Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

porque o Gerenciador do Google mostra Sessão Fantasma após Login? Pode ser malware?


Posts recomendados

Roubaram meu celular Note 8 essa semana. Por mais que eu tenha inativado chip e o aparelho ligando para a Vivo, receio que possam ter acessados meus dados, como a CNH digital, por exemplo, pois o aparelho estava em uso quando me roubaram. Logo após comprei novo chip e passei meu numero para ele, além de trocar a senha do google, registrar um BO e cancelar meu cartão. Passados 3 dias não tive um problema concreto, se bem que ainda vou reativar meus aplicativos no novo celular. O Google Maps indica que o celular foi desconectado do Google em 5 minutos após o roubo. No entanto, um fato está me deixando preocupado. Quando entro na conta do Google e vejo os dispositivos com meu ID Google, aparecem situações estranhas:

 

1. Meu Note 8 roubado aparece com 2 sessões, já desconectadas, mas com horário de ultimo acesso diferentes. Uma sessão com horário certamente antes do roubo, a outra com horário mais ou menos na ocasião do roubo.

 

2. Troquei a senha usando um PC, desconectando o Google nos aparelhos onde eu tinha conta. Em casa, refiz login no Google usando o safari do ipad. No dia seguinte verifiquei que além do meu ipad surgiu também uma sessão num Mac (que depois passou a aparecer como sendo um ipad). Ambas indicando o primeiro login nesses dispositivos no dia anterior, embora o primeiro login Google nesse ipad já faz muitos anos. Pensei que essa sessão desconhecida fosse o login que fiz no youtube logo após o login no safari, mas ao desconectar essa sessão fantasma no gerenciador do Google, observei que tanto o youtube quanto o Safari continuaram logado no ipad. 

 

3. Observei também que a sessão do ipad que mantive ativa indicou 2 acessos ao longo da tarde (15:30 e 16:30), horário em que ninguém usou o aparelho. Entendi que poderia ser algum acesso suspeito ou um acesso automático do Google, mas não sei se é permitido ao google fazer acessos automáticos quando o ipad está com tela bloqueada.

 

4. Por fim, quando coloquei meu ID Google no meu novo celular Note 20, imediatamente apareceu uma outra sessão fantasma no gerenciador do Google indicando um aparelho desconhecido com Android, desconectado e com primeiro login em 2019. Esse dispositivo só apareceu no gerenciador depois que eu fiz login no novo celular. Porque surge um aparelho com primeiro login em 2019 no momento em que faço login num aparelho novo?

 

Achei tudo isso muito suspeito. Sessões fantasmas apareceram para o Note 8 roubado, para o ipad após fazer novo login e até para o novo Note 20 também após fazer login (antes mesmo de restaurar os aplicativos no celular!). Isso tudo é normal ou suspeito? Podem essas sessões fantasmas estarem sendo plantadas por algum golpista que talvez tenha clonado minha conta Google e colocado algum malware nos aparelhos onde faço novo login? Essas sessões fantasmas podem ser aparelhos do ladrão que instala automaticamente algum malware ao detectar novo login num aparelho para criar uma sessão fantasma visando clonar e acessar os dispositivos onde faço login do Google ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, clapinto1968 disse:

Podem essas sessões fantasmas estarem sendo plantadas por algum golpista que talvez tenha clonado minha conta Google e colocado algum malware nos aparelhos onde faço novo login?

Acho MUITO difícil ser isso.

 

Ao meu ver parece mais um simples bug do Google, que junto com a paranoia depois de ser assaltado (eu já fui também e não é uma experiência nada legal) acaba que você fica nesses pensamentos de invadirem seus equipamentos, acessarem suas informações e etc.

 

Quando na verdade as vezes o cara só roubou seu celular, formatou e vendeu a troco de pinga.

 

Pro cara conseguir fazer sessões fantasmas na conta do Google e instalar um malware pela conta, ele deveria estar trabalhando no Google e não roubando celulares kkkkkkkk. 

 

Enfim, acredito que seja mais uma "coincidência" alinha com um bug das contas, já que no mesmo dia que você foi assaltado já removeu a sua conta do aparelho de imediato com ele ligado. Ai acontece de um bug ou outro e fica por isso mesmo.

 

 

Existe a possibilidade de realmente ser isso que você pensa, embora eu duvide muito, mas seria bom conversar com algum especialista em segurança da informação e que manja mais desse tipo de assunto para te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, muito obrigado. Eu realmente achei muito estranho aparecer um dispositivo android com primeiro login em 2019 no momento em que fiz login num aparelho novo. Tomara que realmente seja só neura devido a algum bug do Google que coincidiu com o assalto. De fato, não faz muito sentido um golpe usando um dispositivo que aparenta ficar sempre desconectado, mas realmente esse conjunto de situações suspeitas, além de outras que não mencionei, que vem acontecendo, me deixam com um pé atrás... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...