Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre USB 2.0 e 3.2?


Ir à solução Resolvido por ricardo_br,

Posts recomendados

Olá rapazeada, sou novo no assunto e estou procurando ajuda quanto a:

Estou para comprar uma placa-mãe nova junto com um processador novo, entretanto estou com uma duvida cruel que é: 
A maioria dos meus equipamentos (teclado, mouse e headset etcs) utilizam de portas USB padrões 2.0 porém vi que a maioria das placas mãe atuais possuem diversas entradas USBs 3.2 (entre suas diversas variações gen1/gen2/gen2x2)

a duvida aqui é::Porque as placas mães atuais possuem esse padrão de muitas portas USB 3.2/Tipo C - se não vi nada sobre periféricos (teclado, mouse e headset) utilizarem essa entrada?
Qual a finalidade de ter diversas entradas dessas e apenas 1 ou 2 entradas de USB 2.0 que em teoria seria o padrão dos periféricos?

Exemplos em imagens: uma possui 4 portas USB 2.0 (no qual agradaria para o meu uso) enquanto a outra possui apenas 2 portas USB 2.0 e diversos USBs 3.2

imagem_2022-07-02_071758914.png

imagem_2022-07-02_071911193.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Willian Raphael as de 3.2 são uma versão mais avançada de USB que permitem velocidas mais rápidas quando por exemplo você conecta um pendrive (que tenha USB 3.0 ou 3.2) em uma porta 3.2 a transferência dos arquivos vai ser mais rápida do que se você conectar o mesmo pendrive em uma porta 2.0. 

 

Geralmente você também pode conectar perifericos 2.0 em portas 3.2, 3.0 pois são compatíveis com versões anteriores, mais é melhor verificar no manual da placa-mãe se as portas são compatíveis com versões anteriores, eu já tive problema com teclado 2.0 que não quis funcionar em uma porta 3.0...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ricardo_br disse:

@Willian Raphael as de 3.2 são uma versão mais avançada de USB que permitem velocidas mais rápidas quando por exemplo você conecta um pendrive (que tenha USB 3.0 ou 3.2) em uma porta 3.2 a transferência dos arquivos vai ser mais rápida do que se você conectar o mesmo pendrive em uma porta 2.0. 

 

Geralmente você também pode conectar perifericos 2.0 em portas 3.2, 3.0 pois são compatíveis com versões anteriores, mais é melhor verificar no manual da placa-mãe se as portas são compatíveis com versões anteriores, eu já tive problema com teclado 2.0 que não quis funcionar em uma porta 3.0...

Entendo, no caso o meu medo é exatamente este de pegar uma placa com mais USBs que não sejam 2.0 e ficar sem periféricos

 

7 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Willian Raphael Sugiro ler os seguintes artigos:

 

 

Muito obrigado, vou dar uma lida aqui chefia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...