Ir ao conteúdo

Possuo 2 pentes de memória, é melhor eu retirar 1 e ficar com o outro?

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, eu adquiri um computador com 1 pente de memória da kingston de 4 gb instalada nele, posteriormente adquiri um da samsung de 8 gb, mas na prática só parece que eu adicionei mais memória, não percebi ganho na performance, a impressão é que realmente o pc está limitando a frequência da memória samsung à da kingston, seria melhor eu retirar esse pente de 4gb da kingston e ficar apenas com os 8gb da samsung e aproveitar e particionar o HD e usar como memória virtual, um abraço.

cpu.jpg

frequencia.png

memoria kingston.png

memoria samsung.png

memoria.png

placa mae.png

• Solução
Postado

Atualmente você está utilizando dois canais de memória ao invés de somente um, o que já foi comprovado que melhora a performance em diversas situações, no caso o Dual-Channel. Com mais canais de memória a sua velocidade de banda aumenta.

Sobre a questão do clock, sempre a menor frequência entre os pentes irá prevalecer. No caso se você pega uma ram de 2400mhz e 2666mhz, as duas irão ficar em 2400... a não ser que consiga mudar isso pela BIOS se o seu chipset der suporte.

Usar uma partição de um HD como uma espécie de memória volátil virtual para o sistema irá prejudicar a performance. Um HD não terá a rapidez de uma memória RAM, nem na velocidade de banda em alocar os dados dos processos e nem em se comunicar com o processador (latência). 

Minha sugestão é continuar do jeito que está, pois se retirar o outro pente para deixar apenas um, estará perdendo performance e quantidade de alocação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...