Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

diferença entre telnet e ssh


Ir à solução Resolvido por Gabriel Torres,

Posts recomendados

@HellMans Olá amigo, tudo bem?

Telnet e ssh são protocolos para acesso terminal, ou seja, acessar equipamentos por eles caso estejam ativos, o telnet é um protocolo menos seguro por não utilizar criptografia já o ssh é mais seguro por utilizar criptografia, atualmente o telnet não vem mais ativo por default nos equipamentos para evitar exploração de vulnerabilidade pois pode existir algum CVE do equipamento em questão.

 

att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, dwatashi disse:

Hoje o mercado adota o SSH por ser mais seguro.

 

No entanto no passado era comum o telnet, em parte porque o custo de adotar um sistema seguro leva a ter hardware mais robusto e nem sempre era possível para todos os dispositivos.

 

 

É bom considerar que isso era pouco relevante quando o TELNET era popular. Uma conexão via telnet muitas vezes era um cabo que saia de um lado pro outro da sala ou do balcão,  conexão a 2 ou 4 fios em um conector DB9 ou DB25, para ligar um terminal ou uma impressora a um equipamento. O cara via os dois lados da conexão, olhando para ela 😄 e a segurança era essa.

 

E a conexão remota era também a dois ou 4 fios, usando um par de MODEM e uma linha telefônica. 

E muitas vezes a conexão remota era iniciada por uma pessoa que telefonava para o " servidor" onde uma outra pessoa atendia e passava uma chave da posição voz para a posição dados. Essa era a a camada de segurança do TELNET. Você sabia quem tinha te ligado. Ou ao menos achava que sabia.

 

Mesmo hoje muitos equipamentos, como roteadores ou osciloscópios ou analisadores de dados tem portas seriais para acesso de manutenção. E criptografar a conexão por segurança pode ser exagerado: o equipamento vai estar do outro lado do cabo, muitas vezes no chão ou na mesa por uns minutos. E se alguém chega até esse ponto de ligar um cabo na traseira de seu equipamento e você precisa mesmo de criptografia pode ser que seu problema de segurança seja bem maior...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@arfneto concordo, mas suponho que o questionamento esteja mais relacionado as diferenças de acesso usando acessos que usem internet. No passado não existia internet que permita uma conexão "permanente", então o risco de ter alguém acessando informações de forma remota era menor.

 

Concordo que ainda possuem acessos em que a criptografia é dispensável, como acessar um roteador em modo de recuperação para recuperar o firmware, pois o acesso é físico para setup da comunicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...