Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor brushless como ligar?


Posts recomendados

  • Membro VIP

ok amigo...

Neste caso a dica que dou é baixar e estudar o datasheet do controlador do motor. Tem tudo pra ser aquele maior lá ok? Os 3 de baixo tão com cara de mosfet. Depois tem que ver os sinais de controle do CN1. Parece que são 4 ou 5 apenas. Meça com multímetro pra qual pino vai cada 1 e acompanhe sua função no já mencionado datasheet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, Tiky disse:

curioso porque tem 2 +24v na placa e dois pgnd

Se sua curiosidade for só essa, é simples: é pra dar reforço na corrente. Perceba que são 2 na mesma pista de cobre.

 

pgnd tem tudo pra ser power gnd pra fazer par com o 24v e o sgnd signal gnd faz par com o +5. pgnd e sgnd se conectam mas não passam na mesma ponte... é uma recomendação tradicional que fazemos pra evitar interferências.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns clique na net e você acha qual é o +12 e -12 pra formar os 24. mas... vejamos

Pra falar a verdade algo me diz que não deve girar apenas com o 24V. Perceba o 5V que é necessário pro controlador. E NÃO  não vai conseguir ligar 24 e 5 com sua fonte de pc ok? NEM TENTE pois são saídas com gnd como referência e não vai conseguir 24 assim, ok?. O máximo que consegue é aplicar 12 na entrada 24 e 5 na 5... e o gnd no gnd. Cuidado que são altas correntes ok?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 teste rápido que eu (eu) faria
 

placa               fonte pc

24's -------------- +12 (amarelo)
+5 ---------------- +5 (vermelho)
start ----[1k]----- +5
gnd's ------------- gnd (preto)
cw/ccw ---[1k]----- gnd
clock ----[1k]----- +5
clock ---botão----- gnd

Cada clicada no botão - ou encostada de fios - ver se dá um pulinho no motor ... ou fogo e fumaça pra tudo que é lado 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if kkkk vou tentar fazer isso eu sempre quando eu faço um teste para ligar esses motores que tem o CI controlador eu coloco a mão no CI pra ver se não tá esquentando, esse motor do tópico veio de uma impressora a laser (provavelmente da samsung) veio também um outro pequeno motor bldc que eu não tive tanta dificuldade para ligar ele, eu só liguei os 12v nos dois últimos fios vermelhos da placa do motor, 5v nos primeiros, mas aí quando eu ligava o negativo do 5v o motor girava e depois parava, aí para ele girar sem parar eu tive que colocar o negativo do 5v na carcaça dele kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...