Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

divergências na recomendação de fonte


Ir à solução Resolvido por AndreGabeh87,

Posts recomendados

bom dia a todos.

eu estava pesquisando por um bom modelo de RTX 3060 ti, que seja triple-fan para auxiliar no controle de temperatura, e me deparei com esse anúncio no Magazine Luiza de um modelo triple-fan da ASUS, que parece ser muito bom, só que eu estranhei o fato de na descrição estar recomendando uma fonte de 750w, em um outro anúncio tem um modelo também triple-fan fan da Gigabyte que recomenda 650w. Por outro lado ao usar a calculadora do site outervision, simulando junto com um gabinete com 4 fans 140mm inclusive, monitor mais grande possível... eles recomendam no máximo uma fonte de 500w!  que confusão 🙄

 

Afinal, qual recomendação eu devo seguir??

Screenshot_2022-07-16-10-24-15-903_com.android.chrome.jpg

IMG_20220716_102707.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Então... O recomendado seria seguir a recomendação do fabricante em questão; no modelo de referência (Founders Edition), a PSU recomendada para a RTX 3060 Ti é 600W, mas... Esse valor só dá pra usar com placas com os clocks padrões e construção similares ao modelo de referência (dual fan, clocks padrão). Placas triple fan costumam ter overclock de fábrica, além de margens de overclock maiores, o que impacta um bocado no consumo da placa em si (frequência de operação e consumo não escalam de forma linear) e esses requerimentos superdimensionados são a garantia que a placa vai ser usada e seu overclock máximo permitido sem fritar a PSU ou o PC no processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni não é minha configuração atual, faz parte de um projeto para montar um PC do zero peça por peça, segue a configuração completa que eu tenho em mente e que eu coloquei na calculadora outervision:

 

Processador: i7-10700

placa de vídeo: RTX 3060 ti

memória RAM DDR4 32 gb (2x16)

placa-mãe: MSI MAG B560M Bazooka 

aqui mesmo no fórum me recomendaram uma fonte XPG Core Reactor 650w 80 plus gold, que eu já comprei e está a caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

@Otávio Furoni não é minha configuração atual, faz parte de um projeto para montar um PC do zero peça por peça, segue a configuração completa que eu tenho em mente e que eu coloquei na calculadora outervision:

 

Processador: i7-10700

placa de vídeo: RTX 3060 ti

memória RAM DDR4 32 gb (2x16)

placa-mãe: MSI MAG B560M Bazooka 

aqui mesmo no fórum me recomendaram uma fonte XPG Core Reactor 650w 80 plus gold, que eu já comprei e está a caminho.

Eu uso uma Core Reactor de 750W justamente para seguir a recomendação da fabricante da minha VGA (RTX 3070 Ti OC Eagle), excelente fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, AndreGabeh87 disse:

Então... O recomendado seria seguir a recomendação do fabricante em questão; no modelo de referência (Founders Edition), a PSU recomendada para a RTX 3060 Ti é 600W, mas... Esse valor só dá pra usar com placas com os clocks padõres e construção similares ao modelo de referência (dual fan, clocks padrão). Placas triple fan costumam ter overclock de fábrica, além de margens de overclock maiores, o que impacta um bocado no consumo da placa em si (frequência de operação e consumo não escalam de forma linear) e esses requerimentos superdimensionados são a garantia que a placa vai ser usada e seu overclock máximo permitido sem fritar a PSU ou o PC no processo.

Sim foi o que eu imaginei, no meu caso eu não faço questão de overclock, eu estive considerando escolher um modelo triple-fan só para ter uma certeza maior de que não vou ter problemas com temperatura, se trata de um projeto para rodar o Red Dead Redemption 2 full HD no ultra segurando um mínimo de 60 fps, no site da Adrenaline fizeram a análise e tomei ela como base, ela manteve a média de 68 fps. na análise não especificaram se a RTX 3060 ti deles estava com overclock ou se era o modelo triple-fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...