Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de distro Linux para PC antigo


mewmew

Posts recomendados

Esse PC já roda um Ubuntu tranquilo, o minimo é 512MB de ram e qualquer processador "atual", e é o que tem uma maior comunidade, consequentemente uma maior compatibilidade.
Mas se você quer algo realmente leve, 1 núcleo a 700mhz e 256MB de ram, você pode usar o lubuntu ou xubuntu (eu particularmente prefiro o xubuntu, tem uma aparencia melhor e é menos "bugado").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Luc457x disse:

Esse PC já roda um Ubuntu tranquilo, o minimo é 512MB de ram e qualquer processador "atual", e é o que tem uma maior comunidade, consequentemente uma maior compatibilidade.
Mas se você quer algo realmente leve, 1 núcleo a 700mhz e 256MB de ram, você pode usar o lubuntu ou xubuntu (eu particularmente prefiro o xubuntu, tem uma aparencia melhor e é menos "bugado").

O Ubuntu é bom, só que é muito instável, fora os erros de sistemas que aparece do nada.

Olha que já usei diversas versões da 14.04 até 21.04 se não me engano.

Todos os sistemas quando se refere ao minimo é só para ver a interface, agora para usar de verdade não tem condições.

Usei ele por anos no meu trabalho agora estou com o Mint achei muito mais estável e leve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O Ubuntu é bom, só que é muito instável, fora os erros de sistemas que aparece do nada.

Olha que já usei diversas versões da 14.04 até 21.04 se não me engano.

Usei ele por anos no meu trabalho agora estou com o Mint achei muito mais estável e leve.

Usando a versão LTS nunca tive nenhum problema, exceto com algumas flavors, como o lubuntu por exemplo...
Mas na real minha experiencia com linux é mais em server headless (só usando o terminal), e com o xubuntu em um PC bem antigo que eu tinha, e olha, quanto ao xubuntu realmente nunca encontrei nenhum problema, tirando casos muito específicos que provavelmente quem for usar o PC pra uso diário não vai encontrar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, RBMA disse:

Dá pra instalar o windows 10 numa boa aí pra que usar linux?

Também acho que da para usar o W10 nesse PC de boa, se estiver com SSD e você desabilitar alguns recursos gráficos e os programas que rodam em segundo plano do W10 da pra usar sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Também acho que da para usar o W10 nesse PC de boa, se estiver com SSD e você desabilitar alguns recursos gráficos e os programas que rodam em segundo plano do W10 da pra usar sem problema.

 

Aqui no meu trabalho tenho windows 10 instalado em micro Pentium dual E5600 funcionando numa boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48 minutos atrás, RBMA disse:

Dá pra instalar o windows 10 numa boa aí pra que usar linux?

Talvez por questões de vírus, travamentos e afins.. sei lá. Mas o principal motivo: preço 💰

 

Tenho isto nos meus favoritos

https://sempreupdate.com.br/13-melhores-distribucoes-linux-para-pcs-antigos/

Simpática indicação de um simpático membro deste forum... pena que não me lembro quem mas ... "receba"... 😁

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, RBMA disse:

 

Aqui no meu trabalho tenho windows 10 instalado em micro Pentium dual E5600 funcionando numa boa.

Tanto Linux com Windows os dois tem seu lado positivo e negativo.

Sem por custo de ambos sistemas.

 

Windows 10 seu lado positivo:

Facilidade para uso na maioria da vezes.

Se bem otimizado em PC mais simples tem um desempenho bacana.

Variedade e facilidade em instalar 90% dos programa disponível para Windows, ganha de lavado para Linux (esse pra mim é o ponto mais forte do Windows).

Se o sistema parar de carregar, mesmo sem muito conhecimento e um pouco de boa vontade de pesquisar no Google, você consegui resolver.

 

Windows 10 seu lado negativo:

É muito mais vunerável a virus pode se tratar de um sistema mais usado.

Consome mais recursos do hardware, principalmente processador, memória e disco.

Diversos programas que for instalar nele é pago.

 

Linux lado positivo.

Maioria das districuições exigem menos do hardware.

Ocupam menos espaço em disco.

Se você for bom de linux, você pode faturar um grana profissionalmente.

O Linux consegui enchegar um partição Windows (NTFS) mais o Windows não consegue enchegar uma partição Linux (Ext4, Ext3, etc)

 

Linux lado negativo.

Eu não acho que linux tem a mesma quantidade de software do que para windows.

E não é tudo em linux que para instalar é só executar um arquivo em .deb (.deb é como se fosse um arquivo .exe usado em Windows) que vai instalar, muitos do programa você precisa instalar por linha de comando, e se você não tiver conhecimento você sofre bastante.

E se você fizer um comando errado você pode estragar o sistema, mesmo que for um ponto.

Se o sistema parar de dar boot, seja qual for a distribuição, para fazer voltar ao normal é mais complicado do que no Windows.

 

Cara essa é a minha opinião, alguém vai discordar e alguém vai concordar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma versão bem leve de linux é o Linux Mint MATE. MATE é o gerenciador de janelas. O próprio Linux Mint tem outros gerenciadores de janela como o CINNAMON. E cada gerenciador desses um usa mais ou menos hardware. O MATE é muito leve. Quando eu inicializo aqui, ele ocupa mais ou menos 1 giga de memória com o firefox rodando.

1) Antes de decidir pela mudança veja se os programas que você precisa rodam no linux. Eu, por exemplo, tenho todos os programas que preciso no linux. Uso o windows só para rodar alguns jogos que não rodam no sistema do pínguim. Mas tem o Steam no linux.

2) Tenha em mente que uma mudança de Sistema Operacional envolve algum stress. Porque vai exigir novos aprendizados. E pode acontecer de você precisar desenvolver novos modos de fazer o que você fazia no windows. Se você está motivado então ok, vai em frente.

3) A comunidade de fóruns do linux é imensa e você quase sempre vai encontrar resposta para suas dúvidas. Mesmo que não encontre pode postar sua pergunta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@mewmew  recomedo kubuntu 22.04 e outra que ando testando bastante nos ultimos dias e me parece ótima é a distro Q4OS, que usa o um fork do KDE 3, o KDE Trinity, aconselho testar, está distro Q4OS, é linda e bem pratica.

Vou instalar ela num pc REAL, para testar amanhã se eu tiver tempo, estava testando e estudando ela pela VM(virtualbox) com 2GB de ram 1 núcleo só de processador e está rodando ULTRA bem, com está configuração limitada.

Olha como está o meu ambiente nela, bagulho é lindo e funcional demais.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2022 às 15:26, Luc457x disse:

Mas na real minha experiencia com linux é mais em server headless (só usando o terminal)

 

Essa é um descrição curiosa. headless é a máquina que não tem "terminal".  O monitor. Uma máquina que tenha monitor pode ser usada apenas via linha de comando num monitor na mesma ,

aquina. E a popular sequência ctrl-alt-Fx abre um terminal no modo texto na interface gráfica, como os tty dos velhos tempos.

 

E o terminal pode estar em outra máquina via ssh.

 

E o x-server, protocolo comum de vídeo do Unix, roda meio que invertido, de modo que o xserver roda na máquina que acessa o servidor e não no servidor.

 

Isso quer dizer que um servidor headless pode ser acessado por estações (terminais) comuns via ssh ou telnet mesmo via porta serial. Mas também pode ser acessado via o que seriam "terminais gráficos", simples máquinas rodando  X-Window  --- também chamado de X11. 

 

Uma coisa comum nos velhos tempos ainda é perfeitamente possível: rodar X-Window para acessar um servidor headless, numa estação diskless que recebe o boot via rede por DHCP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...