já que o processador A8-9600 é fraco .

Tarde

 

Que palhaçada, normalmente em atualizações de BIOS o objetivo e expandir a compatibilidade com outros processadores, memória, etc; sem perder compatibilidade de modelos mais simples de um determinado hardware.

Felizmente o problema do colega tem solução, não vai sair muito barato mais tem.

Pelo menos a gigabyte foi camada e marcou no site.

  

Em 28/06/2022 às 12:03, Paulo Camera disse:

@Edvaldo J. Frederico meu maior medo em relação a isso, é que pelos videos que tu me mandou acima, em algumas placas da pra fazer a atualização sem precisar tirar o CI, mas em algumas é necessário a retirada e nesse caso acredito que precisaria de uma solda ou algo assim né

Infelizmente você vai ter que correr esse risco, cara vai por mim as vezes nem será necessário.

 

Boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico comprei ontem, a gravadora externa com pinça jacaré e um multimetro 110 os dois juntos, se eu mandasse arrumar num técnico 80 reais para gravar mais 4 viagens de carro até a cidade mais próxima. Agora só esperando o mercado livre entregar os produtos e eu me arriscar a tentar gravar a BIOS.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...