Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo habilitar o Secure Boot na placa-mãe GA-AB350M-DS3H V2


Posts recomendados

Bom.. eu estou a uns meses com um problema relacionado à jogar alguns jogos por conta do modo de Inicialização Segura, o qual pede para ativar, mas não consigo. Ocorre exatamente neste vídeo:

 

Porém, no meu não funciona a ultima etapa, quando eu reinicio e volto, o CSM esta habilitado novamente e Secure Boot desabilitado.

Se alguém conseguir ajudar, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Seu Windows está instalado em UEFI? Procure o programa "Informações do sistema" no menu iniciar. Pergunto pois vá saber se esses BIOS loucos da Gigabyte não chaveiam para o CSM novamente ao detectarem que o disco não tem uma partição EFI... melhor descartar essa possibilidade. 🧙‍♂️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está em UEFI.

 

Como a Gigabyte mudou a configuração padrão de algumas opções a partir do BIOS F52d (que tem aí), carregue o padrão:

 

Na guia "Save & Exit", "Load Optimized Defaults", "Yes". Depois "Save & Exit Setup", "Yes". Não custa nada antes de continuar o périplo. 💫

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou desconfiado que esse problema, que é comum, ocorre porque o VBIOS, apesar de suportar UEFI, não é assinado.

 

Baixe o NVFlash:

 

https://www.techpowerup.com/download/nvidia-nvflash/

 

Extraia o nvflash64.exe do arquivo zip e rode no Prompt de comando como administrador:

 

nvflash64 --version

 

Poste a saída aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É assinado. Não me restaram muitas ideias. Tem uma versão mais recente do BIOS no site da Gigabyte. Por causa do novo AGESA, é recomendado atualizar, porém acho difícil resolver. Não custa tentar igual. Depois, testar outra placa de vídeo.

 

Outra placa ajudará a diagnosticar bug no GOP do firmware dessa ASUS. GOP é o código que permite ao BIOS conversar com a placa de vídeo sem CSM. No Win-Raid tem um programa que atualiza o GOP de várias placas de vídeo; é totalmente DIY, sem suporte, e pode inutilizar a placa… No entanto, lembro de relatos lá dizendo que problemas similares ao seu foram resolvidos com novo GOP. O estranho é que, se a memória não me falha, tais situações foram relatadas com placas de vídeo mais antigas, com suporte deficiente a UEFI, que, em teoria, não é seu caso. Essa ASUS aí tem VBIOS de 2016, que é relativamente recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Oi, bom.. eu havia atualizado ja para a versão mais recente da BIOS e não adiantou, ai so dei um downgrade pra uma a menos, continua o problema. O que eu estava pensando em fazer é trocar a placa de vídeo mesmo apenas para conseguir ativar a opção, etc.. pegar de algum amigo, por exemplo. Estou certo? Preciso da placa apenas para alterar a configuração, ai posso voltar para a minha? Ou eu preciso realmente de uma placa nova?
Eu vi essa situação num post ano passado do mesmo caso que o meu que voce estava marcado como solucionado, era sobre a placa de vídeo.

Irei arranjar uma e verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for bug no firmware da placa de vídeo, precisará de outra… ao voltar para a antiga, o problema voltará junto provavelmente.

 

Sobre o BIOS da Gigabyte, deixe o último. Cada nova versão do microcódigo da AMD (AGESA) corrige vários bugs.

 

Aquele programa que comentei está aqui:

 

https://winraid.level1techs.com/t/amd-and-nvidia-gop-update-no-requests-diy/30917

 

É um tópico enorme. Caso vá arriscar, faça por sua conta e risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...