Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia a todos.

eu estava pesquisando por um bom modelo de RTX 3060 ti, que seja triple-fan para auxiliar no controle de temperatura, e me deparei com esse anúncio no Magazine Luiza de um modelo triple-fan da ASUS, que parece ser muito bom, só que eu estranhei o fato de na descrição estar recomendando uma fonte de 750w, em um outro anúncio tem um modelo também triple-fan fan da Gigabyte que recomenda 650w. Por outro lado ao usar a calculadora do site outervision, simulando junto com um gabinete com 4 fans 140mm inclusive, monitor mais grande possível... eles recomendam no máximo uma fonte de 500w!  que confusão 🙄

Afinal, qual recomendação eu devo seguir??

Screenshot_2022-07-16-10-24-15-903_com.android.chrome.jpg

IMG_20220716_102707.jpg

• Solução
Postado

Então... O recomendado seria seguir a recomendação do fabricante em questão; no modelo de referência (Founders Edition), a PSU recomendada para a RTX 3060 Ti é 600W, mas... Esse valor só dá pra usar com placas com os clocks padrões e construção similares ao modelo de referência (dual fan, clocks padrão). Placas triple fan costumam ter overclock de fábrica, além de margens de overclock maiores, o que impacta um bocado no consumo da placa em si (frequência de operação e consumo não escalam de forma linear) e esses requerimentos superdimensionados são a garantia que a placa vai ser usada e seu overclock máximo permitido sem fritar a PSU ou o PC no processo.

Postado

@Otávio Furoni não é minha configuração atual, faz parte de um projeto para montar um PC do zero peça por peça, segue a configuração completa que eu tenho em mente e que eu coloquei na calculadora outervision:

Processador: i7-10700

placa de vídeo: RTX 3060 ti

memória RAM DDR4 32 gb (2x16)

placa-mãe: MSI MAG B560M Bazooka 

aqui mesmo no fórum me recomendaram uma fonte XPG Core Reactor 650w 80 plus gold, que eu já comprei e está a caminho.

Postado
1 minuto atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

@Otávio Furoni não é minha configuração atual, faz parte de um projeto para montar um PC do zero peça por peça, segue a configuração completa que eu tenho em mente e que eu coloquei na calculadora outervision:

Processador: i7-10700

placa de vídeo: RTX 3060 ti

memória RAM DDR4 32 gb (2x16)

placa-mãe: MSI MAG B560M Bazooka 

aqui mesmo no fórum me recomendaram uma fonte XPG Core Reactor 650w 80 plus gold, que eu já comprei e está a caminho.

Eu uso uma Core Reactor de 750W justamente para seguir a recomendação da fabricante da minha VGA (RTX 3070 Ti OC Eagle), excelente fonte.

Postado
8 minutos atrás, AndreGabeh87 disse:

Então... O recomendado seria seguir a recomendação do fabricante em questão; no modelo de referência (Founders Edition), a PSU recomendada para a RTX 3060 Ti é 600W, mas... Esse valor só dá pra usar com placas com os clocks padõres e construção similares ao modelo de referência (dual fan, clocks padrão). Placas triple fan costumam ter overclock de fábrica, além de margens de overclock maiores, o que impacta um bocado no consumo da placa em si (frequência de operação e consumo não escalam de forma linear) e esses requerimentos superdimensionados são a garantia que a placa vai ser usada e seu overclock máximo permitido sem fritar a PSU ou o PC no processo.

Sim foi o que eu imaginei, no meu caso eu não faço questão de overclock, eu estive considerando escolher um modelo triple-fan só para ter uma certeza maior de que não vou ter problemas com temperatura, se trata de um projeto para rodar o Red Dead Redemption 2 full HD no ultra segurando um mínimo de 60 fps, no site da Adrenaline fizeram a análise e tomei ela como base, ela manteve a média de 68 fps. na análise não especificaram se a RTX 3060 ti deles estava com overclock ou se era o modelo triple-fan.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!