Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook melhor usar armazenamento SSHD ou Cartão de memória?


thiago.jj

Posts recomendados

@thiago.jj Não, não uso desse jeito. Porque eu acho inútil, além de fato de que cartão de memória possui capacidade de armazenamento baixa comparando ao HD/SSD. O notebook é um computador portátil, não um tablet. Então não faz sentido usar o cartão de memória como armazenamento principal. O certo seria usá-lo como um pendrive. Essa é minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cartões de memória são muito mais lentos que um HD ou SSD. Se você quer uma opção portátil de armazenamento, compre um HD/SSD externo, ou use um HD/SSD SATA em conjunto com um adaptador SATA para USB 3.0.

 

Eu comprei um desses adaptadores na Amazon por menos de R$50 e utilizo alguns HDs de notebook que tenho guardados de sucata. Também é compatível com SSD SATA, consigo utilizar um SSD WD Green de 240GB que eu usava antes no PC, e ele não sofreu nenhuma limitação de velocidade pelos meus testes (consegue atingir seus ~500MB/s de velocidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for pensar em comodidade o cartao de memória SD seria uma boa por não ficar visivel igual pendrive, HD externo.

pesquisei qualquer modelo na internet e taxa de transferencia é de 160MB.... se for para salvar excel, word, etc deve atender.

não pretendo usar, é so curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, thiago.jj disse:

se for pensar em comodidade o cartao de memória SD seria uma boa por não ficar visivel igual pendrive, HD externo.

pesquisei qualquer modelo na internet e taxa de transferencia é de 160MB.... se for para salvar excel, word, etc deve atender.

não pretendo usar, é so curiosidade mesmo.

Os cartões de memória prometem velocidades de escrita e leitura sequenciais bem altas na teoria, mas na prática o resultado é bem diferente. O fator temperatura afeta o desempenho desses armazenamentos de estado sólido, e os cartões de memória são limitados em tamanho, o que prejudica a dissipação de calor.

 

Esses mesmos cartões de memória de alta velocidade custam o mesmo ou até mais caro que um SSD de mesma capacidade. Além das velocidades de escrita e leitura sequenciais muito mais altas (na faixa dos 500MB/s), as velocidades de escrita e leitura aleatórias de um SSD estão em um nível totalmente acima, e são essas velocidades que beneficiam programas, jogos e o próprio sistema operacional rodarem com boa velocidade. Nessa situação os cartões de memória também ficam no nível de um HD comum também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já usei cartões para aumentar capacidade, principalmente em alguns Macbooks Air.

Funciona semelhante a um pendrive, geralmente é mais lento que o HD em modo contínuo, mas cartões (usei cartões Classe 10 e UHS) a velocidade é boa, dá para guardar documentos sem grandes problemas. Se optar pelo cartão, recomendo procurar por cartões High Endurance (geralmente indicados para DVR de carros) Lembrar que muitos leitores estão conectados usando porta USB 2.0 e não aceitam cartões SDXC (maiores, só verificando no manual)

 

O SSHD (HD+SSD) é uma solução intermediária, mas meio que caiu em desuso. Primeiro porque o SSD começou a ficar mais acessível, outro que pode ocorrer problemas tanto no SSD quanto no HD e como estão integrados, você perde ambos.

 

Existem alguns pendrive que são bem compactos, semelhantes aos dongles de mouse/teclado sem fio. Eles podem oferecer boa uma performance entre o cartão SD e SSHD. Se tiver USB 3.0 eles podem ser mais interessantes que o HD normal. (Recomendo apenas usar marcas conhecidas, como Sandisk, Kingston, etc)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dwatashi disse:

 

O SSHD (HD+SSD) é uma solução intermediária, mas meio que caiu em desuso. Primeiro porque o SSD começou a ficar mais acessível, outro que pode ocorrer problemas tanto no SSD quanto no HD e como estão integrados, você perde ambos.

 

 

 

em qual situacao você perde ambos SSD+HD?

pensei que por usar o SSD para SO/programas e HD para dados seriam independente....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, thiago.jj disse:

em qual situacao você perde ambos SSD+HD

Se der defeito em um dos componentes SSD ou HD, porque neste híbrido o SSD geralmente é um algo pequeno (8GB, 16GB) e tem um sistema que copia arquivos para serem acessados mais rapidamente. Quando esse SSD dá defeito, a performance fica limitada. Se o HD der defeito, você perde esse SSD porque mesmo ele estando bom, você não consegue usar somente um deles, no caso isolar o que está com defeito.

 

O SSHD assim como o HD é menos resistente que o SSD pois tem partes móveis.

 

Não tem algo específico que gere o defeito e não é uma tecnologia ruim, foi algo de transição entre o HD e SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...