Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de estado de saúde de HD Samsung WDC 320GB


Posts recomendados

Então, em relação a nível de confiabilidade eu entendo que realmente já passou e muito do tempo de trocar . Queria saber o quanto isso influência em jogos , pois estou tendo alguns engasgos do nada e o HD faz um "tectec" . Eu vou comprar um par de SSD ( pois o outro HD também já deu o que tinha que dar ) só queria saber de vocês se os travamentos porventura podem acabar ou de fato isso não interfere em engasgos em jogos ?

 

Esse HD do disco C : eu o tenho desde 2008 e praticamente não desligo o PC só uma vez ao mês para limpeza de rotina . 

 

Minhas configurações :

 

CPU : Rzyen 3 2200G 

placa-mãe: ASRock A320-HD

RAM : 2x8Gb DDR4 2.400 

VGA: PNY XLR8 GTX1060 6Gb

HD: 2 Samsung WDC 320GB ( os dois são iguais tanto em modelo quanto em quantidade de memória )

FONTE: EVGA 500W 80Plus Gold 

HDMEU.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeandroFontesBom dia

23 minutos atrás, LeandroFontes disse:

eu o tenho desde 2008 e praticamente não desligo o PC só uma vez ao mês para limpeza de rotina . 

Que bom que durou tanto tempo, parabéns pelo cuidado.

 

Pode haver uma diferença sim, se o HDD já não estiver correspondendo como deve. 

 

Os SSD vão lhe dar um carregamento[load] mais rápido do jogo e sistema apenas, e isso é um novo mundo comparado ao desempenho dos guerreiros HDDs.

 

Sobre os engasgos vejo 2 fatores:  

1-memórias de 2400mhz,  Ryzen funcionam melhores com frequências mais altas[3200 por ex:] então seria um ponto a se planejar posteriormente.

2- O próprio HD também pode influenciar se não estiver entregando uma boa leitura, afinal já está fazendo hora extra rsrs 

 

Outro ponto que pode causar engasgos é processador com temperatura alta,  como está isso nos jogos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Bom dia . Obrigado pela atenção em me responder . As memórias são de 3200mhz mas não consigo setar essa configuração pelo painel dessa ASRock A320-HD 😕

Em relação as temperaturas eu tenho um gabinete feito por mim mesmo totalmente modificado com entrada de ar frontal com fan de 120mm e um fan menor no topo sugando o ar quente para o exterior . As temperaturas em jogo full load são:

 

CPU: 47°.  (Máximo no verão foi 63°)

GPU: 51°. (Máximo no verão foi 67°)

HD: 32°

 

Até a data de hoje essa configuração não chegou aos 70° pois sou bem chato em relação a aquecimento . Não sou rico então tomo cuidado com o que tenho para não ter dor de cabeça. 

 

O Windows para iniciar da pra fazer um café de boa enquanto carrega o sistema.  

 

E tenho jogado por 5 anos consecutivos apenas um jogo chamado Warthunder ( Joguei Warzone em 2020 e desisti não gostei muito)

 

Dai meu computador só tem de fato Warthunder e dois jogos da minha filha que são Minecraft e Roblox só que comprei um notebook pra ela e agora ela não usa mais meu PC. 

 

ps: mais uma vez obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pode ir fazendo backup dos seus dados para um local seguro caso queira arriscar continuar usando esse HD, de uma hora para outra ele vai de deixar na mão. Lembrando que HD ruim também pode causar travamentos e lentidão no PC, até um HD saudável vai ter problemas para rodar Windows 10 ou acima, além do alto tempo para iniciar, também vai ter baixo desempenho na utilização. Hoje é obrigatório ter um SSD num PC com Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Bom dia . Então, não há nada de útil em meu PC que necessite de um BackUp eu só o uso para lazer mesmo , não há fotos ou vídeos meus apenas os programas do PC e este jogo que roda com a Steam . Eu vou aproveitar uma promoção do Kabum que vi ontem a noite e vou comprar o SSD .  Esse HD foi guerreiro nunca me deixou na mão mas entendo que sua vida útil já está esgotada . Obrigado pela atenção 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss @Alex Weiss Não sabia dessa função. Vou pesquisar a fundo em vídeos e sites para ver como proceder . Porque na tela de BIOS mostra setado em 2400mhz mas ambas são de 3200mhz da marca HyperX. Quando clico para modificar só aparece 2400Mhz e a BIOS não está com a ultima atualização . Segue abaixo fotos com a versão que utilizo grifada em amarelo e a foto da última atualização Screenshot_20220628-095025_Chrome.thumb.jpg.98505778360ed63c9c274510659c7189.jpg

Screenshot_20220628-095035_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeandroFontes as memórias tem uma frequência mínima de segurança via JEDEC, no caso das suas deve ser 2400MHz. Para usa-las a 3200MHz é necessário ativar o XMP da BIOS, mas não é garantido que vai funcionar com seu processador, pois ele usa a mesma arquitetura dos Ryzen de 1ª geração, e esses processador tinham bastante dificuldade para conseguir esse tipo de frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Compreendo . De fato não sinto tanto incômodo neste jogo (WarThunder) que me faça comprar um upgrade, só sinto incômodo pelo "tectec" do HD que quando faz isso durante o jogo da uma engasgada e volta . Dai o maior inconveniente mesmo é o carregamento de mapas e ao iniciar o windows. Um SSD ao menos já me ajuda neste sentido . Estou com kit meio defasado mas ainda não pretendo trocar tudo e também vi que essa placa-mãe que uso é bem limitada e não permite overclock em memórias e cpu . Mas para quebrar galho está de bom tamanho. Estou aguardando cair os preços dos eletrônicos que sinceramente não me agradam nada esses valores absurdos até em itens usados . Obrigado pela sua atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeandroFontes de fato, a sua placa-mãe é bem limitada, se não for a mais básica, é uma das mais básicas para o chipset A320. O chipset A320 tem suporte a overclock de memória por parte da AMD, só não sei se a ASRock liberou isso nesse modelo. Ela nem se quer tem compatibilidade com slot M.2 para SSDs, então você fica limitado a opções de SSD SATA. Mesmo um SSD básico só pra você instalar o Windows já melhoraria a velocidade do PC, pode deixar o HD como disco secundário apenas para salvar os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Eu a comprei em 2018 e era a mais barata que consegui no Kabum ( R$ 192,00 a vista ) Não posso reclamar muito já que comprei a mais em conta sem levar em consideração o desempenho inferior a outras no mercado . Mas como disse , me serviu bem então não posso reclamar tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...